InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 EUA: aberto inquérito à destruição de gravações de interroga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: EUA: aberto inquérito à destruição de gravações de interroga   Dom Dez 09, 2007 2:14 am

EUA: aberto inquérito à destruição de gravações de interrogatórios da CIA
08.12.2007 - 21h38 AFP, PUBLICO.PT
O Departamento de Justiça norte-americano anunciou hoje um inquérito preliminar à destruição, por parte da CIA, dos interrogatórios a dois alegados membros da al-Qaeda.

O inquérito será conduzido pela divisão de segurança do Departamento de Justiça, em colaboração com o gabinete do inspector-geral dos serviços secretos norte-americanos, adianta uma nota divulgada esta tarde em Washington.

De acordo com o comunicado, o inquérito preliminar terá por objectivo reunir dados, de forma a “determinar se há elementos suficientes que justifiquem a abertura de um inquérito completo” a este novo caso que está a abalar a comunidade de serviços secreta norte-americana.

O director da Central Intelligence Agency (CIA), Michael Hayden, admitiu ontem que os seus serviços destruíram em 2005 vídeos dos interrogatórios a dois alegados terroristas, captados três anos antes, por receio de que as imagens comprometessem a identidade dos interrogadores.

"As gravações continham uma séria ameaça à segurança. Se tivessem caído nas mãos da opinião pública, teriam permitido a identificação dos nossos companheiros da CIA que trabalharam com o programa e teriam ficado expostos, eles e as suas famílias, a represálias da Al-Qaeda e seus simpatizantes", lê-se numa carta enviada por Hayden a alguns dos seus colaborares.

Segundo o responsável, a destruição das imagens foi decidida “na ausência de qualquer razão legal ou interna para as guardar”, mas assim que o caso foi conhecido a oposição democrata e as organizações de defesa dos direitos humanos exigiram a abertura de um inquérito, alegando que a destruição pode ter sido feita para esconder práticas de tortura durante os interrogatórios.
publico
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
EUA: aberto inquérito à destruição de gravações de interroga
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Probabilidades Fácil
» "O grande e imenso amor de Deus, a graça de Jesus Cristo, Seu filho, e as doces consolações do Espírito Santo, sejam para com todos aqueles que Nele crê, não só hoje, mas para todo sempre." E em confirmação a igreja diz: "Amém!"
» A Letra Mata, mas o Espírito Vivifica
» Sistema aberto, fechado ou isolado
» Arrebatamento em espírito

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: