Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Os novos proletários ou os grandes medianos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Os novos proletários ou os grandes medianos Empty
MensagemAssunto: Os novos proletários ou os grandes medianos   Os novos proletários ou os grandes medianos EmptySex Jan 04, 2008 5:13 pm

Os novos proletários ou os grandes medianos


Há duas palavras que, quando as oiço no discurso político, me soam de modo anacrónico: proletário e trabalhador. Realmente, já vão distantes os anos em que fazia sentido o uso de tais vocábulos; com a queda do bloco socialista e a, pelo menos aparente, inaplicabilidade do pensamento marxista-leninista às sociedades actuais dá-me a sensação de não ser aconselhável introduzir no discurso político os termos gastos e conotados de trabalhador e proletário.

Se começarmos por nos interrogar sobre quem é trabalhador chegamos ao simples resultado de que, hoje em dia, ninguém se quer identificar com a imagem de indivíduo abastado que nada faz na vida, ainda que tal aconteça. Pessoalmente, conheço vários que vivem de rendimentos e não produzem peva, com rigor e em sentido literal, nada fazem na vida que tenha qualquer valor económico, cultural ou, até, social. Mas são lestos em dizer-me que andam estafados de tanto trabalhar.

Se formos procurar quem, nos dias que correm, se identifica com o tradicional conceito de proletário — aquele que, por não possuir nada de seu, vende a sua força de trabalho — ficamos abismados perante o imenso mundo de proletários onde estamos submersos.
Temos, por conseguinte, uma sociedade de trabalhadores, quase plena de proletários. De facto, proletário já não é só o operário fabril nem o camponês sem terra; proletários são todos quantos vivem de um salário que é pago em troca de um trabalho que desempenham. Proletário é o administrador de uma grande empresa multinacional, que de seu tem os bens adquiridos com os valores excedentários dos seus salários, tal como o é o mais modesto empregado dessa mesma empresa. A grande diferença situa-se num único plano: o administrador defende um status quo que lhe garanta maiores rendimentos mensais, mesmo que à custa da exploração da mão-de-obra dos empregados e o modesto funcionário exige um mais justo pagamento do seu trabalho. O que ambos não descobrem é que são vítimas do mesmo patrão — embora, está claro, ser vítima como administrador corresponda a uma grande regalia. Evidentemente que este último é vítima ainda que só no plano teórico, pois, por muito bem que seja pago é-lhe sempre devido mais do que aquilo que recebe, porque nunca lhe é dado o verdadeiro valor que ele tem para o patrão.

E quem é o patrão? É um conjunto de grandes e pequenos accionistas que julgam manter a direcção efectiva sobre o seu capital, todavia, por muito que se achem senhores das grandes decisões elas pertencem, realmente, aos técnicos superiores que são seus empregados; são eles quem estuda a maior e melhor rentabilidade do dinheiro investido, são eles quem sugere, impositivamente, a forma de aplicar os lucros, os mercados a conquistar, as deslocalizações a fazer. Numa palavra, são os proletários de alto gabarito social da empresa quem toma as decisões das quais vão ser beneficiários e vítimas. Abaixo destes estão os restantes novos proletários que constituem aquele estrato social que poderíamos designar por grande classe média que exclui todos os que rondam o limiar da pobreza. É sobre ela que recai o pagamento da factura fiscal, porque os proletários de alto gabarito da empresa se encarregam de encontrar processos de fuga à grande carga de impostos quer através de malabarismos contabilísticos quer por intermédio da sua influência junto dos detentores do Poder político — outros proletários dependentes do rendimento do Estado.

Em face deste esboço social e económico, que não anda longe da realidade dos dias da globalização, cabe e apetece perguntar: — Quando surge a nova ideologia política que se constrói para fazer face à actual situação, opondo-lhe uma lógica de combate?
Esgotado o marxismo-leninismo será que o marxismo encontra em si mesmo capacidade de renovação para se adaptar ao novo quadro sócio-económico?
O apagamento do Estado, enquanto agente regulador das crises económicas, parece repor um quadro já vivido no século XIX, contudo, o capitalismo do século XXI não tem nada a ver com o de há duas centúrias. Assim, parece, também o marxismo nada pode trazer de definitivo. Mas a grande classe média exige, na sua qualidade de proletária uma solução, uma doutrina, uma ideologia nova e renovadora que não fale em trabalhadores nem em proletários, mas em medianos.

Fio de Prumo
Ir para o topo Ir para baixo
 
Os novos proletários ou os grandes medianos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ASAE
» OS NOVOS COLONIZADORES
» Os novos monges budistas
» Os novos assadores de castanhas, de Lisboa
» história dos Marranos ou Cristãos Novos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: