InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Turcos ameaçam atacar o Iraque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qua Out 17, 2007 3:58 am

Turcos ameaçam atacar o Iraque para combater os rebeldes curdos

Citação :
A Turquia ameaça pôr o norte do Iraque a ferro e fogo porque, afirma, os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) utilizam o Curdistão iraquiano para lançar ataques à soberania do país. A crise aumentou quando, no início do mês, 12 soldados turcos foram mortos, segundo Ancara, por membros do PKK.

A situação é considerada muito grave a ponto de o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, ter convocado com urgência o gabinete de crise e ter decido enviar uma delegação do mais alto nível a Ancara para encontrar uma solução. Enquanto isso, Maliki falou por telefone com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, procurando um compasso de espera que permita uma saída não militar, estando já na Turquia o vice-presidente iraquiano, Tarek al-Hachemi.

Para procurar cortar o mal pela raiz, o Governo iraquiano instruiu as suas Forças Armadas para fecharem o cerco aos rebeldes do PKK (calculados em cerca de 3 500) de modo a que a Turquia não acuse Bagdade de conivência nas acções rebeldes contra a sua soberania.

Na tentativa de evitar mais um conflito na região, os EUA apelaram aos dois países que tentem encontrar uma solução diplomática para a crise. O Iraque concorda com essa via, mas a Turquia tem dúvidas, dizendo que é fácil falar de diplomacia quando as vítimas são de outro país.

Embora não se confirme o reforço militar turco junto à fronteira, o ministro da Segurança Nacional iraquiano, Sherwan al-Waeli, afirmou que o seu Governo recorrerá a todos os meios necessários para garantir que os rebeldes do PKK não utilizem o território para atacar a Turquia, prometendo inclusive colaboração militar com os turcos nessa luta comum."Quer o Governo central quer o executivo da região autónoma do norte do Iraque devem erguer um instransponível muro entre eles e a organização terrorista, o PKK", afirma Erdogan, acrescentando que o Parlamento deverá hoje autorizar as incursões militares no Iraque.

"A Turquia está sem paciência em relação tanto aos terroristas do PKK como no que respeita aos que os apoiam, protegem e municiam", sublinhou Erdogan.

O PKK, considerada uma organização terrorista por Ancara, EUA e União Europeia, iniciou em 1984 uma luta armada independentista na Turquia que causou mais de 37 mil mortos.

Na sequência desta crise, os preços do petróleo atingiram ontem novos recordes, aproximando-se dos 88 dólares por barril nos EUA, com os mercados preocupados com as consequências de uma eventual ofensiva turca na fronteira iraquiana (ver Economia).

26 milhões sem Estado

A Direcção do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) anunciou, em Fevereiro de 2000, o fim da luta armada contra o Governo da Turquia. Apesar disso, Ancara continuou a atacar as bases do PKK no Iraque. Cerca de 37 mil pessoas já morreram no Curdistão devido ao conflito.

Os curdos são a maior etnia sem Estado do Mundo (26,3 milhões de pessoas), habitam uma vasta região do Médio Oriente que, para além da Turquia, abrange partes do Iraque, do Irão, da Síria e da Arménia. São maioritariamente muçulmanos sunitas, organizam-se em clãs e, em algumas regiões, falam curdo.

O projecto de criação de um Estado curdo não tem o apoio de nenhum país da região. Após a Guerra do Golfo (1991) foi criada uma zona de segurança no norte do Iraque para proteger os curdos que se revoltaram contra Saddam Hussein. Os guerrilheiros contam com o apoio do Governo sírio e mantêm bases no Irão e no Iraque.

JN

Entretanto encontrei este comentário, num forum sobre assuntos militares (militaryphotos).

Citação :
I read something interesting on another forum, the reason for US inaction is that the PKK, and it's Iranian counterparts the PJAK and the MEK have been providing the US with lots of Intel about the Iranian Nuclear program
Voltar ao Topo Ir em baixo
B

avatar

Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qua Out 17, 2007 6:03 am

esta Iraque começa a ficar uma guerra em várias frentes, já nem se sabe pelo que se luta por ali.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://brunopaulo.miniville.fr/
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qua Out 17, 2007 10:44 am

B escreveu:
esta Iraque começa a ficar uma guerra em várias frentes, já nem se sabe pelo que se luta por ali.

Por enquanto so ha uma. Mas contra o terrorismo!!! 1200 alvos sao possiveis de ser atacados no IRAO, a qualquer momento pelos USA!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qua Out 17, 2007 12:23 pm

Bush pede a Ancara que não envie tropas para o Iraque

Citação :
Washington, 17 Out (Lusa) - O presidente norte-americano George W. Bush exortou hoje a Turquia a não realizar incursões militares no Curdistão iraquiano, considerando que não era do interesse de Ancara enviar tropas para o Iraque.

"Dizemos de maneira muito clara à Turquia que não pensamos que seja do seu interesse enviar tropas para o Iraque", declarou Bush durante uma conferência de imprensa na Casa Branca.

"Um estacionamento maciço de tropas turcas no país - um estacionamento maciço de mais tropas no país - não é a melhor maneira de enfrentar o problema", acrescentou o presidente norte-americano.

A Turquia ameaçou enviar tropas para o norte do Iraque para atacar os rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que se servem da zona como base para o lançamento de incursões na Turquia.

Entretanto, Bush considerou "contraproducente" a resolução apresentada ao Congresso norte-americano, visando reconhecer um genocídio arménio sob o império otomano, no início do século XX.

"O Congresso não deveria procurar ocupar-se da história do império otomano", afirmou.

"O Congresso tem coisas melhores para fazer do que voltar as costas a uma democracia aliada no mundo muçulmano, em particular uma democracia que fornece um apoio vital ao nosso exército todos os dias" em países como o Iraque, referiu.

RP.

Lusa/Fim
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qua Out 17, 2007 12:39 pm

FIMA DA UE.para a TURQUIA se invadir o IRAQUE!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qua Out 17, 2007 9:01 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
FIM DA UE.para a TURQUIA se invadir o IRAQUE!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qui Out 18, 2007 3:46 am

Parlamento turco autoriza ofensiva contra rebeldes curdos no Norte do Iraque

Citação :
O Parlamento turco autorizou hoje o Governo a lançar, se necessário, uma ofensiva contra as bases dos separatistas curdos no Norte do Iraque, ignorando os apelos de contenção de Washington e Bagdad.

A moção apresentada pelo Governo, com validade de um ano, foi aprovada por 507 dos 526 deputados presentes, merecendo apenas a oposição do partido pró-curdo DTP (Partido para uma Sociedade Democrática).

O texto precisa que a data e a dimensão da ofensiva serão decididas pelo Governo, desde que incursão não vá além "da região Norte e das zonas adjacentes", onde Ancara acredita estarem 3500 elementos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), grupo armado que desde 1984 luta pela criação de um Estado curdo no sudeste da Turquia.

Antes da votação, o vice-primeiro-ministro, Cemil Ciçek, garantiu que qualquer operação militar que venha a ser lançada visará apenas as bases da guerrilha do PKK, insistindo que Ancara não tem qualquer pretensão territorial sobre o país vizinho.

O responsável adiantou ainda que Ancara vai manter também a pressão diplomática e económica sobre o grupo, que integra as listas de organizações terroristas da UE e EUA.

Bagdad tenta evitar incursão

Esta manhã, para tentar reduzir a tensão entre Ancara e Bagdad, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki, telefonou ao seu homólogo turco, Tayyip Erdogan, para que lhe garantir que o seu Governo está “absolutamente determinado a pôr um ponto final às actividades e à existência do PKK em território iraquiano”.

Menos conciliatório, o governo autónomo do Curdistão iraquiano advertiu que, se o Parlamento turco autorizar a incursão, cometerá um acto “ilegal e contrário ao direito internacional”.

Pouco antes da votação da moção, o Presidente norte-americano voltou aconselhar a Turquia a não abrir uma nova frente de guerra no Iraque, sob risco de desestabilizar uma poucas regiões até aqui poupadas à violência. “Queremos dizer de forma muito clara à Turquia que não pensamos ser do seu interesse enviar tropas para o Iraque”, afirmou Bush, durante uma conferência de imprensa em Washington, sublinhando que existem outras formas de “enfrentar o problema do terrorismo”.

No entanto, Ancara não parece disposta a esperar mais tempo, depois de nas últimas semanas 13 soldados turcos terem sido mortos em ataques transfronteiriços atribuídos ao PKK. Há vários dias que o Exército tem vindo a concentrar meios junto ao Curdistão iraquiano, gerando receios de que a ofensiva pode estar para breve.

Publico
Voltar ao Topo Ir em baixo
B

avatar

Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qui Out 18, 2007 9:09 am

Sinceramente não sei se isto será bom para o Iraque e para os americanos.o norte do iraque até estava bem calmo , mas agora com esta invasão turca, caso aconteça, o Iraque vai ficar bem pior.

mas é como eu disse lá em cima, vai ser uma guerra em muitas frentes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://brunopaulo.miniville.fr/
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Qui Out 18, 2007 10:29 am

Qualquer invasao sera no NORTE do IRAQUE e na realidade temos que entender os TURCOS.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Sab Out 20, 2007 1:08 pm

B escreveu:
Sinceramente não sei se isto será bom para o Iraque e para os americanos.o norte do iraque até estava bem calmo , mas agora com esta invasão turca, caso aconteça, o Iraque vai ficar bem pior.

mas é como eu disse lá em cima, vai ser uma guerra em muitas frentes.

O problema é outro e bem mais perigoso
Hora do saque
Agora é facil ao Irao e á Turquia e a XXX assumirem o papel de abutre
e puxar pelo cadaver

Israel bem mais abaixo pode lixdar-se
se
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Sab Out 20, 2007 1:11 pm

BRING THEM ON!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Sab Out 20, 2007 1:30 pm

Vitor mango escreveu:
B escreveu:
Sinceramente não sei se isto será bom para o Iraque e para os americanos.o norte do iraque até estava bem calmo , mas agora com esta invasão turca, caso aconteça, o Iraque vai ficar bem pior.

mas é como eu disse lá em cima, vai ser uma guerra em muitas frentes.

O problema é outro e bem mais perigoso
Hora do saque
Agora é facil ao Irao e á Turquia e a XXX assumirem o papel de abutre
e puxar pelo cadaver

Israel bem mais abaixo pode lixdar-se
se

Mango, assino por baixo Exclamation

Pena, haver tanta gente de entrolhos... Cool
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Sab Out 20, 2007 1:31 pm

TURQUIA e USA, podem invadir o IRAO ,JUNTOS em duas frentes!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   Sab Out 20, 2007 1:32 pm

alminajana DEMITE O NEGOCIADOR NUCLEAR iraniano. Mais uma inf=dicacao das intencoes do mini-HITLER, que , tem os dias contados!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Turcos ameaçam atacar o Iraque   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Turcos ameaçam atacar o Iraque
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» grupo islamico pretende atacar o Brasil
» Globo quer combater crescimento da Record/IURD em Portugal
» Aumento do limite da dívida EUA foi pra acobertar a criação do Conselho dos 13
» Complemento nominal
» Abraão era Judeu ou Gentio?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: