InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica   Dom Fev 10, 2008 4:43 am

Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica


O Nebraska tornou-se ontem o último estado norte-americano a abolir a cadeira eléctrica como modo de execução primário, depois de o Supremo Tribunal estatal ter considerado que violava a dignidade humana e era, por isso, inconstitucional. A decisão surge na altura em que se aguarda que o Supremo Tribunal dos EUA se pronuncie sobre a legalidade da injecção letal, o método de execução mais comum.

"As provas demonstram que a electrocussão inflige uma dor intensa e um sofrimento agonizante. Por isso, como método de execução é um castigo cruel", indicou o tribunal, que decidiu por seis contra um. "Os condenados não devem ser torturados até à morte, não importa qual tenha sido o seu crime", escreveu o juiz William Connoly.

Em causa estava um apelo de Raymond Mata, considerado culpado em 2000 da morte de um menino de três anos, filho da ex-namorada. Partes do corpo do rapaz foram encontrados no seu frigorífico e na tigela da comida do cão.

O procurador-geral do Nebraska, Jon Bruning, disse que vai dar início aos procedimentos para aprovar um novo método de execução (a electrocussão era o único previsto).

Depois da decisão do Nebraska, a cadeira eléctrica pode ser usada apenas nos estados que, apesar de preferirem a injecção letal, dão aos condenados o direito de escolher o método - Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Florida, Ilinóis, Kentucky, Oklahoma, Tennessee e Virginia. Uma opção que muitos estão agora a abolir.

Foi o caso de Daryl Holton, a última pessoa electrocutada no Tennessee, em Setembro. Holton, que confessou a morte de quatro crianças em 1997, escolheu a cadeira eléctrica em vez da injecção letal. Muitos tribunais suspenderam execuções à espera da decisão do Supremo sobre este método introduzido em 1977. Em causa está o uso de três químicos que, segundo dois condenados do Kentucky, provocam sofrimento e dores excruciantes violando a oitava emenda da Constituição. 60% dos americanos são a favor da pena de morte.|

DN
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica   Dom Fev 10, 2008 10:49 am

Nao acabou com a pena de morte. sIMPLESMENTE , ALTERA O metodo!!! A
maioria dos USA sao a favor da PENA de MORTE!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Nebraska põe fim ao uso da cadeira eléctrica
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cadeira para observação.
» "RESOLVIDO" Qual o juiz que morreu após cair da cadeira para trás .PERGUNTA PARA O IRMÃO B.V.
» (Udesc) a pressão em (N/m ao quadrado)
» Reflexão da luz
» Questão UERJ

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: