Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Dia mais sangrento na Faixa de Gaza

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

Dia mais sangrento na Faixa de Gaza Empty
MensagemAssunto: Dia mais sangrento na Faixa de Gaza   Dia mais sangrento na Faixa de Gaza EmptySáb Mar 01, 2008 9:27 pm

Médio Oriente: Dia mais sangrento na Faixa de Gaza, mais de 50 palestinianos mortos


Com mais de 50 palestinianos mortos no âmbito da operação israelita na Faixa de Gaza, hoje é o dia mais sangrento no território controlado pelo Hamas, desde a retirada israelita, no Verão de 2005.

A ofensiva israelita foi lançada quarta-feira depois de um israelita ter sido morto por um foguete palestiniano na cidade de Sderot, no sul do país.

Foi a 14ª pessoa morta por foguetes palestinianos no sul de Israel em sete anos e a primeira desde Junho do ano passado.

Na quarta-feira, pelo menos 26 foguetes palestinianos foram disparados a partir da Faixa de Gaza sobre o sul de Israel, matando um israelita.

O braço militar do movimento islâmico Hamas reivindicou a autoria dos disparos, afirmando que se tratou de uma resposta a um ataque aéreo israelita que fez 11 mortos, cinco dos quais seus activistas, além de quatro civis e duas crianças.

No mesmo dia, mísseis disparados por um helicóptero israelita provocaram danos, em Gaza, no edifício do Ministério do Interior do Governo do Hamas.

Na quinta-feira, 19 palestinianos, entre os quais oito membros do Hamas e quatro crianças, foram mortos em ataques aéreos israelitas.

O ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, ameaçou efectuar uma operação terrestre de grande envergadura, depois de 11 foguetes palestinianos terem atingido o sul de Israel, nomeadamente em Sderot e Ashkelon, fazendo dois feridos.

Na sexta-feira, o vice-ministro da Defesa israelita, Matan Vilnai, advertiu que Israel estava disposto a usar todos os meios necessários para fazer cessar os disparos de foguetes.

Dezenas de milhares de palestinianos manifestaram-se em Gaza, em resposta a uma convocatória do Hamas, depois de um activista do braço armado daquele movimento ter sido morto num ataque aéreo, no campo de refugiados de Kabaliya e de uma menina de dois anos ter ficado gravemente ferida na explosão de um obus disparado por um tanque perto de Beit Hanun.

Hoje, pelo menos 52 palestinianos, entre os quais mulheres e crianças, morreram em ataques aéreos e numa operação terrestre do exército israelita contra a Faixa de Gaza, segundo fontes médicas.

Cerca de 150 palestinianos ficaram feridos, 15 dos quais com gravidade.

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, apelou para uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU e classificou a ofensiva como “mais que um Holocausto”.

O exército israelita anunciou, por seu lado, a morte de dois soldados israelitas em Gaza durante o dia.

Perante a escalada de violência, Saeb Erekat, um dos principais negociadores palestinianos, afirmou que as negociações com Israel estão “enterradas sob as casas destruídas em Gaza”.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dia mais sangrento na Faixa de Gaza
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Israel não atacará Faixa de Gaza ...
» Israel fecha fronteiras com a Faixa de Gaza
» Hamas ataca posto fronteiriço na Faixa de Gaza
» Israel alivia bloqueio à Faixa de Gaza depois dos protestos
» Entram em vigor sanções impostas por Israel à Faixa de Gaza

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: