Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Locais para fumadores só com segunda sala

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Locais para fumadores só com segunda sala Empty
MensagemAssunto: Locais para fumadores só com segunda sala   Locais para fumadores só com segunda sala EmptySáb Dez 01, 2007 12:22 pm

Locais para fumadores só com segunda sala


Os "sistemas de ventilação actualmente disponíveis não são eficazes para eliminar a exposição" ao fumo do tabaco ambiental. A afirmação é da Organização Mundial de Saúde e consta de um parecer jurídico da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Legalmente, os estabelecimentos com menos de 100 m2 poderiam optar por uma clientela fumadora, o que só é tecnicamente possível numa divisória e praticamente inviável em áreas comerciais pequenas.

A proibição do fumo do tabaco em locais públicos entra em vigor dia 1 de Janeiro. "A restauração, cafés e similares têm como regra a proibição de fumar", sublinha o director-geral de Saúde, Francisco George. Contudo, existem excepções e estas têm de obedecer a três requisitos: a fixação de dísticos (fumadores ou não fumadores) em locais bem visíveis; separação física entre a área de fumo e as restantes instalações, ou colocação de sistema de ventilação ou outro, desde que autónomo, capaz de impedir que o fumo se espalhe às áreas contíguas; ventilação directa para o exterior através de sistemas de extracção de ar.

As exigências são iguais para os estabelecimentos com mais de 100 m2 (que podem ter uma divisão que ocupe 30% do espaço para fumadores) e para os que têm uma área inferior a 100 m2. Quer dizer que, na prática, estes estabelecimentos estão impossibilitados de funcionar como locais só para fumadores já que não têm espaço físico suficiente para colocarem uma separação física.

Os empresários, sobretudo da restauração, cafés e similares com áreas inferiores a 100 m2 e que, teoricamente, poderiam optar por continuar como fumadores, têm questionado a DGS sobre sistemas de ventilação que prometem eliminar a 100% o fumo do tabaco ambiental. O que os técnicos lhes dizem é que estão a ser enganados e que o melhor é proibir o espaço a fumadores. "Há outras soluções, nomeadamente a existência de um espaço no exterior", diz Nina de Sousa Santos, jurista da DGS.

Isto porque o que está em causa não são apenas os não fumadores que optam por ambientes com fumo e sujeitam-se às consequência. O que está em causa são também os trabalhadores, explicou aquela jurista.

Foi necessário pedir um parecer jurídico para "clarificar quais os requisitos técnicos a que devem obedecer os sistemas de ventilação, no sentido de impedir que se espalhe às áreas contíguas".

O texto refere as observações da OMS sobre o facto de não existirem sistemas de ventilação totalmente eficazes, ressalvando que "tal não obsta a que seja legalmente admissível a sua utilização". Mas explica: "A separação física visa impedir a circulação do ar e do fumo, pelo que implica necessariamente a não comunicação directa entre instalações onde se vai permitir fumar e as restantes instalações, portanto, a utilização de um material estanque como alvenaria, vidro, acrílico, ou pladur."

A única forma de avaliar o desempenho da ventilação é medir o ar. Nas acções de fiscalização, a DGS vai contar com a ASAE, entre outras autoridades, para fazer as medições. Utilizou como padrão os valores estipulados pelo Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), que será obrigatório para todos os edifícios dentro de dois anos.

Os vestígios de fumo encontram-se nas partículas suspensas no ar (o máximo é 0,15 miligramas por m3), no monóxido de carbono (12,5 mg/m3) e compostos orgânicos voláteis (o máximo possível é 0,6mg/m3).|
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Locais para fumadores só com segunda sala Empty
MensagemAssunto: Re: Locais para fumadores só com segunda sala   Locais para fumadores só com segunda sala EmptySáb Dez 01, 2007 12:53 pm

MELHOR encerrarem os RESTAURANTES. TUDO faz mal. O AR , o cheiro, o azeite, o sal, o pao, os empregados feios, o alcool!!!!

Esquecem uma coisa. So la vai quem quer. RESPEITEM as leis de MERCADO. A concorrencia!!!
Ir para o topo Ir para baixo
vagalhao

vagalhao


Mensagens : 288
Data de inscrição : 22/10/2007

Locais para fumadores só com segunda sala Empty
MensagemAssunto: Re: Locais para fumadores só com segunda sala   Locais para fumadores só com segunda sala EmptyDom Dez 02, 2007 3:27 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
MELHOR encerrarem os RESTAURANTES. TUDO faz mal. O AR , o cheiro, o azeite, o sal, o pao, os empregados feios, o alcool!!!!

Esquecem uma coisa. So la vai quem quer. RESPEITEM as leis de MERCADO. A concorrencia!!!

Arrotar ,trakear cuspir ,no chão ,mandar beatas para o chão , tirar os sapatos
eu ka tinhga uma lei
A do mais forte
Uma gaja fumava e a gente agarrava na beata e metia-a no ( chiuuuuuuuu eu nada disse....
O restaurante tava cheio a gente agarrava nos fracotes pelo fundo das calças e RUA
Porque o Mundo é dos FORTES e que teem muito bago


lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Locais para fumadores só com segunda sala Empty
MensagemAssunto: Re: Locais para fumadores só com segunda sala   Locais para fumadores só com segunda sala Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Locais para fumadores só com segunda sala
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA DOS USA na SEGUNDA GUERRA ,PARA A USSR
» Nova lei do tabaco: Casinos podem criar zonas para fumadores
» outra de sala
» Não fumadores passam ao ataque
» A segunda queda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: