InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica   Qua Fev 20, 2008 3:23 am

Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica


A polémica que se instalou a nível internacional com Tropa de Elite, o filme do realizador brasileiro José Padilha, que ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, é a continuação da discussão acesa que começou antes de a película estrear.

"Tropa de Elite cumpriu um papel de valor social incomensurável porque descreve o que acontece no Rio de Janeiro, mostrou a triste realidade da nossa cidade", comentou à Lusa António Carlos Costa, presidente do Movimento Rio de Paz.

O filme de José Padilha "não é fascista" como a revista Variety o classificou, de acordo com o responsável. "A polícia que nós temos é a que o filme descreve. Os traficantes também. Estamos vivendo num contexto socialmente esquizofrénico. Apesar da alegria e da hospitalidade do brasileiro, há hoje uma cultura de banalização da vida humana no Brasil que é chocante", comentou António Carlos Costa.

O ano passado houve 50 mil homicídios no Brasil, dos quais seis mil no estado do Rio de Janeiro, onde decorre a acção em Tropa de Elite.

"Um filme complicado, mas não fascista", opina a investigadora brasileira de cinema e audiovisual Dácia Ibiapina. "O filme está entre a ficção e o documentário e aborda uma questão séria no Brasil que é a violência, mas é exagerado dizer que é fascista", comentou a ex-directora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

O filme, defende Dácia Ibiapina, tem dois aspectos positivos. "Primeiro pela grande repercussão no Brasil e no estrangeiro, já que um filme só se realiza quando é visto. Segundo porque tematiza a questão da violência na sociedade brasileira, tanto a violência do tráfico como a violência policial", sustenta a investigadora.

"Sabíamos que estávamos a mexer com um tema delicado, mas sabíamos também que era necessário porque a sociedade brasileira não aguenta mais", comentou Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite.

Baseado no livro Elite da Tropa, o filme conta a história de um capitão que quer deixar de ser tropa de elite (Bope) por ter sido pai. A última vez que um filme brasileiro ganhou um Urso de Ouro foi em 1998 com Central do Brasil.

DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Realismo em 'Tropa de Elite' acentua polémica
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» POLÊMICA NO MEIO EVANGÉLICO novela INSENSATO CORAÇÃO !!
» Suicídio é mais provável entre indivíduos sem filiação religiosa
» Iezzi (Questão polêmica)
» TAMANHO É DOCUMENTO?A polêmica dos centímetros
» História da Maconha – A droga mais polêmica do mundo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Artes & Letras-
Ir para: