InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte   Seg Mar 24, 2008 1:56 pm

Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte


O arcebispo de Lisboa considerou ontem, na habitual homilia pascal, que a noção de pecado incutiu no homem "o medo de morrer", alterando "a própria compreensão" da existência, com a morte a apare- cer "como a negação da vida", quando devia ser a passagem para a plenitude da vida.

"A morte é um processo biológico normal e inevitável, que atinge toda a criação. As consequências do pecado fizeram-se sentir na dimensão psicológica e espiritual da morte, ou seja, na maneira de viver a morte", disse D. José Policarpo na homilia do Pontifical da Ressurreição do Senhor, na Sé Patriarcal de Lisboa.

Entre as consequências do pecado surge "antes de mais, o medo de morrer", quando, "num quadro de justiça não manchada, a morte seria desejada como passagem para a plenitude definitiva da vida".

É necessário, assim, que se recupere "o verdadeiro sentido da vida", dado que será dessa forma que "se resgata a morte e se lhe restitui o sentido de passagem para a vida definitiva", disse D. José Policarpo, acrescentando que "o aspecto mais grave" da alteração verificada no sentido da vida e da morte "é o deixar de se acreditar na vida depois da morte".

"Embora não seja fácil arrancar completamente do coração humano a esperança na vida depois da morte, há em todos os tempos, e hoje são muitos, homens e mulheres que vivem como se a vida acabasse na morte, o que altera profundamente o sentido da vida, a maneira como se vive", afirmou o cardeal-patriarca. Assim, "a morte e ressurreição de Cristo, porque liberta o homem do pecado, redime a morte do seu sentido dramático de fim de vida, e volta a dar-lhe o sentido da passagem para uma vida plena e definitiva".

Se a necessidade de acreditar na vida para além da morte marcou a homilia de ontem, na noite de sábado, na homilia da Vigília Pascal, o cardeal-patriarca já tinha sublinhado que o "dogma da criação é a primeira verdade" da fé dos cristãos. Em alusão às teses opostas do evolucionismo e do criacionismo, a propósito dos 150 anos de Darwin, D. José Policarpo disse que "o campo da ciência é, a partir da realidade conhecida e dos elementos que ela fornece, avançar na compreensão da forma como se foi formando o universo". Já "a fé, baseada na Palavra revelada, acredita que o dinamismo que originou e presidiu a essa maravilhosa harmonia do universo, é a sabedoria criadora de Deus".

LUSA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O papa João Paulo II vai ressuscitar? (preferível que católicos não leiam)
» Casamento segundo a ótica dos católicos - tópico oficial
» Aprendendo com os católicos
» 15/02/2012 APARECIMENTO DO ANTICRISTO (DE ACORDO COM CATÓLICOS)
» Evangélicos são ridicularizados no Twitter

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Religiões & Fé-
Ir para: