InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia   Qui Fev 07, 2008 3:08 pm

Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia

Assimina Vlahou
De Roma para a BBC Brasil



O agente especial do FBI encarregado da operação, David Shafer, dá entrevista no Ministério do Interior em Roma
FBI analisou movimentos financeiros de grupos mafiosos
Uma operação conjunta entre a polícia italiana e o FBI (polícia federal americana) desbaratou nesta quinta-feira uma conexão mafiosa entre os dois países e prendeu 80 pessoas em Palermo e Nova York.

As prisões são resultado de uma investigação chamada "Old Bridge", que monitorava famílias mafiosas de Palermo envolvidas com o tráfico de drogas entre a Itália e os Estados Unidos.

A operação está sendo considerada tão importante quanto a "Pizza Connection", que nos anos 80 desmontou um esquema de tráfico de heroína entre a Sicília e os Estados Unidos, e de lavagem do dinheiro proveniente deste tráfico.

Segundo os investigadores, alguns dos chefões presos haviam retomado as relações em território americano, principalmente com integrantes das "famílias" Inzerillo e Gambino.

"A máfia de Palermo tentou retomar as ligações com os criminosos americanos porque a 'Cosa Nostra' siciliana tinha intenção de voltar ao tráfico de drogas, que é muito mais lucrativo do que as extorsões", disse o procurador de Palermo Francesco Messineo, ao jornal La Sicilia.

Em Palermo, cerca de 300 policiais participaram da operação, que terminou com a detenção de 30 pessoas, acusadas de homicídio, associação mafiosa e extorsão.

Família Gambino

Entre as 50 prisões decretadas pelos magistrados de Nova York, está a de Frank Cali, considerado o novo chefão da família Gambino. De acordo com as investigações, ele estaria em contato, já faz alguns anos, com os mafiosos ligados a Bernardo Provenzano e Salvatore Lo Piccolo.

Agentes do FBI teriam analisado os movimentos financeiros de Cali-Inzerillo, o grupo mafioso de Nova York que teria diversas sociedades operando no setor da construção civil e da distribuição de produtos alimentícios.

A "família" Inzerillo buscou refúgio nos Estados Unidos nos anos 80, depois que alguns integrantes do grupo foram assassinados na Sicília durante a guerra entre clãs mafiosos rivais.

Com a vitória dos "corleoneses", liderados pelo chefão Totó Riina, os descendentes dos Inzerillo foram obrigados a fugir, ameaçados de morte, recebendo a proteção da poderosa família Gambino.

No final dos anos 90 e início de 2000, muitos começaram a voltar para a Itália.

Um dos primeiros foi Francesco Inzerillo, que atualmente está detido e da cadeia mandou mensagens aos outros parentes sugerindo que não voltem ao país de origem.

Gravações

Os investigadores italianos gravaram uma conversa entre ele e parentes que foram visitá-lo na cadeia de Turim, onde está cumprindo pena por tráfico de droga e associação mafiosa. Trechos da gravação estão sendo publicados pelos jornais italianos.

"Você tem que ir embora da Europa, aqui não é possível trabalhar livremente. É uma terra bonita, mas não há futuro, se quiser um pouco de paz tem que ir para fora da Sicília e da Itália", teria dito Francesco Inzerillo aos sobrinhos Giovanni e Giuseppe.

Na conversa gravada, o chefão da máfia teria aconselhado os sobrinhos a mudarem de continente.

"Aqui você é sempre controlado, tem que ir para a América do Sul, Central, para os Estados Unidos”, diz um trecho publicado pelas edições online de alguns jornais italianos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Re: Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia   Qui Fev 14, 2008 11:40 am

O empresário siciliano com nome de 'capo'


Salvatore Riina foi morto em 1998 na mesma praça onde mataram os filhos.

Há dez anos, Salvatore Riina - homónimo de um chefe da mafia siciliana preso em 1996 - foi abatido na praça Santa Caterina em Partinico, perto de Palermo. Agora foi a vez dos dois filhos deste empresário da construção civil serem mortos por um desconhecido a poucos metros desse local. Passava pouco das 7.00 quando a polícia foi avisada e não demorou a perceber o que acontecera. É que o nome não era a única coisa que Riina partilhava com o capo da Cosa Nostra. Ele próprio tinha ligações à mafia siciliana, que os filhos, Giuseppe e Gianpaolo, haviam herdado juntamente com o negócio de família.

O jornal La Repubblica garantia ontem que os crimes de terça-feira foram a continuação da vendetta de há dez anos. Uma vingança que desta vez se materializou numa emboscada aos irmãos Riina. Giuseppe e Gianpaolo foram abatidos à porta do café Le Goloserie por um homem encapuzado. Sinal de que o autor dos crimes tinha conhecimento da existência das câmaras de vigilância no local. Este terá fugido num Fiat Punto , mais tarde encontrado com duas pistolas no interior. O principal suspeito é o clã Corleonesi. Este foi liderado até 2006 por Bernardo Provenzano, conhecido como o capo di tutti capi e agora preso, líder da Cosa Nostra. Antes dele, o líder era Salvatore "Toto" Riina, o homónimo do empresário morto há dez anos. Uma coincidência que gerou confusão na imprensa italiana e levou o DN a identificar as vítimas de terça-feira como filhos do capo da Cosa Nostra.

A polícia esperava ontem poder interrogar a terceira vítima da emboscada, ferida no ataque. Mas Fulvio Giordano, um funcionário dos Riina, foi transferido para o hospital de Palermo, onde devia ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

dn
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Polícia da Itália e FBI prendem 80 em ação contra máfia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» POLÍGONOS REGULARES
» Atitude da polícia nas manifestações
» Polígonos - Determine o valor de x nos casos
» Número de lados do polígono
» POLÍGONOS =)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: