Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência Empty
MensagemAssunto: UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência   UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência EmptyQui Fev 07, 2008 7:47 am

Uma petição on-line contra a possível nomeação do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair para a presidência do Conselho da União Europeia, figura prevista no Tratado de Lisboa, reuniu desde segunda-feira mais de 3 mil assinaturas.

A petição, disponível em www.stopblair.eu, reuniu até hoje de manhã 3.712 assinaturas originárias de 75 países, incluindo de Portugal, com mais de 150 assinaturas.

"Nós, cidadãos europeus de todas as origens e inclinações políticas, desejamos expressar a nossa oposição total à nomeação de Tony Blair para a Presidência do Conselho da União Europeia", lê-se na primeira página da petição, promovida por um grupo de participantes de um fórum designado "The European Tribune".

Apesar do apelo de carácter europeu, a petição já reuniu adesões de cidadãos dos Estados Unidos da América, Martinica, África do Sul, Canadá e Líbano, entre outros países não europeus.

O Tratado de Lisboa, assinado em Dezembro passado pelos líderes dos 27 Estados da UE na capital portuguesa, prevê a criação do cargo de Presidente do Conselho da União Europeia (UE), a ser eleito para um mandato de dois anos e meio, renovável uma vez.

A nova figura europeia, que terá a missão de representar a UE na cena internacional, deverá ser escolhida até ao fim deste ano pelos chefes de Estado e de governo dos 27.

O nome do ex-primeiro-ministro britânico tem sido um dos mais falados em meios políticos europeus e já foi apoiado por alguns dos principais dirigentes, como é o caso do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"Tony Blair é um grande homem na Europa. Tony Blair teve um papel decisivo na adopção do Tratado simplificado. E quero dizer a Tony que tenho a convicção de que nós precisamos do Reino Unido na Europa, nós precisamos de si, o seu lugar é na União Europeia", afirmou Sarkozy em Janeiro passado.

O texto da petição, disponível em 11 línguas, entre as quais o português, defende que "esta nomeação [de Tony Blair], a acontecer, estaria em contradição total com os valores representados pelo projecto europeu".

No mesmo endereço é referido também que Blair, "em violação do direito internacional (…), envolveu o seu país numa guerra no Iraque, à qual se opôs a maioria dos cidadãos europeus".

"Além disso, parece-nos impensável que o primeiro presidente da União Europeia seja o antigo chefe de um governo que manteve o seu país afastado de dois elementos chaves da construção da Europa: o Espaço Schengen de livre circulação de pessoas e a Zona Euro", defende-se no mesmo texto.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência Empty
MensagemAssunto: Re: UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência   UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência EmptyQui Fev 07, 2008 7:49 am

APOIO TOTALMENTE. BLAIR nao tem a mentalidade ESTADO-DEPENDENTE EUROPEIA!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
UE: Críticos da nomeação de Blair para presidência
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tony Blair e Gaza
» SARKOZY QUER BLAIR
» presente para os inimigos dos usa
» Toni Blair converteu-se ao catolocismo
» Blair anuncia investimentos em Gaza e Cisjordânia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: