InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Primeiro-ministro sérvio demite-se e anuncia eleições

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Primeiro-ministro sérvio demite-se e anuncia eleições   Dom Mar 09, 2008 6:01 am

Primeiro-ministro sérvio demite-se e anuncia eleições


O chefe do Governo sérvio, Vojislav Kostunica, anunciou hoje a dissolução do Governo que partilhava com o partido do Presidente, Boris Tadic, e a realização de legislativas antecipadas. Os dois vinham a desentender-se sobre a via europeia da Sérvia: Kostunica defende que o apoio de muitos países da UE à independência do Kosovo é incompatível com um futuro europeu para a Sérvia, Tadic é contra independência do Kosovo mas vê esse processo como independente da aproximação de Belgrado a Bruxelas.

Vojislav Kostunica, que lidera um Executivo em estado de crise há meses, explicou a sua decisão em conferência de imprensa em Belgrado. “O Governo sérvio já não tem uma política unificada sobre uma questão importante ligada ao futuro do país: o Kosovo. Um Governo como esse não pode funcionar. É o fim do Governo”, disse Kostunica, de semblante carregado.

Todos os partidos sérvios defendem a adesão à UE”, explicou Kostunica. “A diferença surge quando se coloca a questão: deve a Sérvia entrar na UE com ou sem o Kosovo. O Kosovo é Sérvia, e a Sérvia só pode entrar na UE com o Kosovo”, cita a Reuters. Kostunica acrescentou que a votação deve ser marcada para 11 de Março, a data das eleições municipais.

A crise latente cresceu com a declaração de independência do Kosovo a 17 de Fevereiro e agudizou-se na semana passada, com a recusa dos partidos Democrata, do Presidente Boris Tadic, e do liberal G17+, em aprovarem uma proposta de bloquear negociações com a UE que não incluíssem o Kosovo como parte da Sérvia.

Kostunica, o fiel da balança

Kostunica é primeiro-ministro apesar do seu partido ter sido apenas o terceiro mais votado nas legislativas, também antecipadas, de Janeiro de 2007. Mas tem mantido a posição de decisor entre os dois pólos, o dos nacionalistas de Tomislav Nikolic, cujo partido venceu as eleições legislativas de 2007 com 28,5 por cento dos votos (e 81 deputados) mas não participa no Governo, e o do Partido Democrata de Tadic, que obteve 22,71 por cento dos votos e tem 64 deputados.

Kostunica pode escolher aliar-se desta vez com os nacionalistas com quem partilha uma posição mais dura em relação ao Kosovo.

Já Tadic venceu as últimas presidenciais, de Fevereiro deste ano, contra Nikolic, numa votação apresentada como um referendo ao caminho europeu da Sérvia – e apesar das sondagens dizerem que mais de 70 por cento dos sérvios defendem a entrada na UE, Tadic venceu por uma pequena margem (com 50,5 por cento contra 47,9 de Nikolic). Analistas sublinharam que este foi sobretudo um voto de protesto contra o Governo pela crise económica.

A nova eleição será vista novamente como um referendo à aproximação entre Belgrado e Bruxelas. Sondagens dizem que mais de 70 por cento dos sérvios acham que a prioridade da Sérvia é aderir à UE.

Muitos sérvios estão frustrados por este caminho ser lento: a recente assinatura do Acordo de Estabilização e Associação com a UE foi suspensa pela falta de cooperação da Sérvia com o Tribunal de Haia.

Entretanto, no site da TV e rádio sérvia B92, a chefe do gabinete para a Integração Europeia, Tanja Miscevic, disse que é o Presidente (e não o Governo) que deve assinar este acordo – este estaria sujeito, no entanto, a uma aprovação posterior pelo Parlamento.

Publico
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Primeiro-ministro sérvio demite-se e anuncia eleições
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Primeiro Ministro
» Sócrates diz que não há melhor primeiro-ministro
» Combinatória - (eleição escolar)
» Eleições! Só para lembrar PT...
» A Re-eleição de OBAMA já estava certa para acontecer?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: