InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 A OFENSA DO MANOLETE DOS RELVADOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: A OFENSA DO MANOLETE DOS RELVADOS   Dom Mar 23, 2008 5:33 am

A OFENSA DO MANOLETE DOS RELVADOS

Ferreira Fernandes
jornalista
ferreira.fernandes@dn.pt
Ahistória veio ontem no DN. Cristiano Ronaldo fez mais um filme publicitário e houve protestos da brigada antitourada. Porquê? Ele matou com uma estocada - ou um livre de 30 metros - um touro bravo? Ele cravou no cachaço de um touro manso uma bandeirola de canto? Nada disso. Cristiano Ronaldo, qual Manolete das alas, sorriu e fintou um touro. E, isso, é de uma crueldade inominável.

Para quem não leu o DN de ontem, lembro os factos. A marca japonesa Fuji Xerox contratou o nosso rapaz para um spot publicitário. Lembraram-se de o pôr no meio de uma praça de touros, com uma bola, defrontando uma espécie de Miura. Não sei o que é que a Fugi Xerox pretendia vender com isso. Ou melhor, sei: um spot com Cristiano Ronaldo até faz vender viaturas limpa-neve à Câmara de Portimão. Ou talvez a escolha da Fuji Xerox fosse um piscar de olho cinematográfico e culto. Cristiano Ronaldo é português como o pegador de touros Nuno Salvação Barreto e este, no Coliseu de Roma, dobrou o pescoço de um touro no filme Quo Vadis, para salvar a Deborah Kerre e o Robert Taylor.

Não importa, a Fuji Xerox pegou em Cristiano Ronaldo, numa bola e num touro, juntando-os numa praça de touros. Uma bola, bola, sem truques que a transformassem em espada ou bandarilha. É verdade que com ela, a bola, Cristiano Ronaldo fazia o que Belmonte e Manuel dos Santos faziam com a capa: chicuelinas e verónicas. E foi esse o problema. Os anti-touradas viram naquilo uma violência. A tal ponto que a Fuji Xerox teve de tornar pública a feitura do filme para mostrar que Cristiano Ronaldo e o touro nunca estiveram juntos - aquilo foi montagem de computador. Amansados, os antitouradas regressaram aos curros.

Aqui entro eu, perplexo. Sendo que nunca houve violência física de Cristiano Ronaldo sobre o touro, o que indignou a tal brigada antitourada só podia ser a violência psicológica. Talvez ela tivesse pensado que no fim das fintas de Cristiano Ronaldo o touro precisava de marcar consulta num psicanalista taurino. Ser desfeiteado pelo diestro madeirense - com todo aquela soberba maldade dele - deve deitar abaixo a auto-estima até de um cornudo genético.

Seja. Mas o que não percebo é como essa gente se mobiliza pelos touros e ignora os humanos. Então, e as humilhações por que passam, cada semana, os defesas direitos, esquerdos e centrais, obrigados a defrontar esse El Cordobés que joga no Manchester e na selecção nacional? Porquê retirar um spot da Fuji Xerox e permitr que a Sport TV mostre todas as semanas a paragem cerebral de um guarda-redes ao ver a bola de Cristiano, El Matador, entrar-lhe num cantinho impossível? Um pouco de misericórdia, senhores, com quem, apesar de só duas patas, também tem sentimentos (e psique). |
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A OFENSA DO MANOLETE DOS RELVADOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TERMOS PICA ROMANO E OUTROS SÃO OFENSAS ÁS REGRAS DO FORUM

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Desporto-
Ir para: