InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 New Hampshire

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: New Hampshire   Seg Jan 14, 2008 6:51 am

New Hampshire

Em 1984, o único diplomata polaco que conheci, que era mais comunista do que polaco, lamentava não podermos todos votar nas eleições presidenciais americanas - não só polacos e portugueses, que vinham a talhe de foice, mas também o resto da humanidade. Nesse Outono, ele teria votado contra Reagan porque Reagan fazia a vida negra a Moscovo. De facto, uma vez reeleito, o quadragésimo Presidente, de súcia com o Papa polaco e recebendo uma mãozinha do homem da "perestroika" e das malas Vuitton, levaria o Império do Mal à glória. O "apparatchik" de Varsóvia, convencido de que havia no mundo muito mais antiamericanos do que anticomunistas e só quem fosse burro ou mal formado se lembraria de gostar de Reagan, imaginava que, se toda a gente pudesse votar, a União Soviética ganharia novo alento e o comunismo escaparia ao caixote do lixo da história. 'Pensamento desejudo' (Gérard Castello Lopes "dixit") do instinto de sobrevivência: seria um dos raros diplomatas polacos saneados depois de 1989.

Numa coisa tinha razão: quem mandar nos Estados Unidos mandará também bastante no resto do mundo, isto é, em todos nós. Há quatro anos, o resto do mundo queria Kerry (à falta de melhor) e os americanos confirmaram Bush. Neste ano da Graça de 2008, depois de Iowa e New Hampshire, sabe-se que a corrida para a Casa Branca é entre Hillary Clinton e Barak Obama pelos democratas e que o escolhido ganhará quase de certeza ao candidato republicano. Se assim for, em Novembro, a preferência americana coincidirá com a preferência da maioria dos europeus. Uma presidência em Washington mais calhada com a Europa do que a de Bush e instalada quando em Berlim e - caso inédito - em Paris, chefes pró-americanos, Merkel e Sarkozy, dominam a cena política, reforçará ambos os lados do Atlântico Norte na competição com o resto do mundo.

Convém, todavia, lembrar duas dificuldades. A primeira requer paciência. Churchill disse: "Podemos fiar-nos em que os americanos tomarão sempre a decisão certa - depois de terem experimentado todas as outras", mas nunca esqueceu que um elo transatlântico forte era essencial para a sobrevivência da Europa - entretanto passou também a sê-lo para a sobrevivência dos Estados Unidos. Em Paris, Edouard Balladur, ex-primeiro ministro, lançou um ensaio intitulado 'Por uma União Ocidental entre a Europa e os Estados Unidos'; a França sonhou muitos anos com uma Confederação Europeia, incluindo a Rússia e deixando os Estados Unidos de fora, e começa a perceber que o sonho era um pesadelo.

A segunda requer visão firme, para impedir que a tentação populista, à flor da pele de muitos políticos, leve os Estados Unidos ao isolacionismo ou que a fobia do capitalismo sacrifique a competitividade europeia - em França, uma 'História do século XX' dada no liceu ensina que o crescimento económico leva à depressão nervosa, a doenças cardiovasculares e talvez até ao cancro; na Alemanha, 47% apoiam os ideais socialistas - contra 36% em 1991. A luta continua.

José Cutileiro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: New Hampshire   Seg Jan 14, 2008 7:19 am

Os USA nao estao preparados para nem UM NEGRO nem uma MULHER e muito menos SOCIALISTAS!!! A VERDADEIRA AMERICA do INTERIOR, a AMERICA REALnao aceita isso!!! PORTANTO, nao se convencam que um desses dois vai ser PRESIDENTE!!! Quem fala essas PARVOICES INTELECTUOIDES, nao conhece a AMERICA!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: New Hampshire   Seg Jan 14, 2008 7:20 am

mais gente VOTA CONTRA UMA MULHER , DO QUE POR UMA mulher!!!mAIS GENTE vota CONTRA UM negro DO QUE POR SER negro!!! ESTA a realidade AMERICANA. E quando ainda se trata de alguem SOCIALISTA, que quer AUMENTAR OS IMPOSTOS, ainda MENOS!!! Quem nao conhece ISTO, nao conhece a AMERICA REAL!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: New Hampshire   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
New Hampshire
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: