Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyDom Dez 30, 2007 3:39 am

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar
30.12.2007 - 08h46 Alexandra Campos, Catarina Gomes
Até agora, a lei deixava à entidade patronal a opção de proibir ou não o fumo nas suas instalações, mas a partir do primeiro dia do ano a proibição passa a ser a regra em todos os locais de trabalho. Das grandes empresas contactadas pelo PÚBLICO só duas irão criar salas de fumo (uma opção possível na lei) e algumas tentam que os seus trabalhadores deixem de fumar, comparticipando consultas e medicamentos.

“Na nossa empresa, 26,6 por centro dos colaboradores são fumadores regulares e 9,6 por cento fumam ocasionalmente. Queremos que pensem nas vantagens em deixar de fumar e, para os que não conseguem... nós iremos ajudá-los”. Este é um excerto de uma mensagem enviada aos trabalhadores da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), uma empresa que que emprega cerca de mil colaboradores.

As mensagens de sensibilização foram acompanhadas por um protocolo com uma clínica especializada onde os funcionários têm descontos de cerca de 40 por cento, explica Nuno Pinto Magalhães, assessor da administração, por e-mail. Também no âmbito da Medicina do Trabalho pode ser dado “apoio médico” a quem queira pôr de lado os cigarros.

Na SCC ainda se pode fumar em espaços de escritórios onde os trabalhadores que aí trabalham, “por consenso”, o tenham decidido.

Para a TMN, que emprega 1200 pessoas, a proibição de fumar nas instalações já é de há três anos, tendo sido acompanhada por uma campanha de sensibilização que passou pela medição, voluntária, dos níveis de monóxido de carbono dos pulmões dos funcionários, feita pelo Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (INCP), lembra fonte ofi cial da operadora.

Ao mesmo tempo, a TMN financiou nessa altura, “numa parte substancial”, programas de desabituação tabágica no INCP ou, em alternativa, numa clínica privada especializada, com quem têm um protocolo. Passados estes anos, e numa altura em que estão a decorrer obras no edifíciomãe, vão “aproveitar” para construir duas salas de fumo. Com ou sem salas de fumo?

Na Sonae SGPS há já bastante tempo que não se fuma em gabinetes e open spaces, existindo um local para fumadores. Independentemente da aplicação da nova lei, a partir de 1 de Janeiro serão criadas salas para fumadores com sistemas de ventilação e exaustão apropriados, explica Catarina Fernandes, do Gabinete de Comunicação da Sonae.

Na sede da Vodafone, em Lisboa, também houve rastreios, para que tanto fumadores activos como passivos pudessem medir “o seu nível de intoxicação por fumo de tabaco”.

Desde 2002 que só se pode fumar no exterior e desde há três anos que têm um protocolo com uma clínica privada, com descontos de dez por cento.

Na Real Seguros ainda é possível fumar nos corredores e zonas onde há máquinas de café. Quando o fumo foi restringido a estas áreas, há quatro anos, ofereceram aos 415 trabalhadores a comparticipação em 60 por cento do tratamento de cessação tabágica considerado mais adequado, incluindo os fármacos. Um terço dos 30 por cento dos fumadores da empresa aderiram, explica Ana Cabral, directora de recursos humanos da seguradora com sede no Porto e com 44 delegações. “Mais do que a comparticipação nos tratamentos foi a proibição que teve impacto na redução dos cigarros”. A campanha de comparticipação e sensibilização vai ser retomada em Janeiro, por causa da nova lei, explica.

Quanto à criação de salas de fumo, “não há sítio, não vamos mudar de instalações para as criar”, afirma Ana Cabral. Na sua opinião, o mesmo vai acontecer na maioria das empresas, poucas têm espaços livres onde possam instalar zonas de fumo. Este é também o caso da Brisa, explica o porta-voz da empresa, Franco Caruso. Neste momento ainda se pode fumar “em zonas comuns”. A proibição vai ser total e não serão criadas zonas de fumo, os funcionário terão que o fazer “em zonas ao ar livre anexas ao edifício”.

comentários
1 a 4 de um total de 4 Escrever comentário Escrever comentário Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra
Loading
Comentário 30.12.2007 - 10h11 - Castelo Nunes de Cabral, Murges
No que se refere à má gestão de recursos humanos e ao grosseiro incumprimento das leis de trabalho, a banca portuguesa é uma referência de peso.

Comentário 30.12.2007 - 09h55 - CM, Lisboa
Este é sem dúvida um sinal no sentido do civismo de que tanto carecemos. Fala-se muito por uns dia/semanas depois passa como de costume, e o hábito entrará aos poucos. Oxalá em outros campos, como: no cuspir para o chão, jogar lixo para o chão (essa nova praga dos jornais grátis), o deixar os excrementos do animal de estimação, para não falar da saloice portuguesa de ao volante de uma viatura se achar imbuido de direitos especiais, dizia, oxalá tb hábitos mais civicos se façam anunciar que ou me engano ou significam progresso. Bom 2008

Comentário 30.12.2007 - 09h44 - ricardo pereira, Almada
Acho que essa raça que são os fumadores que querem consultas e coisas assim são é uma cambada de inergumes que não são capazes de deixar por si. Eu já fumei devido a um vicio que apanhei com os colegas de faculdade para ser mais velho e mais integrado ´que é o motivo que todos começam, depois de cinco anos deixei de um dia para o outro. Consultas e tratamento é banha da cobra !

Comentário 30.12.2007 - 09h12 - Anónimo, Localidade, País
e na banca? Não se faz nada!! E estes senhores estão cheios de lucro!! Trabalho num balcão e... terei q vir fumar para a rua!! Consultas nos sams para o anti-tabagismo??? Em lista de espera há muito... não há vagas!!! Xiça, parece o sns sem médicos; onde está a minha liberdade de escolha?
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyDom Dez 30, 2007 3:42 am

interessante é o Publico ter aderido a meter comentários dos leitores nas noticias
Coisa que era do domínio do Expresso onde fartos e gordos saiam ao minuto
Hoje o expresso chora baba e ranho para conseguir um sequer comentário

Porque ?

Porque um convencido chamado Paulo Querido se achou no direito de chamar burros aos leitores

O descalabro veio de imediato e hoje nem o Paulo kerido ou não ja la mete as unhas
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyDom Dez 30, 2007 11:40 am

O FACTO e que por causa da INTERNET , os jornais vendem cada vez menos!!! E as Revistas tanbem!!!! Quem precisa deles hoje? Estao condenados ao DESAPARECIMENTO!!! isto PASSA-SE EM todo o mundo!!!

A IMPRENSA e, geral e de ESQUERDA e isso tanbem contribui para o seu INSUCESSO!!! Porque vivem da MENTIRA E DIFAMACAO e deixaram de ser jornais serios para passar a ser uma AGENCIA ao servico das ESQUERDAS ANORMAIS!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptySeg Dez 31, 2007 11:34 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
O FACTO e que por causa da INTERNET , os jornais vendem cada vez menos!!! E as Revistas tanbem!!!! Quem precisa deles hoje? Estao condenados ao DESAPARECIMENTO!!! isto PASSA-SE EM todo o mundo!!!

A IMPRENSA e, geral e de ESQUERDA e isso tanbem contribui para o seu INSUCESSO!!! Porque vivem da MENTIRA E DIFAMACAO e deixaram de ser jornais serios para passar a ser uma AGENCIA ao servico das ESQUERDAS ANORMAIS!!!!

A esquerda sem a direita anda de lado

lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptySeg Dez 31, 2007 12:39 pm

A ESQUERDA nao anda!!! Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptySeg Dez 31, 2007 1:34 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
A ESQUERDA nao anda!!! Laughing Laughing Laughing

voa
Plana
navega
corre
salta
pula
nada
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptySeg Dez 31, 2007 1:40 pm

A ESQUERDAQ, afoga-se nas proprias MENTIRAS!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptySeg Dez 31, 2007 2:14 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
A ESQUERDAQ, afoga-se nas proprias MENTIRAS!!

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Painatal_com_28102006Todo


Tenho ca uma fezada que esta perigosa esquerdista não se vai afogar
Preveniu-se
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptySeg Dez 31, 2007 4:19 pm

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing nota 10!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyTer Jan 01, 2008 4:02 am

AMERICANO escreveu:
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing nota 10!!


Caro amigo RON

Como sabe o Mango é um Bloguista F***** ...leio sempre a mensagem e nunca mato ou culpa o mensageiro
Cavei como sabe do ECO porque acharam que o amigo fazia Spam e acabava por apanhar em cima a fúria da "autoridade " que caseira ....
só a aplicava a quem não era da cor
Sai do Expresso quase pelas mesmas razões ... a tentativa de manipularem as opiniões de cada um
Ora eu reconheço a todos o direito de meterem aqui o que bem entenderem quando apoiado por convicções pessoais ...e não haja ataques pessoais
Devo informa-lo que a minha saida definitiva do ECO se deveu ao eu ter comunicado á DITADURA IMPOSTA ...que o Mango tinha sido o pai do ECO ( ate o nome foi meu )

A resposta foi aqueles bonecos ridículos a rebolar-se a rir
Aí suspendi a respiração para não mandar aquelas frases lindas que as peixeiras utilizam na giria
Uma educação esmerada e paga pelo avozinho para NUNCA baixar a fasquia ...e que cumpri SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Sai sem dizer nada do ECO ...dou-me mal em ditaduras
Aqui na Vaga fui duro quando suspenderam o Rui Aguiar ( meu velho companheiro de luta = e ambos com ideias diferentes no ECO ) ..mas amigos como sempre e ambos a escrever com nivel martelo e ...no blog do bi ( Tejo e Sado )

Ontem o Chefe do ECO telefonou-me
Continuamos amigos ..mas ECO nem sequer foi citado


Ora isto tem a ver com o senso de humor a proposito das Esquerdas
O que me permite mostrar á Ditadura ECO que o amigo quando nao provocado sabe digerir ideias contrarias

Para si um ano novo cheio de notas ($$$$$$$$$ ) e os impostos em dia
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyTer Jan 01, 2008 5:38 am

Vitor mango escreveu:
AMERICANO escreveu:
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing nota 10!!


Caro amigo RON

Como sabe o Mango é um Bloguista F***** ...leio sempre a mensagem e nunca mato ou culpa o mensageiro
Cavei como sabe do ECO porque acharam que o amigo fazia Spam e acabava por apanhar em cima a fúria da "autoridade " que caseira ....
só a aplicava a quem não era da cor
Sai do Expresso quase pelas mesmas razões ... a tentativa de manipularem as opiniões de cada um
Ora eu reconheço a todos o direito de meterem aqui o que bem entenderem quando apoiado por convicções pessoais ...e não haja ataques pessoais
Devo informa-lo que a minha saida definitiva do ECO se deveu ao eu ter comunicado á DITADURA IMPOSTA ...que o Mango tinha sido o pai do ECO ( ate o nome foi meu )

A resposta foi aqueles bonecos ridículos a rebolar-se a rir
Aí suspendi a respiração para não mandar aquelas frases lindas que as peixeiras utilizam na giria
Uma educação esmerada e paga pelo avozinho para NUNCA baixar a fasquia ...e que cumpri SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Sai sem dizer nada do ECO ...dou-me mal em ditaduras
Aqui na Vaga fui duro quando suspenderam o Rui Aguiar ( meu velho companheiro de luta = e ambos com ideias diferentes no ECO ) ..mas amigos como sempre e ambos a escrever com nivel martelo e ...no blog do bi ( Tejo e Sado )

Ontem o Chefe do ECO telefonou-me
Continuamos amigos ..mas ECO nem sequer foi citado


Ora isto tem a ver com o senso de humor a proposito das Esquerdas
O que me permite mostrar á Ditadura ECO que o amigo quando nao provocado sabe digerir ideias contrarias

Para si um ano novo cheio de notas ($$$$$$$$$ ) e os impostos em dia


E o Mango sempre a dizer umas grandes verdades, num ton "humuristico" muito peculiar, mas que se torna uma imagem de marca... melhor do que um qualquer vintage Idea Wink

E é isso que tanto incomoda, aos "doutos" quem se acham donos da fechadura...

Bem... mais uma carga de "disparates" escritos ao som da "bilha" Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyTer Jan 01, 2008 8:16 am

caro Ricardo
Obrigado pelas dicas ...
e vamos á bilha
--------------------------------
http://br.youtube.com/watch?v=QMLcZ0UMHTY
--------------------------------

Como sabe tenho uma paixão pelo ballet e Opera
mas sei avaliar e ver diferenças

Tenho a certeza que tudo o que é camionista em Portugal terá a Joana e a bilha enquanto driva com mudanças e curva nas estradas lusas

A Joana teve o azar de alguém não a ter levado para um instituto de artes e ofícios
Assim o Mango quando a vê atirar uma mão para o lado ao som da musica e a abrir os dedos da mão ou a levantar um pé e a bater violentamente á frente enquanto as compaires ao lado mexem UKU e o umbigo típico de rurais que viram o esquema na TV e acham que mexer a bunda é canja

Quando oiço a Joana ...e só a descobri a semana passada sinto isso mesmo por detrás da pikena

Avalio assim alguém a trabalhar em bruto e a utilizar a vozinha que GOD lhe deu e ela sente-se feliz

amen

Quando o amigo falou em fechadura tocou mesmo na parte sensível da questão abordada com o RON e o outro Blog
SER CHEFE ou ser respeitado exige que quem tem a chave ou a fechadura tenha sensibilidade

UM dia no Paquistão estava na embaixada inglesa e o embaixador veio ter comigo e
_ Mango esta malta não bebe álcool ...por favor temos álcool á sua vontade ..ali !
e eu recusei
... Obrigado mas eu respeito os costumes do pais onde estou
Um paquistanês ouviu e transmitiu a boca aos colegas
...e de repente tinha amigos por todo o lado

NO Expresso avisei e telefonei para os responsáveis ...em especial ao Miguel ...palavras duras mas sempre nos trincos
...e avisei-o
...meu caro ...vocês lixam-se
Vocês são actores e não podem dialogar com o publico ( nós )
Representem o melhor mas não chateiem a plateia

Veio o Kerido a malhar-me em cima e a qualquer um que ...

NUNCA mais la fui
HOJE ja depois da cagada ( real ) eles chamam por comentários mas ninguém aparece

...Isso é dos livros !

O erro do ECO e chave e fechadura é que confundiram autoridade com bigode , ar serio e porrada na investida

AUTORIDADE é outra coisa completamente diferente
...muita vezes caminhar contra a corrente dominante

Por isso demonstrei que era capaz de conversar numa boa com o RON sem o obrigar a sair da sua área em que a SUA DELE América e o seu BUSH são sagrados

Acima de tudo é honesto com ele mesmo porque a América lhe deu o que ele ambicionava

Já o mesmo não poderei dizer de quem trocou o BUSH pela Hillary quando viu o Bush na lama


Um blog tem regras sagradas
...mas isso fica para outra altura
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar EmptyTer Jan 01, 2008 11:41 am

O Mango sabe o que é que me ensinaram no primeiro dia de tropa?

Pôr os atacadores nas botas e esticar uns lençois na cama!

Como se...


Da mesma forma que.....


Acho que vou dormir Rolling Eyes

Espero que quando acordar, acorde para .... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty
MensagemAssunto: Re: Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar   Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Empresas ajudam trabalhadores a deixar de fumar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Jorge Coelho vai deixar o Conselho de Estado.
» há alturas em que as migalhas ajudam.....
» RTP pros e contras e a porra do fumar
» fUMAR NO pAQUISTAO
» Confrontos obrigam ONU a deixar cidade em Kosovo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: