InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Washington adverte Rússia para "problemas"...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Washington adverte Rússia para "problemas"...   Sab Mar 22, 2008 5:14 am

Washington adverte Rússia para "problemas" de reconhecimento da independência da Abcásia e Ossétia do Sul



Tiflis, 22 Mar (Lusa) - Os Estados Unidos advertiram hoje a Rússia para "os problemas" do reconhecimento da independência das regiões separatistas da Abcásia e da Ossédia do Sul, que romperam relações com a Geórgia há 15 anos após renhidas guerras civis.

"Se a Rússia reconhecer a Abcásia e a Ossédia do Sul, cometerá um grande erro", declarou Daniel Fried, secretário de Estado adjunto norte-americano, em declarações à televisão georgiana Rustavi-2.

Fried considera que o reconhecimento russo da condição de Estado destes dois territórios acarretaria "muitos problemas" à Rússia.

"Os EUA defendem a integridade territorial da Geórgia e advogam uma solução pacífica para os conflitos dentro das fronteiras georgianas internacionalmente reconhecidas", disse.

O dirigente norte-americano reconheceu, no entanto, que "a resolução destes conflitos não é uma questão simples".

A Duma (parlamento da Rússia) exortou sexta-feira o presidente Vladimir Putin e o Governo russo a reconhecerem a independência da Abcásia e da Ossédia do Sul.

Os deputados incitaram o Governo russo "a abrir missões diplomáticas nestes dois Estados", a aumentar os esforços para garantir a segurança na região e "a simplificar ao máximo" as diligências para quem quer cruzar a fronteira entre a Rússia e estes territórios.

Estas repúblicas, segundo o parlamento russo, "têm muito mais argumentos para aspirar ao reconhecimento internacional do que o Kosovo", para além de que os planos da Geórgia de ingressar na NATO a impossibilitam de "consolidar o seu território".

Tanto a Abcásia como a Ossédia do Sul, que romperam laços com a Geórgia após guerras civis, pediram no início deste mês à Rússia e ao resto da comunidade internacional (ONU, União Europeia e OSCE) que reconheçam a sua independência.

Seguidamente, Moscovo restabeleceu relações comerciais com a Abcásia, decisão que a Geórgia interpretou como "estímulo ao separatismo".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, já assegurou que Moscovo não tem intenção de reconhecer a independência destas regiões separatistas.

A Rússia, contudo, advertira em Fevereiro que a independência unilateral do Kosovo, a que sempre se opôs, abrirá a "caixa de Pandora" dos separatismos na Europa.

JMS.

Lusa/Fim
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Washington adverte Rússia para "problemas"...   Sab Mar 22, 2008 10:45 am

E AFINAL, PORTUGAL ESTA OU NAO contra o KOSOVO? Ainda nao receberam as ORDENS DE ZAPATERO???
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Washington adverte Rússia para "problemas"...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vamos tentar compreender a causa dos nossos "problemas"
» O que significa "ser renovado para o arrependimento"?
» tempo para "fechar" livros
» Para que são os "sinais"?
» Calcular o valor de "m" para que as retas sejam coplanares.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: