Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte Empty
MensagemAssunto: Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte   Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte EmptySeg Mar 24, 2008 1:56 pm

Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte


O arcebispo de Lisboa considerou ontem, na habitual homilia pascal, que a noção de pecado incutiu no homem "o medo de morrer", alterando "a própria compreensão" da existência, com a morte a apare- cer "como a negação da vida", quando devia ser a passagem para a plenitude da vida.

"A morte é um processo biológico normal e inevitável, que atinge toda a criação. As consequências do pecado fizeram-se sentir na dimensão psicológica e espiritual da morte, ou seja, na maneira de viver a morte", disse D. José Policarpo na homilia do Pontifical da Ressurreição do Senhor, na Sé Patriarcal de Lisboa.

Entre as consequências do pecado surge "antes de mais, o medo de morrer", quando, "num quadro de justiça não manchada, a morte seria desejada como passagem para a plenitude definitiva da vida".

É necessário, assim, que se recupere "o verdadeiro sentido da vida", dado que será dessa forma que "se resgata a morte e se lhe restitui o sentido de passagem para a vida definitiva", disse D. José Policarpo, acrescentando que "o aspecto mais grave" da alteração verificada no sentido da vida e da morte "é o deixar de se acreditar na vida depois da morte".

"Embora não seja fácil arrancar completamente do coração humano a esperança na vida depois da morte, há em todos os tempos, e hoje são muitos, homens e mulheres que vivem como se a vida acabasse na morte, o que altera profundamente o sentido da vida, a maneira como se vive", afirmou o cardeal-patriarca. Assim, "a morte e ressurreição de Cristo, porque liberta o homem do pecado, redime a morte do seu sentido dramático de fim de vida, e volta a dar-lhe o sentido da passagem para uma vida plena e definitiva".

Se a necessidade de acreditar na vida para além da morte marcou a homilia de ontem, na noite de sábado, na homilia da Vigília Pascal, o cardeal-patriarca já tinha sublinhado que o "dogma da criação é a primeira verdade" da fé dos cristãos. Em alusão às teses opostas do evolucionismo e do criacionismo, a propósito dos 150 anos de Darwin, D. José Policarpo disse que "o campo da ciência é, a partir da realidade conhecida e dos elementos que ela fornece, avançar na compreensão da forma como se foi formando o universo". Já "a fé, baseada na Palavra revelada, acredita que o dinamismo que originou e presidiu a essa maravilhosa harmonia do universo, é a sabedoria criadora de Deus".

LUSA
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cardeal diz que católicos não devem ter medo da morte
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ASAE prende Cardeal Patriarca!
» Católicos e Vida Pública
» judeus e catolicos ...PUBLICO
» Cardeal ordena missas especiais pelas vítimas de abuso sexua
» Portugueses sem medo na Galiza

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Religiões & Fé-
Ir para: