InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Primeira-Ministra ucraniana eleita a "saca-rolhas"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Primeira-Ministra ucraniana eleita a "saca-rolhas"   Qua Dez 19, 2007 12:27 pm

Primeira-Ministra ucraniana eleita a "saca-rolhas"

Iúlia Timochenko, dirigente do bloco homónimo, foi eleita Primeira-Ministra da Ucrânia, à terceira tentativa e com a margem de apenas um voto.
A carismática dirigente da “Revolução Laranja” de 2004 recebeu o apoio de 226 dos 450 deputados da Rada Suprema da Ucrânia. Os blocos Iúlia Timochenko e Nossa Ucrânia – Autodefesa Popular, dirigido por Victor Iuschenko, Presidente da Ucrânia conseguiram assim elegê-la Primeira-Ministra.
Porém, nem todos os deputados dos “blocos laranja” votaram em Timochenko. O parlamentar da Nossa Ucrânia-Autodefesa Popular Ivan Pliuch absteve-se e Ivan Sidorenko, do mesmo bloco, não votou por sde encontrar internado no hospital em estado grave.
A votação foi realizada de braço no ar, porque, em duas votações anteriores, realizadas há 15 dias atrás, a maioria não conseguiu eleger por um voto Iúlia Timochenko, tendo acusado a oposição de sabotar o sistema electrónico de contagem dos votos.
Hoje, as forças políticas da oposição: Partido das Regiões, Partido Comunista e Bloco de Vladimir Litvinenko não participaram na votação, tendo-se ausentado da sala de sessões da Rada.
Antes da votação, Iúlia Timochenko usou da palavra para dramatizar a situação caso não fosse eleita.
“A votação será um momento de verdade para determinar a solidez da coligação democrática” – declarou ela, sublinhando que “não há garantias de que não faltem votos durante a votação de braço no ar”.
A nova Primeira-Ministra, que vem substituir no cargo Victor Ianukovitch, já dirigiu o Governo da Ucrânia durante alguns meses depois da Revolução Laranja, mas acabou de ser demitida por divergências com o Presidente Iuschenko.
“Desta vez, Timochenko tem uma posição mais sólida, porque o Presidente Iuschenko pretende-a manter no cargo pelo menos até às eleições presidenciais de 2008, para que ela não se candidate a esse cargo e apoie a sua reeleição” – declarou à Lusa Vladimir Dolin, jornalista do canal televisivo ucraniano INTER.
Além disso, Renati Akhmetov, o homem mais rico do país e principal financiador do partido pró-russo das Regiões, já se mostrou disposto a colaborar com o Governo da nova Primeira-Ministra.
Iúlia Timochenko prometeu formar o Executivo até ao fim do ano, mas a distribuição de pastas entre os “blocos laranja” está a decorrer com dificuldades.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Primeira-Ministra ucraniana eleita a "saca-rolhas"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Comparação do "Pai nosso" em Lucas 11:2 entre Fiel, RC, RA e Valera Antigua
» O arrebatamento é só da igreja "evangélica"?
» "O grande e imenso amor de Deus, a graça de Jesus Cristo, Seu filho, e as doces consolações do Espírito Santo, sejam para com todos aqueles que Nele crê, não só hoje, mas para todo sempre." E em confirmação a igreja diz: "Amém!"
» Filme "Jogos Vorazes": Segredos revelados sobre a Nova Ordem Mundial
» O "Big Bang" o Que É (em 10 frases apenas).

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: