Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sócrates satisfeito com correcção de «erro»

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Sócrates satisfeito com correcção de «erro» Empty
MensagemAssunto: Sócrates satisfeito com correcção de «erro»   Sócrates satisfeito com correcção de «erro» EmptySeg Jan 28, 2008 12:54 pm

Sócrates satisfeito com correcção de «erro»
O primeiro-ministro defendeu que a passagem de parte da frente ribeirinha para a gestão da Câmara de Lisboa repara «um erro estratégico». O presidente da autarquia, tal como José Sócrates, mostrou-se muito satisfeito com a nova situação, enquanto o administrador do Porto de Lisboa preferiu poupar nas palavras.
( 16:39 / 28 de Janeiro 08 )



Na fotografia do «dia histórico» decretado pelo Governo e pela Câmara de Lisboa só não ficou o sorriso da Administração do Porto de Lisboa (APL) que até hoje geria, sozinha, os terrenos que agora transitam para a gestão autárquica.

«Não tenho que estar satisfeito nem deixar de estar», salientou o presidente da APL, Manuel Frasquilho, durante a assinatura do protocolo entre a Câmara e o Estado que determinou a passagem para a autarquia das zonas da Ribeira das Naus, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Doca de Santo Amaro, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém.

O responsável questionado pelos jornalistas adiantou ainda nada ter a explicar, acrescentando apenas que «se fez um trabalho conjunto que conduziu a um protocolo entre o Governo e a Câmara» e que são estas entidades que devem «prestar esclarecimentos».

A atitude de Manuel Frasquilho contrastou com o contentamento do primeiro-ministro, quando sublinhou que a diferença entre o antes e o depois foi a vontade política do Governo e da autarquia.

«O que está presente neste protocolo é uma sintonia estratégica», salientou José Sócrates, que afirmou também que «o Governo tem muito orgulho nesta decisão porque de uma vez por todas reparou aquele que era um erro estratégico para o país».

Para José Sócrates «há décadas que não fazia sentido que a Administração do Porto de Lisboa tivesse jurisdição em áreas tão extensas e sem actividade portuária, o que resultou em prejuízo do país e das cidades».

António Costa (PS), o primeiro dos autarcas a ter a responsabilidade de gerir os terrenos, desenganou eventuais perspectivas especulativas presentes ou futuras.

«Desiludam-se aqueles que pensavam que a transferência para o Município de Lisboa iria afectar estes terrenos à sua exploração comercial e especulação urbanística. A desilusão deve ficar logo garantida na lei e ficou», afirmou o presidente da autarquia.

António Costa defendeu um uso «diversificado» daquela área, que não deverá ser na opinião do presidente da Câmara de Lisboa, uma «gigantesca zona de lazer».

As áreas de gestão conjunta da autarquia e o Estado, a zona do terrapleno de Santos - entre os estaleiros da Naval Rocha e o Clube Naval de Lisboa - serão objecto de um estudo urbanístico que estará pronto em seis meses.

Dentro de seis meses estarão igualmente concluídos os estudos para as áreas da Matinha, de Pedrouços e das docas de náutica de recreio, com o objectivo de definir «a sua utilização e a sua configuração portuária futura».

No mesmo sentido, o estudo para a zona do terminal de Alcântara demorará cerca de um ano.

A construção de uma «ecopista», uma ciclovia entre o Parque das Nações e Algés, um dos projectos do vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes (BE), ficou definida no protocolo assinado hoje entre autarquia e o Estado.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sócrates satisfeito com correcção de «erro»
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Diplomacia: Luís Amado satisfeito com avanços Portugal em África
» Zapatero admite que cometeu "erro notável" quando
» MAIS UMA GAFFE DE SOCRATES
» ESTE SOCRATES
» SOCRATES; O GOVERNO DO RECUA!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: