InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Goa:Milhares polícias garantem segurança turistas por receio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Goa:Milhares polícias garantem segurança turistas por receio   Qua Dez 26, 2007 12:18 pm

Goa:Milhares polícias garantem segurança turistas por receio de violência
O governo indiano anunciou hoje o envio de milhares de polícias para Goa, depois de activistas locais contra a construção de parques industriais terem apelado para que os turistas abandonem a região por receio de violência.

P. J. Singh, do governo local, disse que cerca de seis mil polícias e 300 elementos de uma força paramilitar foram enviados para Goa, onde sexta-feira deverão ocorrer manifestações contra a construção de Zonas Económicas Especiais (ZEE) naquele estado da costa ocidental da Índia.

A decisão segue-se a uma declaração do líder do Movimento de Goa Contra as Zonas Económicas Especiais (GMAS), o antigo ministro do Turismo Mathany Saldanha, de que os protestos serão intensificados sexta-feira, alertando os turistas estrangeiros de que deverão abandonar a região porque as «coisas podem ficar feias».

«Não queremos fazer mal aos turistas, mas não podemos garantir que a agitação será pacífica, pelo que lhes pedimos que saiam até sexta-feira», declarou Saldanha à agência noticiosa oficial Press Trust of India (PTI).

O GMAS é uma coligação de grupos ambientalistas e políticos que se opõem à construção de parques industriais em Goa para atrair investimento estrangeiro.

O governo do estado aprovou a construção de sete ZEE, mas o GMAS argumenta que os parques industriais afectarão os frágeis sistemas ecológicos e o carácter único de Goa, uma antiga colónia portuguesa conhecida pelas suas praias paradisíacas e estâncias turísticas.

«Não estamos contentes com os protestos, mas não temos outra opção porque o governo não nos ouve», disse Saldanha.

Segundo o diário The Hindu, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, inicia quinta-feira uma visita de dois dias a Goa.

Siddhanath Buyao, secretário do GMAS, garantiu que os grupos anti-ZEE não tencionam perturbar a visita de Manmohan Singh.

«Pedimos um encontro com o primeiro-ministro para discutir a questão das ZEE. Esperamos uma resposta», disse Buyao.

Esta é a época alta do turismo em Goa e milhares de visitantes estrangeiros são esperados para a celebração do fim do ano.

P. J. Singh garantiu que o governo adoptará as medidas necessárias para evitar que a indústria do turismo de Goa seja afectada.

«Não toleraremos nada que atinja a economia do estado na sua base», frisou.

O ministro-chefe do estado de Goa, Digambar Kamat, também garantiu a segurança dos turistas.

«Será garantida segurança total aos turistas. Não há motivos para preocupações», declarou Kamat a um canal televisivo indiano.

Segundo o jornal The Hindu, a polícia goesa processou criminalmente Mathany Saldanha por ter alertado os turistas para que abandonem Goa, considerando que as suas declarações constituem uma provocação e um incitamento à desordem pública.

Diário Digital / Lusa

26-12-2007 18:36:00
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Goa:Milhares polícias garantem segurança turistas por receio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PJ Ministro reconhece polícias de elite
» POLÍGONOS REGULARES
» Atitude da polícia nas manifestações
» Polígonos - Determine o valor de x nos casos
» POLÍGONOS =)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: