Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A horta do Ricardo

Ir para baixo 
+5
ECOADOR
vagalhao
Vitor mango
Anarca
ypsi
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyTer Out 23, 2007 12:57 pm

no problem!!! PAELLA, bifes a cafe? A MAMI escolhe , eu cozinho. COZINHAR e um HOBBY e um PRAZER!!! Quase como SEXO!!! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
vagalhao

vagalhao


Mensagens : 288
Data de inscrição : 22/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyQui Out 25, 2007 11:43 am

O assado simplesmente divino
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 4:48 am

Sabor genuíno em Trás-os-Montes



Poiares da Régua, numa das estradas que liga a cidade ribeirinha a Vila Real, é local recatado onde o tempo passa devagar. Mas, diariamente, para ali confluem muitos visitantes de todo o lado, em busca dos sabores que vão encontrar.

Ao fim-de-semana, é vulgar a afluência de autocarros com grupos de comilões que, com reserva prévia, ocupam o espaço disponível desta Repentina. Um casal ali mesmo da terra, que andou longos anos pela capital, em boa hora regressou a casa para abrir um café e restaurante, a Repentina.

Café à entrada, típico da aldeia, com balcão onde se bebem uns copos. Depois é uma primeira sala, pequena, logo seguida de uma outra sobre o comprido onde se podem albergar umas dezenas de manducantes. Ao lado da sala, sempre aceso, o descomunal forno de lenha, portas grossas de ferro, trabalhado por quem sabe.

A escolha daquilo que se pode comer é pouca, mas a qualidade é excelente, o sabor rústico, da aldeia, genuíno. Começa-se com um pão saborosíssimo, estaladiço, na companhia de azeitonas bem temperadas. E a sopa de legumes do dia, caldo apurado, fartura de legumes, muito boa.

Depois, pode optar-se pelo bacalhau assado na brasa com batatinhas a murro, muita cebola e azeite de grande qualidade, pelo galo de capoeira, criado mesmo ali ao lado, que pode ser confeccionado numa cabidela com o arrozinho no ponto, malandrinho, saboroso, ou em boa assadura no forno de lenha, batatinha assada e arroz de forno que é um consolo.

Mas o prato que tornou esta casa famosa pelo país fora é o cabritinho assado no forno são bichinhos escolhidos a dedo, sempre do mesmo tamanho, amanhados e temperados com sabedoria e tradição. Muito bem trinchado, o cabritinho apresenta pele estaladiça, carne tenra e apaladada, na companhia de batata assada deliciosa e um arroz de forno em alguidar de barro .

Para sobremesa, é obrigatório o leite- -creme. O tinto da casa chega para as encomendas.

JN (27-10-2007)

Ricardo quando li esta notícia lembrei-me do seu assadinho !!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Se estas coisas são tão boas ..... cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 11:11 am

Ora vamos lá colocar os míscaros, aqui na Hortazinha do Ricardo .....




Os míscaros de Satão !


Têm que colar o total do endereço com o lado direito do rato:


http://sic.sapo.pt/online/scripts/2007/videopopup.aspx?videoId={F01A7DEF-0AFE-498C-BD27-F6DE49FA5803}
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 11:28 am

Mami escreveu:
Ora vamos lá colocar os míscaros, aqui na Hortazinha do Ricardo .....




Os míscaros de Satão !


Têm que colar o total do endereço com o lado direito do rato:


http://sic.sapo.pt/online/scripts/2007/videopopup.aspx?videoId={F01A7DEF-0AFE-498C-BD27-F6DE49FA5803}

Míscaros, tenho cagufa de apanhar affraid

Já li manuais sobre os ditos e nada, continuei com cagufa affraid

Celercas Cool

Essas sei o que é Idea

Celercas com espargos bravos, ovos e chouriço Arrow

Não vai ficar esquecida a foto-reportagem Cool
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 11:38 am

ricardonunes escreveu:

Míscaros, tenho cagufa de apanhar affraid
Já li manuais sobre os ditos e nada, continuei com cagufa affraid
Celercas Cool
Essas sei o que é Idea
Celercas com espargos bravos, ovos e chouriço Arrow
Não vai ficar esquecida a foto-reportagem Cool


Se bem percebi míscaros serão cogumelos, não é isso ?
... perguntinhas de "urbanazinha" da periferia... lol!


Agora diga-me:

- Cerlercas ??? O que são ? Shocked Shocked
Nunca ouvi esse termo ........ No No No
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 11:51 am

Do pouco que sei, míscaros, são da "familia" dos cogumelos.

Celercas também, mas estas sei identificar Cool .

Tambei sei que para o alto alentejo é considerada comida para os porcos, mas é tão bom... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:15 pm

A horta do Ricardo - Página 3 1555150602_78cc807bc4_o

meus caros
O perigo dos miscaros é que basta um pouco de um venenoso como uma amanita phalloides e um gajo vai desta para o alem em minutos
Sucede que eu sei fazer pleurotus onde o perigo é nulo
NUlo porque só se da em madeira ou ...
com calma ensino a fazer


na foto pleurotus ostreatus feitos ka pelo boy
chiuuuuuu...sao afrodisíacos
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:20 pm

mushrooms E COMIGO!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:38 pm

AMERICANO escreveu:
mushrooms E COMIGO!!!!




A horta do Ricardo - Página 3 Aphalloides






A horta do Ricardo - Página 3 5%2815%29
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:41 pm

Estes cogumelos também não são "benenosos" como os seus micro- tomates, Ecoador ?
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:46 pm


os Amanitas phaloides saõ venonosssisssimos
mas os amanitas cesarea são considerados o melhor petisco do mundo
Cesar porque o Imperador Cesar era o que comia
Tinha uma amiga que os colhia no alentejo sem medo
Só que eu nem lhes toco
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:50 pm

Caro Ricardo
Falou ai algures sobre laranjas
e fui buscar um artigo escrito pelo Ecoador no Diario de Leiria
=====================================================
Figos e Laranjas



Falar
Hoje em FIGO associa-se de imediato ao jogador português , de nível
internacional


Falar em laranjas , na idade media , era de imediato falar de Portugal

São dois frutos de grande interesse para o nosso país .

Vamos ás laranjas .Que tal aprofundarmos um pouco a historia deste fruto , valeu ?

Existem dois tipos de laranjas ;

- Uma amarga, Citrus auratium Linn

- Outra doce, Citrus sinensis Linn

As laranjeiras amargas foram introduzidas pelos árabes , vindas do Sueste da Ásia possivelmente no século X ou XI e era apreciada apenas como remédio .

Quanto ás doces ( as que nos interessam ) ,quando Vasco da Gama chegou a Mombaça , em 1498 , o rei local ofereceu-lhe laranjas
grandes e doces ... melhores do que as de Portugal o que demonstram que já havia laranjas deste tipo em Portugal


Gaspar Correia, em Quiloa no ano de 1502 descreve novamente as laranjeiras, como as melhores que já experimentou .


Diversos autores descrevem as famosa “pommes” de Shangtarah - “Cintra “ –já referenciadas no século 14 que se propagaram primeiro com o nome de Sintra alternando com o nome de “ Portugals “

Parece que foi D. Francisco de Mascarenhas , quem plantou as primeiras arvores , em Xabregas , se bem , que outros autores afirmem que foram os árabes que as trouxeram através das rotas
comerciais até Génova .


De Xabregas partiram enxertos para Madeira , Açores e Brasil .


Apesar de D. Pedro II , em 1671 , ter proibido a saída das laranjeiras , do país estas arvores depressa se propagaram no mediterrâneo .


Ninguém duvida que foram ,realmente , os portugueses a espalhar esta arvore pelo mundo , apesar da sua origem no sudeste da Ásia , nordeste da Índia e da Indochina como o nome botânico de - Citrus sinensis .


A data citada é de 1560 .


Em Lisboa , este fruto , era apregoado como “laranja da china “.


Partindo de Lisboa ela adquiriu nomes associados a Portugal como :


-Portugales na Grécia ,Secilia-portogallo na Turquia-portokal , Piemonte-portogalleto na Albânia- portokale , no Kurdistão-portoghal em abcácio de patrakal e nomes idênticos nos restantes países , quando o nome árabe era naranj derivado do persa naranj ou narangi


No novo continente , ela foi levada para a Baia pelos portugueses. Daqui levada para a Índia (Ormuz )


Curiosa a sua expansão em Portugal .


Necessitando de dias compridos, só conseguidos em latitude baixa ou media e proximidade do mar m e não aguentando temperaturas abaixo dos 2graus negativos, activando-se a vegetação acima dos 12,8 graus de temperatura depressa se encontraram os melhores locais de plantação com estas caracteristicas .


Para se obterem laranjas mais doces a sua cultura foi levada para Setúbal e depois para o Algarve .


A sua adaptação , na Baia acabou por criar uma variedade hoje bem apreciada pelo excelente sabor


Na concentração de laranjais no mediterrâneo laranjais destacam-se Portugal, Espanha , Córsega, Itália, Grécia , Turquia, Síria, Líbano, Israel, Palestina , Egipto, Tunísia, Argélia e Marrocos .


Curiosa foi a sua introdução nos Açores A cultura teve tal sucesso , na ilha de S. Miguel , no século XVIII , que passou a monocultura . Exportavam-se toneladas de laranjas para Inglaterra .


Interessante também a descrição na visita de William Beckford a Alcobaça e Batalha 1794 onde são descritas laranjas entre as iguarias servidas e concerteza ele deveria já conhecer bem ,as laranjas idas dos Açores para o seu país .


Uma doença acabou por extinguir, rapidamente, todos os laranjais nos Açores .


Mas foi dos Açores , que foi levada uma variedade conhecida como Valência Late, para os EUA - esta variedade era conhecida como “laranja de Lisboa “

Noivas e ramos de Laranjeira

O tradicional uso de flores de Laranjeira no vestuário das Noivas vem do tempo das cruzadas .


Os cavaleiros cristãos, vindos da Palestina, ofereciam ás esposas , ramos de flor de laranjeira no aniversario do seu casamento . Os Sarracenos aliás consideravam esta flor símbolo da fertilidade ,
aliando o facto ao numero elevado de frutos que esta arvore , de porte médio conseguia .



Assim, este símbolo , entrou na tradição das noivas levarem um ramo de laranjeira, em toda a Europa meridional, Inglaterra e América do Norte



(*) Neste temas ecológicos das terças feiras temos evitado
utilizar calões técnicos e digerir de forma pratica informações ao grande
publico para fácil digestão informativa – a compreensão aos colegas deste facto.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:50 pm

OH PAS, estou quase a ir cozinhar uns BOTTON MUSHROOMS fritinhos em manteiga com uma salsinha e limao! culpa vossa!!! O petisco vai ser LINGUADO MEUNIER, com uma pastilha contra o colesterol por causa da manteiga!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 12:52 pm

sorry saiu empastelado directamente dos arquivos
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 3:31 pm

ECOADOR escreveu:
sorry saiu empastelado directamente dos arquivos

Saiu empastelado affraid

mas com "bué" informação.

do que eu sabia os moiros tinham trazido a laranjeira, agora que ela não era doce... Shocked

malandros Smile

já á algum tempo tenho ouvido dizer que por estas bandas existiam uns limoeiros doces Shocked

deve ter sido uma enxertia maluca, mas estou tentado a dar uma passagem pelas hortas abandonadas Cool

já agora, não falei de larangeiras mas sim de tangerineiras anãs Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySáb Out 27, 2007 4:20 pm

Aqui na MANSAO Tenho um LIMOEIRO,que da limoes do tamanho de melao!!! Um dia destes posto aqui a foto!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyDom Out 28, 2007 1:58 am

ricardonunes escreveu:
ECOADOR escreveu:
sorry saiu empastelado directamente dos arquivos

Saiu empastelado affraid

mas com "bué" informação.

do que eu sabia os moiros tinham trazido a laranjeira, agora que ela não era doce... Shocked

malandros Smile

já á algum tempo tenho ouvido dizer que por estas bandas existiam uns limoeiros doces Shocked

deve ter sido uma enxertia maluca, mas estou tentado a dar uma passagem pelas hortas abandonadas Cool

já agora, não falei de larangeiras mas sim de tangerineiras anãs Wink



A enxertia nunca da alterações geneticas mas sim variações temporarias
Nao conheço tangerinas anãs mas é facil o amigo arranjar alterações geneticas
A partir da propria semente
Ou com radiações atomicas ou com "arari " (?) um produto que os indios usam na ponta das setas
Ja agora
O limoeiro e laranjeiras dão-se mal com o conflito FERRO - calcio
A inozação entre ferro e calcio provoca cloroses nas folhas que ficam amareladas
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyDom Out 28, 2007 2:00 am

e ja agora outro artigo oportuno



Vamos fazer camas quentes – vêm aí o frio

Já reparou no seu jardim ? Folhas espalhadas pelo chão ,
arvores meio despidas , as plantas deixaram de dar flores , as roseiras tentam
viver com novos rebentos tudo o mais prepara-se para o Inverno que aí vem.

Bem !Vamos arregaçar as mangas e começar a limpar o jardim .

Vamos podar as videiras e tudo o que necessite de uma
tosquiadela . Se tiver possibilidade meta todos esses gravetos num triturador
de jardim .

Depois faça um estufim de tijolos ou madeira com 2 x 1 metro de largo e outro de
altura

Procure com que um dos lados do rectângulo fique uns 20 centímetros mais
alto para lhe meter por cima uma vedação
de plástico.

O Fundo do estufim deve ter uma camada de 10 centímetro de
brita ou pedras de modo a que as aguas ou o arejamento garantam uma boa
ventilação debaixo para cima

A seguir vamos encher este estufim . Primeiro com a relva
cortada , depois com folhas bem acalcadas , depois com um pouco da trituração das vides , finalizando esta primeira camada com cinzas da sua churrasqueira.
Acalque bem e se a mistura estiver seca regue com uma mangueira. Novamente meta folhas e siga as regras anteriores . Convém que meta em toda esta mistura uma mão cheia de adubo NPK bem distribuída para alimentar a capacidade de multiplicação dos fermentos.

Pode ainda refinar toda esta estrutura metendo alguns nacos
de estrume velho bem curtido

Sele tudo com uma boa terra agrícola com uns 15 a 20 centímetros .

Entre a terra e o vidro ou o plástico terá que ter um espaço
mínimo para as alfaces ou flores crescerem

Pronto ! O amigo leitor tem já o seu pequeno jardim cuidado
e tem já uma cama quente

Conforme o estado de evolução conseguimos uma temperatura
básica entre 25 a 30 graus durante um mês ou se a mistura for mais pobre de 20 graus durante 2 meses.

Convém ainda abrir o estufim durante o dia e tapa-la todas
as tardes.

CAMA quente

Porque cama quente ? Se passados uns dias não muitos for
tirada a temperatura desta mistura verá
que arde e que não consegue ficar lá com a mão se a introduzir na mistura.

O que se passou foi que milhões de fermentos estão a decompor toda esta mistura libertando ao mesmo tempo gaz. (que o amigo poderia
utilizar se quiser ), mas para isso o esquema é outro e a técnica diferente.

A terra a selar este estufim, serve para semear as suas alfaces , couves ou flores para o seu inverno.

Com uma temperatura adicional por baixo as sementes depressa
saltam para fora e crescem rapidamente . Uma boa cobertura com vidro ou plástico garante que a geada não as vai destruir.

Estrumes

O leitor acabado o Inverno fica com um monte de estrume bem
decomposto que lhe vai servir para adubar as suas plantas . Como sabe uma adubação das plantas nunca resulta se não tiver em equilíbrio o binómio C\N.
Ora este método é o melhor para as pequenas explorações . Há outros mais rápidos enfiando dois contentores em plástico em que o interior é furado por múltiplos orifícios deixando cerca de 20 sentimentos de vão no fundo . O contentor de fura é tapado par manter a temperatura alta neste fermentador.


Outra vantagem deste fermentadores é que neutralizam das folhas todos os restos de resíduos de pestidas não poluindo directamente as aguas subterrâneas.


Como vê tudo pode ser aproveitado na natureza, basta saber


Hoje ficamos por aqui


Até á próxima sexta feira onde abordamos aqui temas
ecológicos .


Ecologia que começa a despertar grande interesse na região
de Leiria atulhada pelos erros de avaliação com que se tem lidado com a
Natureza.
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySeg Out 29, 2007 9:51 am

Acabei de comprar uma motaenxada Viking
Ja que o Ricardo e o Mango andam nas Hortas
eu zaz fui logo comprar uma
Ja experimentei
Diz no catalogo que aquilo tem 6,6 Cv mas eu julgo que sou o maior cavalo a fazer força
Na foto veem uma demonstrator quando deviam meter uma gaja para o pessoal julgar que aquilo é canja

Uma porra destas custa 7000 euros
ou 700 ??' como ainda nao paguei depois vejo ate porque tinha ai uns monos que dei em troca
A horta do Ricardo - Página 3 VH_540__AW_0333
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptySeg Out 29, 2007 10:04 am

Ui tanto cavalo affraid

A minha só tem 4Cv; mas a verdade é que quem a vai a conduzir é que é um valente cavalo a fazer força Suspect

Quanto ao preço, deve ser os 700€, a marca também se paga Cool

E ainda voltando aos cogumelos, hoje fui á gastronomia e comi uns assados temperados com azeite e salsa, que estavam divinais Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Stress dos Sobreiros ...artigo do Vitor Mango   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyTer Out 30, 2007 3:39 am

Stress dos Sobreiros

Não vou falar de golf e muito menos de política mas
sim de doenças de arvores e de ecologia como tenho
feito nestas paginas ás terças feiras
Há uns anos , os media alertaram que os sobreiros
estavam a morrer no Alentejo atacados por uma doença
desconhecida e o facto teve um impacto tal que
mandaram vir dos Estados Unidos um dos maiores
especialistas da matéria
Na altura trabalhava numa multinacional com interesses
na área de florestação em Toda a Ásia América do Sul e
até Austrália. Fiquei foi admirado de receber uma
carta do especialista americano a quem uma organização
ligada aos Sobreiros pediu ajuda.
O técnico de uma dos mais altos laboratórios de
patologia florestal informava-me que gostaria de
falar comigo antes de se enterrar no assunto
E veio ! Recebi-o em Coimbra com as pompas e
circunstancias devidas a quais e entre as conversas
se juntou a UC com conversas agradáveis falamos das
recordações dos sítios aonde tínhamos andado ,com
destaque para a China
A doença descoberta nos sobreiros tinha já um nome “
Phytophthora cinnamomi “ ( o leitor na se assuste)
todas as doenças têem um nome latino .
Se em vez de Stress lhe quiser chamar declínio acho
que o nome até fica melhor ,
Vamos começar pelo principio. O sobreiro era designado
pelos romanos como SUBER e foi essa a denominação em
latim que ficou
Voltamos de novo ao especialista americano para o
leitor perceber o que ele poderia fazer em relação ao
que os técnicos portugueses não conseguissem .
Grande parte das doenças não são doenças mas sim
causas de alterações que afectaram o crescimento da
arvore.
Essas causas podem ficar-se a dever a secas ,
problemas com nutrição competição entre arvores ,
qualidade das sementes ou das plantas desde o inicio
ou cuidados ou falta deles que tenham tido ao longo
da vida , para já não falarmos em doenças propriamente
ditas e insectos .
Na altura tinha já feito o meu diagnostico com outros
colegas e foi aí que tive uma longa conversa sobre o
que achei que estava o mal
Saído de uma revolução alguém politicamente forte
achou que o Alentejo deveria ser o celeiro de Portugal
e se deitou a semear trigo por todo o lado para
apresentar isso como uma bandeira de triunfo
Tractores romperam tudo o que era terreno e
espalhadores de adubo toda de espalhou-se adubos para
o trigo vir forte e carregado de espigas
Só que o tiro lhes saiu pela culatra !
Ao lavrarem a terra cortaram as raízes dos sobreiros
que ficaram com feridas abertas , depois a
incorporação de azotados provocou a morte das
micorrizas ( leiam-se cogumelos para simplificar ) e
sem micorrizas as plantas não absorvem os minerais e
enfraquecem . Sem micorrizantes e fungos de protecção
radicular o terreno entra em total desequilíbrio e a
desarmonia ecológico a partir daí instala-se

4500 anos antes de JC quando se iniciaram as primeiras
vinhas , o corte de sobreiros era visto como pratico
para dar lugar a uma cultura rentável
O Montado só aparece em termos práticos durante o
período romano , visigodo , árabe da idade media até
aos nossos dias pelo que se reconheceu um valor
enorme na protecção destas arvores
Eu ainda me lembro que nas finanças se tinha de fazer
uma declaração do numero de oliveiras e o corte de uma
Oliveira dava prisão . Com novas técnicas de cultura
as coisas mudaram
Os sobreiros tiveram pior SORTE dado que o Alentejo
tem uma tremenda procura para o Turismo pelos
estrangeiros .
AS vastas áreas despovoadas, o silencio e a ausência
de poluição são hoje na Europa de um valor
incalculável que levam naturalmente a acções menos
dignas para acabar com as arvores sejam elas
sobreiros ou outras
Fala-se por aí que os Japoneses se prontificavam para
“ comprar “ todo o Alentejo para pôr cá todos os seus
reformados
Vejo o sorriso incrédulo do leitor a pensar que eu
exagero .
SE ainda se lembra do Algarve de há 30 ,40 anos veja
como uma planificação mal executada destruiu o nosso
futuro do TURISMO algarvio de qualidade .
O escândalo que envolveu ministros nada teve a ver
com sobreiros mas com um plano imparavel para destruir
todo o Alentejo .
Há muito " bago"metido no assunto capaz de dar a volta
a um nosso representante com uns papeis em cima da
mesa
Bago não de videiras , porque essa produção está
controlada , BAGO ,que há pouco tempo a gente chamava
contos – só que agora são do vigário
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyTer Out 30, 2007 3:47 am

E o meu "chefe" (um valente filho de p###) que a semana passada, queria transplantar um sobreiro DAP 90 affraid
Ir para o topo Ir para baixo
vagalhao

vagalhao


Mensagens : 288
Data de inscrição : 22/10/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyTer Out 30, 2007 1:07 pm

ricardonunes escreveu:
E o meu "chefe" (um valente filho de p###) que a semana passada, queria transplantar um sobreiro DAP 90 affraid

gostava de ver
Ir para o topo Ir para baixo
jps

jps


Mensagens : 127
Data de inscrição : 14/09/2007

A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 EmptyQua Out 31, 2007 5:34 am

««««««««««««A propósito de cugumelos»»»»»»»»»»»»»

Aqui fica uma foto com os maiores cugumelos do mundo......Dizem atingeir os 25 metros de diâmetro por isso tem que ser plantados a grande distancia uns dos outros.

Esta foto foi tirarda por mim durante uma estadia na NOVA ZELÂNDIA....
Este campo experimental fica no lado oposto do canal, junto a Devon Port, mesmo em frente de Oakland.


Sorry, não consigo meter a foto.....alguma ideia......
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A horta do Ricardo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A horta do Ricardo   A horta do Ricardo - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A horta do Ricardo
Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ricardo fedorento diz que
» o outro Ricardo
» Ramos-Horta assume culpa
» TRADUÇAO DO COMENTS = rICARDO
» Ronaldo (di)vagando ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Vaga das Liberdades-
Ir para: