InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Venezuela/Crise...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fúria

avatar

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Venezuela/Crise...   Qua Mar 05, 2008 9:23 pm

Hugo Chávez ameaça nacionalizar empresas colombianas


O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frías, anunciou na quarta-feira que o intercâmbio comercial com a Colômbia “vem para baixo” e que poderá nacionalizar as empresas colombianas no país.

“Ordenei aos senhores ministros que fizessem o mapa das empresas colombianas que estão aqui na Venezuela, poderíamos nacionalizar algumas, recuperá-las”, disse Hugo Chávez.

O Presidente venezuelano falava no palácio presidencial de Miraflores, durante uma conferência de imprensa em que participou também o seu homólogo do Equador, Rafael Correa.

“Não estamos interessados em investimentos colombianos aqui e os que fizemos na Colômbia, de boa fé, numa empresa de Cartagena, temos que vendê-los”, disse.

O Presidente venezuelano acusou o seu homólogo da Colômbia, Álvaro Uribe, de “deitar abaixo” o intercâmbio comercial bilateral, que, disse, foi prioridade no seu Governo e atingiu, em 2007, 6 mil milhões de dólares (aproximadamente 4 mil milhões de euros).

“Nós não podemos depender, nem de um grão de arroz ou de carne da Colômbia”, disse Hugo Chávez, que ironizou que esses produtos poderiam, no futuro, conter um vírus ou estar envenenados.

O Presidente da Venezuela ordenou, no domingo, o encerramento da Embaixada venezuelana em Bogotá, na Colômbia, e enviou dez batalhões de tropas para a zona de fronteira, depois de militares colombianos terem morto Raul Reyes, o número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), durante uma operação no Equador.

Hugo Chávez descreveu a operação como uma violação da soberania de um país vizinho e advertiu o seu homólogo colombiano, Álvaro Uribe, que uma eventual incursão militar em território venezuelano, em busca de guerrilheiros das FARC, seria “motivo de guerra”.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Venezuela/Crise...   Qua Mar 05, 2008 9:33 pm

JA ESTAMOS FARTOS, deste PALHACO COCAINEIRO!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Re: Venezuela/Crise...   Qui Mar 06, 2008 1:43 am

Este chaves ás vezes nem ve a fechadura
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Venezuela/Crise...   Qui Mar 06, 2008 5:14 am

Chávez ameaça nacionalizar as empresas colombianas na Venezuela


O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aproveitou a visita do seu homólogo equatoriano, Rafael Correa, para deixar uma ameaça contra Bogotá. "Na Venezuela não estamos intressados em empresas colombianas", disse o mandatário, "poderíamos nacionalizar algumas", acrescentou.

Numa conferência de imprensa conjunta, Chávez assinalou que o seu governo "terá que vender" as empresas que tem na Colômbia, e anteviu uma queda importante no comércio bilateral, que no ano passado roçou os 4000 milhões de euros. "Isto vai descer", disse o mandatário.

Por seu lado, o Presidente do Equador, Rafael Correa, assinalou que o seu país "não ficará tranquilo" até que a Colômbia não receba uma condenação "contundente, sem questionamentos nem meias medidas" por parte da comunidade internacional.

Correa, que iniciou um périplo pela América do Sul em busca de apoio, disse sentir-se satisfeito pela resolução da Organização de Estados Americanos (OEA) que estabelece que a Colômbia "violou a soberania e a integridade territorial" do Equador com o seu envio de militares para a fronteira, no sábado passado. O Presidente reconheceu que essa decisão foi um "passo importante" para o desenlace pacífico da tensão diplomática, mas advertiu igualmente que o confronto ainda não terminou e que "o Equador saberá responder ao agressor o ultraje" de que foi vítima, se não se conseguir uma condenação internacional.

Rafael Correa disse ainda que, após a ruptura das relações entre ambos os países, o Equador vai endurecer o controlo das fronteiras, considerando "um acto de guerra" atitudes como as fumigações antidroga realizados por aviões colombianos.

O Presidente equatoriano aterrou há apenas algumas horas em Caracas - após uma visita ao Peru e ao Brasil - para se reunir com Chávez, a fim de receber apoios regionais para aquilo que considerou uma "agressão" da Colômbia: a incursão, no sábado passado, do seu Exército em território equatoriano para atacar uma base dos rebeldes das FARC. No ataque morreu o líder guerrilheiro Raúl Reyes e uma vintena de companheiros de armas.

Amanhã, Correa parte para o Panamá e para a Nicarágua com os mesmos propósitos. Posteriormente, viajará até à República Dominicana, a fim de representar o país na Cimeira do Grupo do Rio, onde estará igualmente o Presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Publico
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Venezuela/Crise...   Qui Mar 06, 2008 10:47 am

Este CHAVEZ esta para as ameacas, como SOCRATES esta para os RECUOS!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Venezuela/Crise...   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Venezuela/Crise...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Obama, a crise e a Nova Ordem Mundial...
» Ateísmo em crise?Líderes se atrapalham com definição
» Redação - Crise Hídrica (ENEM)
» Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?
» Crise vertiginosa...outra vez...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: