InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 O que é "bullying"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Xô Esquerda

avatar

Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

MensagemAssunto: O que é "bullying"   Sex Fev 22, 2008 12:25 am

O que é "bullying" ?


O que significa esta expressão

É um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou um grupo com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapaz/es de se defender. A palavra "bully" significa "valentão", o autor das agressões.

Onde é que ele pode ocorrer

Pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.

Características dos "bullies"

Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um défice em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm origem durante a infância.

Alguns tipos de bullying

Os bullies usam uma combinação de intimidação e humilhação, como insultos, ameaças, chantagem, acusações, ataques físicos , rumores negativos sobre a vítima. Podem, ainda, usar tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, publicação de fotos etc). Em alguns casos, o bully dá alcunhas com base em características que a vítima não quer que sejam alardeadas. A escola como local de bullying

Em escolas, o bullying ocorre geralmente em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente, dentro ou fora da escola. Aqui, o bullying pode assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média ou não retorno das tarefas escolares.

Acompanhamento das crianças

O acompanhamento próximo dos pais é importante, de forma a perceber sinais que possam surgir no comportamento das crianças. Muitos casos tendem a suceder na entrada na adolescência e, por isso, são, frequentemente, classificados como reacções da "idade do armário".

jn


Última edição por Xô Esquerda em Sex Fev 22, 2008 12:28 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Xô Esquerda

avatar

Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

MensagemAssunto: Re: O que é "bullying"   Sex Fev 22, 2008 12:27 am

Aluna de 12 anos espancada por seis colegas na escola


Secundária Afonso de Albuquerque, a escola onde a aluna foi violentada física e psicologicamente

Maria (nome fictício) está assustada com as ameaças que tem recebido nos últimos dias, depois de avisar que vai apresentar uma queixa-crime contra os suspeitos da agressão da sua filha numa das principais escolas da Guarda. A menina, de 12 anos, que frequenta o 7.º ano, foi espancada por seis colegas de turma num corredor da Secundária Afonso de Albuquerque no dia 13. "Estou de rastos.

São telefonemas atrás de telefonemas, ameaças e pressões de toda a ordem", conta, ao JN, confessando que estava longe de imaginar "o inferno" em que se estava a meter quando decidiu avançar para tribunal com este caso de "bullying".

As coisas não estão fáceis para esta funcionária pública e a revolta inicial parece começar a perder força, à medida que "a pressão aumenta". Entretanto, a filha já regressou à escola, "com medo", mas tão cedo não esquecerá o que lhe aconteceu nessa tarde. A agressão terá acontecido num intervalo das aulas, quando os rapazes, com a mesma idade que a colega, começaram a hostilizá-la. "Primeiro tentaram tirar-lhe a mochila, depois puxaram-na e empurraram-na até que caísse", adianta a mãe.

No chão, a aluna foi então pontapeada nas costas enquanto um dos miúdos lhe terá posto um pé em cima. "Como tentava proteger a cara com as mãos e estava aterrorizada, ela não conseguiu ver quem a agrediu", prossegue a mãe, acrescentando que, "como se não bastasse, ainda lhe agarraram a cabeça, onde apresenta um hematoma".

Na sua versão, apenas a directora de turma fez alguma coisa, já que foi ela quem acompanhou a filha ao hospital. Atendida na Urgência do Sousa Martins, o médico de serviço não detectou lesões ou ferimentos.

A professora apresentou queixa na PSP e expôs o caso ao Conselho Executivo da escola nesse mesmo dia. Mas só ontem à noite, numa reunião convocada para o efeito, o assunto terá sido analisado com os pais dos alunos em causa. O presidente do Conselho Executivo, António Soares, diz tratar-se de um "assunto interno", escusando-se a prestar declarações. Também a mãe da vítima aguarda, há uma semana, por explicações do órgão máximo da escola.

Enquanto não chegam, garante que o caminho a seguir já está traçado "Quero ver o que se vai passar, que medidas serão tomadas e avançar com uma acção criminal para que mais casos destes não se repitam", avisa. Maria revela que a filha já se tinha queixado dos abusos dos colegas, que, alegadamente, lhe diziam coisas do género "és pequenita, feia e magra, tens asma porque não acreditas em Deus e estás a ser castigada".

Por isso, a jovem insistia que não era aceite pela maioria e terá pedido "várias vezes" para sair da escola, onde ingressou este ano lectivo. "Respondia-lhe que se defendesse, não dava muita importância às queixas. Mas nunca pensei que o caso chegasse a este ponto", lamenta.

Segundo a mãe, desde o início do ano que a menina terá sido posta de parte "Parece-me uma turma seleccionada, com bons alunos, e que a minha filha foi lá parar por engano", sublinhando não haver motivos para comportamentos "tão violentos" por parte dos colegas. Isto porque a filha sempre foi "pacata", sendo apontada na turma como uma referência em termos de comportamento.

Contudo, suspeita que este também possa ter sido um dos motivos para "a perseguição despropositada e anormal". E adianta que esta hostilização apenas era feita por um colega, pelo que acredita que o comportamento dos restantes cinco agressores aconteceu por "arrastamento".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: O que é "bullying"   Sex Fev 22, 2008 1:00 am

ALGUNS BULLIES QUE SE METERAM COM A MINHA FILHA, levaram as medidas CORRETIVAS NECESSARIAS!!! Jamais me vao esquecer!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Escolas desenvolvem projectos para combater «bullying»   Dom Abr 13, 2008 2:20 am

Exclamation


Alunos já não têm medo de apresentar as suas histórias on-line


«Tudo começa com ofensas, palavras, que nos magoam, até que tudo ultrapassa os limites. Batem, agridem, roubam, excluem, chegam até a ameaçar-te na tua casa. Tudo isto é horrível. Falo pela minha experiência. Fui vítima de Bullying». Assim começa um dos textos inseridos no blog Sem Bullying, desenvolvido pelo 9ºB da Escola EB 2/3 Dr. Manuel de Brito Camacho, de Aljustrel.

A ideia foi criada no âmbito da Área de Projecto e é desenvolvida por dois alunos, mas tem merecido um grande acolhimento por parte de todos os outros elementos da turma e até já está a ser encarado como exemplo para a escola, onde os alunos se queixam muito da violência, do bullying.

O relato de uma rapariga choca pela frontalidade: «Agrediam-me durante as aulas (iam de puxões de cabelos, a chapadas, etc.). Mas superei esta experiência, pois já no 5º ano tinha sido vítima de Bullying». Nos comentários a este relato já começaram a surgir mais testemunhos, de pessoas que sentiram ataques pessoais.

Este é um assunto que vai sendo abordado nas escolas, como acontece com a EB 2/3 de Penacova, onde o 12º C desenvolve o blog Jovens: o alvo e a Seta, também no âmbito da Área de Projecto. Aqui há espaço para informações, precauções, mas também alguns testemunhos, demonstrando que os jovens estão cada vez mais alerta.

Portugal Diário
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O que é "bullying"   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O que é "bullying"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 1º de Maio é o dia de qual "trabalho"?
» O "gnosticismo" é um processo de Deus?
» "Reavivamento" do Ateísmo. Vejam a Causa.
» A misteriosa profecia do "Rei" deste mundo
» Determine valor de "p" de moto que o triangulo seja retangulo em B

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: