InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Contra os estereótipos - Rainha Rania da Jordânia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Contra os estereótipos - Rainha Rania da Jordânia   Ter Abr 01, 2008 12:49 am

Rainha lança canal contra os estereótipos

2008/04/01 | 00:30JRS

Rania da Jordânia promete trabalhar para acabar com preconceitos

A Rainha Rânia da Jordânia lançou um canal no YouTube exortando os jovens a tomarem parte num diálogo global para desmantelar estereótipos do mundo muçulmano e árabe, de acordo com um comunicado de imprensa do Palácio Real citado pela agência Lusa.

Rânia prometeu trabalhar para acabar com esses preconceitos e disse querer que pessoas conheçam o verdadeiro mundo árabe «sem emendas, sem rasuras e sem filtros».

O canal do YouTube convida os espectadores a darem as suas opiniões sobre o Médio Oriente e a falarem das imagens estereotipadas que possam ter dos árabes e dos muçulmanos.

No comunicado divulgado pelo Palácio, Rânia foi citada como tendo dito: «Quero que os jovens de todo o mundo vejam o lado pessoal da minha região, conheçam os lugares e deparem com os rituais e a cultura que forjaram a parte do mundo que eu chamo pátria».

Reino tradicionalmente conservador e de inspiração tribal, a Jordânia pretende imprimir um cunho de modernidade ao país que a destingue de outras nações árabes no Médio Oriente.

O YouTube é muito popular entre a juventude jordana, que constitui mais de metade do país com uma população de seis milhões de habitantes. Há um acesso fácil à Internet, ao contrário do que se passa noutros locais da região, designadamente na Arábia Saudita ou no Irão e na vizinha Síria.

«Num mundo onde é tão fácil ligarmo-nos uns aos outros, anda permanecemos muito desligados», disse Rânia na sua página da Internet. «Há todo um mundo maravilhoso lá fora que não podemos apreciar com estereótipos», acrescenta.

Rainha e advogada

Rânia, de origem palestiniana, casada com o rei jordano Abdullah em 1993, promove e defende a educação, o financiamento do micro-crédito no quadro da luta para fazer sair o país da pobreza. É também uma advogada da protecção das mães e das crianças contra os abusos familiares e a promoção dos direitos das mulheres.

Juntamente com o rei Abdallah, ela é a ponta de lança de uma campanha para introduzir leis duras que imponham punições mais severas aos homens que matam mulheres das suas famílias por estas desobedecerem à vontade dos homens mais velhos do clã familiar - os chamados crimes de honra.

Em 2007, ela conseguiu reunir uma mãe palestiniana de Gaza com o filho, após 25 anos de separação, depois de o filho ter contado o seu pesadelo na Tv Jordana. A Rainha, ela própria mãe de quatro filhos, surpreendeu mais tarde os produtores do show, a audiência do estúdio e o filho palestiniano quando trouxe esta mãe ao programa para se juntarem.

O lançamento de Rania no YouTube surge numa altura de grande agitação no mundo muçulmano devido à divulgação do filme Fitna na internet, do político holandês anti-imigraçáo Geert Wilders que é visto como sendo insultuoso para o Isláo do profeta Maomé

O filme, de 15 minutos, que mostra versos do Corão justapostos com cenas de violência e ataques terroristas por muçulmanos extremistas, atraiu a condenação das nações muçulmanas.



Send me your stereotypes

Rainha Rânia da Jordânia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Contra os estereótipos - Rainha Rania da Jordânia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Contra fatos não há argumentos, ou contra argumentos não há fatos?
» Rainha mãe X rainha folgada.
» Campanha internacional contra Julio Severo e outros cristãos ?
» Três tipos de bênçãos. (III Jo.2):Salvação, prosperidade e saúde.
» Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: