Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Paraguaios vão às urnas para eleger novo presidente

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Paraguaios vão às urnas para eleger novo presidente Empty
MensagemAssunto: Paraguaios vão às urnas para eleger novo presidente   Paraguaios vão às urnas para eleger novo presidente EmptyDom Abr 20, 2008 6:13 am

cyclops



Dois milhões e oitocentos mil eleitores paraguaios poderão ir às urnas neste domingo para escolher o sucessor do atual presidente Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado, sigla que comanda o país há 61 anos ininterruptos.

Os paraguaios escolherão entre quatro presidenciáveis: Blanca Ovelar, candidata governista, Fernando Lugo, ex-bispo católico da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol), o general da reserva Lino César Oviedo, do UNACE (União Nacional de Cidadãos Éticos), e Pedro Fadul, da coligação Patria Querida.

O pleito de domingo também decidirá governadores, senadores e deputados, num total de mais de 700 cargos.

Desemprego

O próximo presidente terá desafios econômicos e sociais de peso neste país de seis milhões de habitantes.

Após cinco anos de governo, Nicanor Duarte Frutos entregará a seu sucessor, no dia 15 de agosto, um país com altas taxas de crescimento - 4,5% por ano em média neste período - mas com elevados índices de pobreza, indigência e desemprego.

Os três indicadores são hoje iguais ou piores do que na época de estancamento econômico do país (1982-2002).

Em 2002, em plena crise econômica após declaração de moratória da dívida pública, e um ano antes da eleição de Duarte Frutos, o desemprego no país era de 16,4%. No ano passado, o índice havia caído para 8,5%.

Apesar da melhora, os dados de subemprego (que incluem trabalhadores informais e os que trabalham poucas horas) preocupam. O índice de subempregados passou de 24%, em 2002, para 26,5%, no ano passado, de acordo com dados oficiais da Secretaria Técnica de Planejamento do país.

No Paraguai, quatro em cada dez pessoas são pobres, e dois em cada dez vivem na indigência.

Oitenta por cento dos que trabalham recebem menos do que um salário mínimo (1,4 milhão de guaranis ou cerca de US$ 280), diz o economista Dionisio Borda, ex-ministro da Economia do atual governo, professor da Universidade Nacional e diretor do Centro de Análises e Difusão da Economia Paraguaia (Cadep).

Diante da falta de oportunidades, também segundo dados oficiais, sessenta mil paraguaios deixaram o país no ano passado - um índice recorde na era democrática, que começou em 1993.

O Paraguai é o quarto exportador de soja do planeta e dono de uma das principais reservas energéticas do mundo, mas a falta de oportunidades intensificou essa saída de paraguaios que deixam o país em busca de melhores horizontes.

"A economia cresce empurrada pelas exportações da soja e da carne, mas não porque alguma coisa tenha sido melhorada internamente", disse Borda, em entrevista à BBC Brasil.

"Para os distraídos existe uma imagem de bem-estar, com pessoas usando celulares e comprando mais eletrodomésticos, mas isso está sendo possível pelas remessas enviadas por seus familiares do exterior."

Entre os próximos desafios do novo presidente estão o alto nível de corrupção no país e a desconfiança dos paraguaios nas instituições.

Globo Online
Ir para o topo Ir para baixo
 
Paraguaios vão às urnas para eleger novo presidente
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Thomas S. Monson é o novo presidente da Igreja Mórmon
» GANDA SAKORZY!!! ISTO E QUE E UM PRESIDENTE
» CUBA - Hasta Cuando ?
» Salário de presidente francês é reajustado em 140%
» Quem será o(a) futuro(a) Presidente dos EUA ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: