Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Filme de animação «Persépolis» proibido no Líbano

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Filme de animação «Persépolis» proibido no Líbano Empty
MensagemAssunto: Filme de animação «Persépolis» proibido no Líbano   Filme de animação «Persépolis» proibido no Líbano EmptyQua Mar 26, 2008 6:57 am

Filme de animação «Persépolis» proibido no Líbano
O filme de animação franco-iraniano Persépolis, criticado pelas autoridades iranianas pelo retrato que faz da Revolução islâmica, não vai ser exibido nas salas de cinema do Líbano, anunciou hoje um responsável do ministério do Interior

Fórum Comente este artigo / 3 visitas
ImprimirImprimir
Enviar por mailEnviar por mail
Ver artigoVer comunidade

O responsável, membro dos Serviços de Segurança Gera,l dependentes do ministério, não precisou a razão da interdição, mas uma fonte governamental indicou, a coberto do anonimato, que o filme desagradou ao chefe da Segurança geral, um elemento próximo do movimento xiita Hezbollah.

«É claro que o chefe dos serviços de segurança, o general Wafiq Jizzini, próximo do Hezbollah, não quer autorizar este tipo de filme, que, segundo ele, dá uma imagem do Irão pior do que a vigente ao tempo do Xá» , disse.

Persépolis , prémio do júri ex-aequo no Festival de Cannes 2007 e nomeado para os Óscares de 2008, baseia-se na banda desenhada homónima da franco-iraniana Marjane Satrapi.

O filme, que Marjane co-realizou com Vincent Paronnaud, mostra a repressão sob o regime do Xá mas também a coacção social, as detenções e as execuções dos anos que se seguiram à Revolução islâmica liderada pelo ayatollah Khomeiny.

A natureza rebelde da heroína e os seus problemas com as autoridades forçam-na a deixar temporariamente o seu país. Reside numa primeira fase na Áustria e depois em França, nunca mais tendo regressado ao Irão.

O filme foi condenado pelo governo do presidented Mahmoud Ahmadinejad como «islamófobo» e «anti-iraniano», mas uma versão censurada da obra chegou a ser várias vezes exibida nas salas de cinema iranianas.

Lusa / SOL
Ir para o topo Ir para baixo
 
Filme de animação «Persépolis» proibido no Líbano
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Proibido fumar em todos os centros comercias
» Desvaneios Mangais, by Mango
» Desminagem no Líbano
» Líbano de novo a ferro e fogo
» 'Rede criminosa' matou ex-premiê do Líbano, diz ONU

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: