Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral Empty
MensagemAssunto: Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral   Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral EmptySex Mar 07, 2008 11:43 am

Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral

Isaías Carrasco não morreu pouco depois de ter sido atingido com vários tiros no corpo

O assassinato de um ex-vereador socialista levou o primeiro-ministro espanhol e o líder do Partido Popular a suspenderem a campanha. Ambos garantem que o atentado não abala o regime democrático.

José Luis Zapatero e Mariano Rajoy decidiram suspender a campanha depois de terem sido informados sobre o atentado que vitimou Isaías Carrasco Miguel, atingido pelas costas com três tiros, dois no peito e um no pescoço, quando saía de casa com a mulher e filha em Mondragón, Guipúzcoa, País Basco.

Transportado de urgência para o hospital, o ex-edil socialista não sobreviveu aos ferimentos. O atentado aconteceu por volta das 13h30 (hora local).

"Os terroristas quiseram interferir na manifestação de vontade pacífica dos cidadãos convocados às urnas, mas a democracia espanhola demonstrou que não admite desafios por parte daqueles que se opõem aos seus princípios de base e aos seus valores essenciais", disse o primeiro-ministro Zapatero. "Ela nunca o aceitou e jamais o aceitará".

"Hoje é um dia de luto e todos devemos estar unidos com a família de Isaías Carrasco", afirmou o líder do PP, Mariano Rajoy. "Os culpados deste crime são os terroristas, os assassinos da ETA. E a única opção é a derrota da ETA através da lei e com a vontade inabalável dos 45 milhões de espanhóis".

Apesar de ainda não ter sido reivindicado, o ministro espanhol do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba, acusou a organização separatista basca ETA do assassinato.

"Quem cometeu este crime pode ter uma certeza e uma só: acabarão nos tribunais e na prisão", disse Rubalcaba. (ver vídeo relacionado)

A organização separatista basca apelara, recentemente, a um boicote das eleições legislativas como forma de protesto contra a “opressão” do poder central espanhol.

Responsável pelas mortes de 820 pessoas em 40 anos de acções violentas - na defesa da independência do País Basco -, a ETA aplicou nos últimos dias a sua chancela em dois atentados à bomba, sem, no entanto, fazer quaisquer vítimas. A 23 de Fevereiro, uma pequena bomba explodiu perto de uma antena de televisão. Seis dias depois, um segundo engenho explosivo de fraca potência era detonado na sede do Partido Socialista de Derio, causando danos materiais.

Carrasco, de 43 anos, que trabalhava para uma empresa pública, foi candidato pelos socialistas nas eleições municipais de 2007, não tendo sido eleito.

O atentado ocorreu no último dia da campanha para as eleições legislativas de domingo e quando os partidos ultimavam os preparativos para os grandes comícios de encerramento.

RTP
2008-03-07 16:39:46
Ir para o topo Ir para baixo
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral Empty
MensagemAssunto: Re: Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral   Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral EmptySex Mar 07, 2008 11:48 am

Destino da ETA é desaparecer, diz Zapatero

A ETA foi «vencida pela democracia», «repudiada e isolada» pelos espanhóis e pela sociedade basca e o seu único destino é o desaparecimento, afirmou esta sexta-feira o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero.

( 16:58 / 07 de Março 08 )

«Sabíamos que a ETA podia ainda causar dano e dor irreparável aos espanhóis. Hoje acrescentaram mais uma vítima à sua longa lista de ignomínia, uma vítima que como todas as anteriores permanecerá na recordação e reconhecimento de todos», afirmou.

«Mas também sabemos que a ETA está já vencida pela democracia, repudiada e isolada pelo conjunto dos espanhóis e pela sociedade basca. Por isso o seu destino é o desaparecimento e o futuro dos seus membros é a cadeia», sublinhou.

Numa declaração à nação, sem perguntas dos jornalistas, Zapatero manifestou pesar «pelos terríveis momentos» que vive a família do ex-vereador socialista Isaías Carrasco Miguel que, segundo o primeiro-ministro, foi assassinado pela organização separatista basca.

«Este criminoso atentado mostra a extrema crueldade de quem apostou por continuar com a sua execrável actividade contra o mais elementar dos direitos, o direito à vida», afirmou no Palácio do Governo em Madrid.

Além de uma «firme condenação» partilhada por todos os democratas, Zapatero disse que «quem participou neste assassínio acabará detido e posto à disposição da justiça para que cumpra rigorosamente a pena que merecem pela atrocidade que cometeram».

«O governo perseguirá com todos os instrumentos do Estado de direito os terroristas, a quem os apoia e justifica as suas acções e investirá toda a sua determinação e todos os meios para continuar a perseverar em favor das vidas e da liberdade de todos os espanhóis», sustentou.

Para Zapatero, a ETA quis «interferir na pacífica manifestação da vontade dos cidadãos convocados às urnas», assassinando um trabalhador que «dedicou parte da sua vida aos interesses dos seus cidadãos».

«A democracia espanhola demonstrou que não admite desafios de quem ataca princípios básicos e valores essenciais. Não os admitiu no passado, não admite hoje, não admitirá nunca», afirmou.

«Juntos, o governo, os partidos políticos, as organizações sociais e a sociedade civil defenderemos as nossas instituições e as nossas liberdades. Todos juntos acabaremos com este mal que fere a sociedade espanhola há décadas», conclui.

Pouco depois de fazer a sua declaração, Zapatero partiu a bordo de um helicóptero para o País Basco.

tsf online
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral Empty
MensagemAssunto: Re: Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral   Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral EmptySex Mar 07, 2008 11:53 am

ZAPATERO deu o CU a AL-QUEDA!!! Por isso esta no PODER!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral Empty
MensagemAssunto: Re: Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral   Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Atentado no País Basco suspende campanha eleitoral
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ETA faz explodir mais uma bomba no País Basco
» Atentado de Madrid - Leitura do Acordão
» Tire dúvidas sobre o processo eleitoral americano
» Espanha/Atentado...
» Estrategista da campanha de Hillary renuncia ao cargo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: