Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Padre António Vieira nasceu há 400 anos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Padre António Vieira nasceu há 400 anos Empty
MensagemAssunto: Padre António Vieira nasceu há 400 anos   Padre António Vieira nasceu há 400 anos EmptyQui Fev 07, 2008 1:06 am

Portugal e Brasil relembram Padre António Vieira
Pensador e religioso nasceu há 400 anos

Assinalam-se hoje os 400 anos do nascimento do Padre António Vieira.

Jesuíta, missionário e diplomata, ficou na História portuguesa e brasileira como um grande prosador e defensor dos direitos humanos.


As comemorações dos 400 anos do nascimento do padre começam hoje mas vão prolongar-se durante um ano com várias iniciativas em Portugal e no Brasil.

Esta tarde, a partir das 18h00, a Academia de Ciências de Lisboa recebe a conferência do ensaísta Eduardo Lourenço intitulada "Do Império do Verbo ao Verbo como Império" e uma alocução do Presidente da República, Cavaco Silva.

No Centro Cultural de Belém (CCB), cinco escritores (Rodrigo Guedes de Carvalho, António Mega Ferreira, Gonçalo M. Tavares, José Tolentino Mendonça e Armando Baptista-Bastos) lêem excertos dos seus sermões e à noite, no mesmo local, um concerto da orquestra Divino Sospiro e do Coro Officium, intitulado "Foi-nos um Céu Também".

Ainda em Lisboa, um eléctrico chamado Vieira - um dos que fazem a carreira número 28, entre o Largo de Camões e a Graça - fará a viagem inaugural hoje, às 15h00, com especialistas que falarão aos passageiros sobre a vida e obra daquele jesuíta do século XVII. Trata-se de uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura e da Carris, que se estenderá até 12 de Fevereiro, pelo menos.

Em Coimbra, na capela da Universidade, realiza-se um Recital de Órgão e Pregação do "Sermão de Quarta-feira de Cinzas" (este ano o dia 06 de Fevereiro coincide com a quarta-feira de cinzas), promovido pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e pelo Centro Inter-Universitário de Estudos Camonianos daquela universidade.

Na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, será inaugurada uma exposição iconográfica e bibliográfica do padre António Vieira, coordenada e organizada pelo professor Arnaldo do Espírito Santo, presidente da Comissão Científica de 2008 Ano Veirino.

Assinalando também a efeméride, o jornal Correio da Manhã distribui na sua edição de hoje uma biografia e um volume com os Sermões do Padre António Vieira.

O Padre António Vieira deixou uma obra literária composta por 200 sermões, 700 cartas, tratados proféticos e dezenas de escritos filosóficos, teológicos, espirituais, políticos e sociais.

Padre António Vieira

António Vieira nasce em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608, numa casa humilde na Rua do Cónego, perto da Sé. O pai, Cristóvão Vieira Ravasco, serve a Marinha e, durante dois anos, é escrivão da Inquisição. Nomeado secretário do governo da Baía, muda-se para o Brasil em 1609 e, em 1614, leva a família para o Brasil.

Inicialmente mau aluno, António estuda na única escola da Baía, o Colégio dos Jesuítas, em Salvador. Cedo demonstra, no entanto, um inato talento, que os jesuítas tentam canalizar para a vida religiosa. Com voto de noviço, junta-se em 1923 à Companhia de Jesus. Um ano depois, aquando da invasão holandesa de Salvador, refugia-se no sertão como missionário. Toma os votos de castidade, pobreza e obediência.

Aos 30 anos, é nomeado mestre de Teologia. Professor de Retórica, prega pela primeira vez em 1933. Um ano depois, é ordenado sacerdote. Mestre em Artes, exerce a função de pregador, sendo a partir de 1638 que pronuncia alguns dos seus mais notáveis sermões. Aquando da segunda invasão holandesa do Nordeste brasileiro, Vieira defende que Portugal entregue a região aos Países Baixos. Com a restauração da independência, Vieira regressa a Portugal, integrando a missão de fidelidade ao novo monarca. Torna-se amigo e confidente de D. João IV. Declarando-se favorável aos cristãos novos, apresenta um plano de recuperação económica e entra em conflito com a Inquisição.

Eloquente orador, é nomeado pregador régio. Como diplomata, vai a França e à Holanda, para negociar com os Países Baixos a devolução do Nordeste brasileiro. Em 1649, é ameaçado de expulsão da Ordem dos Jesuítas, mas D. João IV opõe-se. Defensor da liberdade dos índios, regressa ao Brasil em 1652, como missionário no Maranhão. Em 1661 é, no entanto, expulso pelos colonos. Volta à Europa com a morte de D. João IV, tornando-se confidente da regente, Dª. Luísa de Gusmão. Indesejado na Corte, perde porém o apoio com a morte de D. Afonso VI. É acusado de heresia pela Inquisição, que não vê com bons olhos a sua teoria do Quinto Império, segundo a qual Portugal estaria predestinado a ser a cabeça de um grande império do futuro. Expulso de Lisboa, é desterrado e mandado para o Porto e depois para Coimbra. Os jesuítas vão perdendo privilégios.

Em 1667, é condenado a internamento e proibido de pregar, mas a pena é anulada seis meses depois. Durante a regência de D. Pedro, recupera apoios poderosos. Vai a Roma para a canonização de 40 jesuítas presos nas Canárias e martirizados pelos protestantes em 1570 – mas também para tentar que Santa Sé anule a sentença condenatória do Santo Ofício. Vieira é, porém, humilhado e injustiçado.

Anos mais tarde, regressa a Roma, onde vive, renovando a luta a Inquisição e alcançando enorme prestígio, com a sua eloquência. Fascina a Cúria com os seus sermões. O Papa isenta o Padre "perpetuamente da jurisdição inquisitorial”. Vieira regressa a Portugal mas, com o agravamento da sua saúde frágil, parte para o Brasil, em busca de melhor clima. É lá que se dedica à tarefa de compilar e conclusão dos seus escritos.

As suas obras são publicadas na Europa, elogiadas pela Inquisição. Velho e doente, deixa de pregar. Em 1694, não consegue escrever de próprio punho. Morre em Julho de 1697, com 89 anos, em Salvador. Tido como o maior prosador da língua portuguesa, o "Imperador da Língua Portuguesa", como lhe chamou Fernando Pessoa deixa uma vasta obra literária e a lembrança de uma personalidade exuberante e rigorosa. Entre os mais famosos sermões, destacam-se o "Sermão da Quinta Dominga da Quaresma", o "Sermão da Sexagésima", o "Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda", o "Sermão do Bom Ladrão", o "Sermão de Santo António aos Peixes”.

SIC - 06-02-2008
Ir para o topo Ir para baixo
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Padre António Vieira nasceu há 400 anos Empty
MensagemAssunto: Re: Padre António Vieira nasceu há 400 anos   Padre António Vieira nasceu há 400 anos EmptyQui Fev 07, 2008 1:12 am

Um eléctrico chamado Vieira assinala IV centenário do nascimento de Padre António Veira

Lisboa, 29 Jan (Lusa) - O eléctrico número 28, que liga o Largo de Camões à Graça, vai chamar-se, a partir de 06 de Fevereiro, "Eléctrico Vieira", para assinalar o IV centenário do nascimento do padre António Vieira.

Uma ideia do Centro Nacional de Cultura - à qual a Carris se associou -, a viagem inaugural, marcada para dia 06, às 15:00, contará com a presença de especialistas que falarão aos passageiros da vida e obra do padre António Vieira (1608-1697) e da sua memória ligada à cidade de Lisboa.

"Hoje, quando lemos o padre António Vieira, surpreende-nos o facto de ser tão actual, nos temas e na sua formulação", disse hoje o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d`Oliveira Martins, na apresentação do programa das comemorações organizadas pelo Centro Universitário Padre António Vieira, em Lisboa.

"É que a maturidade da nossa língua em prosa foi adquirida pelo padre António Vieira. Na poesia, foi adquirida por Luís Vaz de Camões, naturalmente", acrescentou.

A Carris, que assim participa nas comemorações dos 400 anos do nascimento do padre jesuíta, missionário, orador e diplomata, manterá a animação temática na carreira de eléctrico número 28 "até 12 ou 13 de Fevereiro, ainda não está decidido", indicou um responsável da empresa presente na sessão.

O eléctrico será decorado com motivos alusivos à figura do padre António Vieira e frases dele, em algumas paragens da carreira haverá também indicações de que o sacerdote terá vivido naquela zona e haverá igualmente distribuição de folhetos explicativos desta intervenção.

Na mesma sessão, foi anunciado o vencedor da primeira edição do Prémio Padre António Vieira, no valor de 10 mil euros: a antropóloga e directora do Serviço Jesuíta aos Refugiados Maria do Rosário Farmhouse.

Trata-se de um galardão destinado a "distinguir um cidadão português cuja intervenção cívica se destaque na promoção dos direitos humanos, do diálogo intercultural e inter-religioso", esclareceu um dos membros do júri, Manuel Braga da Cruz, acrescentando que "não é certo ainda" que o prémio seja atribuído novamente, apesar de ser esse o objectivo da instituição que o atribui.

rtp
Ir para o topo Ir para baixo
 
Padre António Vieira nasceu há 400 anos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Siza Vieira reabre polémica em Madrid
» Casa onde nasceu Jardim passa a museu
» O Padre
» ANTONIO COSTA
» Padre ameaça recusar sacramentos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: