Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez Empty
MensagemAssunto: Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez   Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez EmptyDom Jan 13, 2008 5:14 am

Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez

Claudia Jardim
De Caracas para a BBC Brasil



Hugo Chávez
O PSUV falhou em sua primeira tarefa, o plebicito constitucional
O presidente venezuelano Hugo Chávez disse neste sábado que o frustrado golpe de Estado de 2002 contra seu governo tinha como objetivo impedir a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Se nos batem, batem na Bolívia, batem até no Brasil, apesar do seu tamanho (...) O golpe de Estado contra mim tinha como objetivo afetar a candidatura do Lula, para ativar o efeito dominó contra-revolucionário na América Latina (...) mas não conseguiram”, disse.

A declaração foi feita durante o Congresso de fundação do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

O presidente Hugo Chávez, afirmou também que seu projeto de revolução não pode depender somente de uma pessoa e que sua “carta” para a reeleição já foi perdida.

“Uma revolução não pode depender de um só homem, ou de uma mulher, de uma vanguarda (...) deve pertencer à massa da população”, disse Chávez neste sábado, ao fundar o “partido da revolução”.

Chávez disse que deixará a presidência em 2013, quando termina seu mandato, mas não descartou a possibilidade de aplicar uma emenda constitucional para aprovar a reeleição sem limites de candidaturas, umas das principais propostas da reforma constitucional rejeitada no referendo em dezembro.

”Eu vou embora em 2 fevereiro de 2013. Andam falando de uma emenda constitucional, eu não sei. Já não depende de mim”, disse. “Fiz uma proposta que não foi aprovada (referendo). Eu já joguei e perdi, não vou jogar mais esta carta”.

Outra possibilidade do governo para aprovar a reeleição é a partir de um novo referendo que poderia ser convocado pelo Parlamento ou por meio da coleta de assinaturas de um grupo de eleitores.

A fundação do PSUV foi limitada ao discurso do presidente. Não houve eleição dos representantes estaduais do partido, como estava previsto, e tampouco se discutiu as linhas gerais do estatuto partidário.

Com o Congresso instalado, a partir de agora devem ser realizadas novas assembléias em que serão definidos temas como a ideologia e os mecanismos de seleção dos candidatos do PSUV às eleições regionais do mês de novembro.

Poder regional

Chávez “refunda” o PSUV com vistas nas eleições regionais, em que se definirá a nova estrutura política do país. Atualmente 22 dos 24 estados do país são governados por aliados do governo.

“Só faltam dez meses (de campanha). Estamos obrigados a ganhar as eleições e ganhar bem (...) de maneira inquestionável, que seja uma montanha de votos”, pediu Chávez a cerca de 1,7 mil delegados que participaram do evento.

Depois da derrota no referendo, Chávez realizou uma reforma ministerial com a promessa de realizar uma gestão eficiente obedecendo aos chamados três R´s que são: revisão, ‘reimpulso’ e retificação.

Chávez voltou a associar o regresso da oposição nos Estados à instalação de uma guerra no país e afirmou que a “máquina imperial dos Estados Unidos” seria quem financiaria seus adversários.

“Imaginem-se qualquer opositor de prefeito de Caracas (...) imaginem eles governando Táchira, fronteira com a Colombia, com todos os paramilitares e gringos aqui (...) O que aconteceria aqui é uma guerra, porque eles virão por mim outra vez (...) utilizarão a violência para partir o país por ordem do império”, disse.

Chávez pediu que seu partido se afaste do “clientelismo e populismo” e propôs a união dos partidos e movimentos sociais de esquerda do continente para defender-se de uma “agressão imperialista”.

Do Brasil, participam do Congresso representantes do PT, PC do B e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez Empty
MensagemAssunto: Re: Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez   Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez EmptyDom Jan 13, 2008 1:21 pm

ASSIM COMO CUBA, os USA saousados como BOIAS, para os REGIMES nao afundarem!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Objetivo de golpe de 2002 era prejudicar Lula, diz Chávez
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» LULA E A CORRUPCAO.................
» CHAVEZ PERDEU. O NAO GANHOU!!!
» FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
» Aumento do preço dos alimentos provoca "tsunami silencioso"
» TERROR ATACA ISRAEL 2002

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: