Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A principal exportação dos EUA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Lech Walesa

Lech Walesa


Mensagens : 452
Data de inscrição : 30/01/2008

A principal exportação dos EUA Empty
MensagemAssunto: A principal exportação dos EUA   A principal exportação dos EUA EmptySáb Mar 08, 2008 4:50 am

Mundo
A principal exportação dos EUA



Não é software, nem armas, nem guerras pela hegemonia. É inflação. Diz Peter Schiff
Alterar tamanho

ILUSTRAÇÃO ALAIN GONÇALVES/WHO
Os americanos andavam distraídos com o «subprime», mas repentinamente começaram a sentir o disparo no índice de preços ao consumo. A polémica estalou mesmo em torno do índice de preços - a Administração americana desdramatiza e discutem-se diversos índices com diferentes valores.

O mais acarinhado pela Administração Bush é o designado por “índice de preços ao consumo para todos os consumidores urbanos” (abreviadamente CPI-U), que já estaria nos 4,3% ao ano - superior ao europeu (3,4% para a União Europeia a 27) e ao português (2,9%).


Nuvens negras



Os críticos olham para ‘dentro’ desse CPI-U americano e vêem nuvens negras: 19,6% de aumento nos preços da energia (no caso da UE27 estará nos 9,7%, menos de metade), o que não é para espantar com o preço do barril de crude negociado na América no patamar dos 100 dólares.

Se a inflação for avaliada em termos de taxa composta anual a três meses, o índice já estará nos 6,8%, com 43,6% na área da energia e 22,3% na área dos transportes. Mas outros analistas chamam a atenção para o índice de variação de preços na produção - nesse caso, os produtos acabados subiram 7,4%, os intermédios 8,8% e as matérias-primas 31,3% .

Mas nada disto deveria surpreender, diz o analista Peter Schiff, presidente da Euro Pacific Capital, autor de um livro intitulado sugestivamente ‘Crash Proof: How to profit from the coming economic collapse’.

Os americanos estão a sofrer um efeito «boomerang» da política da Reserva Federal e da Administração - algo que Schiff avisou desde o início do ano passado, antes de rebentar o escândalo do «subprime». O seu reverso é o colapso do dólar face a várias moedas, nomeadamente ao euro (que, durante este mês, já ultrapassou a fasquia psicológica do 1,5 dólares), apesar do discurso oficial de que os EUA defendem um ‘dólar forte’.


Uma questão geopolítica



O efeito «boomerang» advém do facto de os países cujas divisas estão indexadas ao dólar começarem a estar no limite da sua capacidade em ginástica de suporte à política financeira e económica americana. As principais vítimas da desvalorização galopante do dólar têm sido os asiáticos e os árabes que vivem dos export-dólares ou dos petrodólares.

A contrapartida para o suporte político ao dólar é a importação da inflação para a economia doméstica desses países.

Os países do Golfo revelam taxas que não eram observadas há bastante tempo: 14% no Qatar, 12% nos Emirados Árabes Unidos, 6,5% na própria Arábia Saudita (depois de uma década de inflações abaixo de 1%).

Na Ásia, a China, a locomotiva económica actual do mundo, revela índices oficiais de 7,1% e a Índia de 6,6%. O alarme geral soou, diz Schiff.

O Kuwait foi o primeiro a sair da indexação ao dólar em Maio de 2007. Fala-se que, para Abril, poderá haver novidades no Conselho da Cooperação do Golfo (que abrange seis países exportadores de petróleo daquela região). Alan Greenspan, o ex-presidente do FED, incitou os árabes a optarem por um regime de flutuação das suas divisas, numa conferência em Jedá (perto de Meca), na Arábia Saudita, em finais de Fevereiro.

A inflação tornou-se, por isso, uma questão geopolítica. Schiff diz, por graça, que a inflação é hoje a principal exportação «made in USA». Que começou a devolver dividendos envenenados.



Jorge Nascimento Rodrigues



TRÊS PERGUNTAS A
Peter Schiff


Autor de ‘Crash Proof’
P Em que condições poderão os asiáticos e árabes largar a ligação das suas moedas ao dólar americano?

R Penso que essas condições estão reunidas. Quanto mais tempo o adiarem, mais alta será a inflação nos seus países, com um potencial para problemas sociais graves.

P A própria política americana de ‘exportar’ a inflação parece agora começar a fazer «boomerang»...

R De facto, alguma da inflação que até aqui exportávamos, está a ser devolvida e a começar a magoar-nos. E esta situação só pode piorar. Provavelmente, quando os asiáticos e os árabes largarem a indexação ao dólar, a inflação na América irá disparar.

P Qual o seu conselho?

R Das três coisas que aconselho no meu livro, uma é muito clara: mantenha as suas aplicações em dólares no mínimo possível. Ouro, prata, francos suíços, dólar de Singapura, euros, é uma boa opção.


http://clix.semanal.expresso.pt/2caderno/economia/artigo.asp?edition=1845&articleid=ES283679
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A principal exportação dos EUA Empty
MensagemAssunto: !!!   A principal exportação dos EUA EmptySáb Mar 08, 2008 4:54 am

ENQUANTO ISSO, os PRECOS ao consumidor , na EUROPA sao o dobro e triplo dos USA!!!! Porque na U.E., nao se consome nada para alem de IMPOSTOS!!! O DOLAR fraxo , compra mais nos USA, do que o EURO FORTE, na EUROPA!!! Os USA exportam 110 000 000 000 /mes!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
A principal exportação dos EUA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: