Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O 'GHETTO'

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




O 'GHETTO' Empty
MensagemAssunto: O 'GHETTO'   O 'GHETTO' EmptyQua Jan 30, 2008 2:29 am

O 'GHETTO'


Vasco Graça Moura
escritor

O 'GHETTO' 103639

Uma escola belga, há poucos meses, obrigou os alunos que fumam a usarem uma badge distintiva, qual estrela amarela de famigerada memória. E há umas semanas, num engarrafamento nocturno em Bruxelas, o chauffeur do táxi em que eu seguia pediu licença para fumar um cigarro, acrescentando que eu, único passageiro, também podia fazê-lo, mas era preciso ter muito cuidado com a fiscalização, porque a multa era pesada!

Os fumadores estão, na sua esmagadora maioria, perfeitamente dispostos a respeitar os não fumadores, desde que a inversa seja verdadeira. De há muito que se disciplinaram, habituando-se a não fumar nos transportes, em serviços de atendimento ao público, em restaurantes fora das zonas reservadas, etc., etc. Não lhes vale de nada. O torniquete fundamentalista fica cada vez mais apertado. Criam-se ghettos para os fumadores ou, como sucede nalguns aeroportos, autênticas câmaras de gás... A quem possa interessar recorda-se que o conceito de "tabagismo passivo" foi formulado pela primeira vez na Alemanha hitleriana (cf. Imre von der Heydt, Une Cigarrete? Défense Lucide d'une Passion, Actes Sud, p. 46).

O tabaco faz parte de todas as formas da cultura dos últimos quatro séculos. Em livros, em filmes, em peças de teatro, em quadros, em fotografias... Muita gente lhe deve (e lhe devemos todos) inúmeras horas de criação exaltante. O mundo recebeu do tabaco benefícios sem conta. E, nessa medida, o tabaco até faz bem, pelo menos à saúde psíquica. Fumar ou não fumar, desde que o facto não incomode terceiros, diz apenas respeito ao exercício da liberdade individual.

Entretanto os ritmos do trabalho diário passarão a tornar-se problemáticos porque uma gente degenerada e bisonha vem dar umas puxas no seu cigarrinho para a porta das empresas várias vezes por dia, enquanto a produtividade se lixa. E se não vierem fumar para a rua, a produtividade continuará a ser prejudicada.

Antevêem-se chorudos negócios com a desvelada assistência psicológica e medicamentosa a quem quiser deixar de fumar. Profissionais de vária competência serão convocados para enquadrarem ternurentamente os que tanto anseiam por se verem livres do funesto vício. As entidades patronais preferem pagar isso a aumentar os ordenados. Nas universidades acabará por haver cursos e licenciaturas em antitabagismo, com manifesta vantagem para a I&D no sector da nicotina.

Outras sinistras repressões se desenham no horizonte e o politicamente correcto há-de sustentá-las encarniçadamente.

Serão banidos o bife, os enchidos, o queijo, a manteiga, o sal, o café e até o pão (por causa dos hidratos de carbono), sob o mesmíssimo pretexto de que tudo isso faz mal à saúde. Quando não se puderem imputar ao tabaco as doenças cardiovasculares e o cancro do pulmão, as estatísticas serão manipuladas para se justificar mais uma interdição qualquer. E até nem se percebe que a ASAE não tenha já proibido a Coca-Cola cuja fórmula é secreta, o que prejudica a rastreabilidade.

Não faltará quem tente instaurar uma nova "lei seca" na União Europeia. Tal como aconteceu com o tabaco, começa-se com a rotulagem das bebidas e depois vem o resto. Lá se vai a bela pinga às refeições!

Em nome do bem-estar animal, há- -de acabar-se com a caça, com o foie- -gras, com a bela sardinha assada e até com os franguinhos de aviário, por ser inimaginável a perdiz com o chumbo no papo, o ganso com hipertrofia provocada no fígado, o peixinho a contorcer-se nas vascas da asfixia ao sair da água, o pintainho fofo e penugento destinado à electrocussão...

Para evitar o aumento de CO2 na atmosfera, não tardarão a ser reduzidos os transportes de fruta e de flores por avião, nem a ser dificultado o turismo do Norte em direcção aos países do Sul.

O fundamentalismo odeia os mais simples prazeres da vida. Só pensa a vida em termos de vícios, ghettos e repressão. É ele que polui o mundo.

Contra esta jihad, afirmemos os benefícios do tabaco. Por muito mal que faça, o certo é que a mortalidade infantil nunca foi tão baixa e a duração média da vida humana aumentou tanto que até põe os mais sérios problemas à Segurança Social...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

O 'GHETTO' Empty
MensagemAssunto: Re: O 'GHETTO'   O 'GHETTO' EmptyQua Jan 30, 2008 7:19 am


Nunca gostei do Graça Moura
Um autentico cagão intelectual , de verbo difícil caminhando pelo tapete vermelho das academias
Nao sei se vou mexer na prosa a fumegar que aqui foi incluída porque isso é dar destaque ao indígena
Sucede meus manos keridos ou mal amados que o Mango trabucou vai para uma porrada de anos numa multi ligada ao tabaco e portanto ouvi desde o inicio paleio a ranger o dente ao negocio
Sucede que e estou a ver os olhos a saltar pelas orbitas de uma madame nos pros e contras a dizer o mesmo com o Graça mas sem graça
Dizia a senhora que ela tem a liberdade de .... e que ate nem tinha medo de nada ...e despejou o saco ...daqui a pouco o Governos at

e nos .... e anotava com um olhar agudo para fulminar quem ousasse duvidar das suas qualificações académicas

Só que alguém bem avisado lhe lembrou que a lei estava a ser escrita para proteger os não fumadores a apanhar com a fumaça na tromba de quem julga que o fumo a escavar os pulmões dos nicotados teem por força de nos entrar nas narinas

Eu iria mais longe e falaria nesse Horror do trak ... imperioso que era fino largar nos banquetes da Roma antiga com um sonoro
NON RETTERI ( isto é latim pá )
Arroto e trak eram moda

SE eu ( não romano ) numa via publica entrasse na moda romana eu HOUviria ( o verbo é o UIVAR = Calma )
. Sua besta , seu animal ... e outros mimos

e eu diria ..
Tenho aqui um atestado do meu medico para desopilar quando a vontade se aproximar ...e mais tenho garantido pelos médicos que o arroto e acompanhante não faz mal á saúde alheia

Quedro e tenho direito á minha lçiberdade
Os outros que se ******* ( em fumarada ... constante )

E desta me vou
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O 'GHETTO' Empty
MensagemAssunto: Re: O 'GHETTO'   O 'GHETTO' EmptyQua Jan 30, 2008 9:13 am

Esse sr. TEM RAZAO!!! hOJE O tabaco, AMANHA.............................

E assim, aos poucos, as esquerdas, vao tirando o AR do POVO!!! AMMARANDO a LIBERDADE. INDIVIDUALISMO? Isso e CRIME!!! So para o beneficio do "GRUPO" sobre a supervisao do ESTADO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O 'GHETTO' Empty
MensagemAssunto: Re: O 'GHETTO'   O 'GHETTO' Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O 'GHETTO'
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O 'GHETTO'

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: