InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 GANDA SAKORZY!!! ISTO E QUE E UM PRESIDENTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: GANDA SAKORZY!!! ISTO E QUE E UM PRESIDENTE   Ter Abr 01, 2008 11:50 am

PENA NAO SER DA EUROPA!!!!!!!!!!!!!



01/04/2008 - 13h43

Sarkozy responsabiliza Farc por possível morte de Betancourt


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviou nesta terça-feira uma mensagem televisionada ao chefe das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Manuel Marulanda, para que liberte imediatamente a franco-colombiana Ingrid Betancourt, e responsabilizou a guerrilha pela possível morte da refém, mantida em cativeiro na selva há mais de seis anos.

"Espero uma prova de humanidade, sem a qual tudo se complicará de novo. Basta uma decisão de sua parte para salvar uma mulher da morte, e manter a esperança de todos os que continuam detidos. Tome esta decisão: liberte Ingrid Betancourt", afirmou Sarkozy.

Betancourt está em poder das Farc desde 23 de fevereiro de 2002, e é uma das 40 reféns que a guerrilha pretende trocar por 500 insurgentes presos em uma negociação de um acordo humanitário com o governo colombiano.

Apesar de o estado de saúde de Betancourt ser preocupante desde outubro de 2007, quando foi divulgado um vídeo no qual ela aparece abatida e muito magra, o temor por sua vida aumentou desde fevereiro último, com os testemunhos de ex-companheiros de cativeiro e versões de colonos que acreditam tê-la visto em aldeias de Guaviare.

No último sábado (29), o ex-marido de Betancourt, Fabrice Delloye, disse temer que ela "esteja a ponto de morrer ou já esteja morta", após declarações dadas por autoridades colombianas sobre seu estado de saúde.

"Temo que Ingrid esteja a ponto de morrer ou já morta. O que me angustia é a declaração do governo colombiano, e me pergunto se não dispõem de informações que ignoramos", disse.

Ontem, a rádio colombiana Caracol afirmou que Betancourt estaria com malária, leishmaniose e hepatite B e precisaria com urgência de uma transfusão de sangue.

Operações

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que seu país "nunca renunciará" às operações militares de salvamento de reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e acusou o grupo de não aceitar trocar reféns por guerrilheiros.
"Se acontecer o pior, o mundo deve saber que os únicos responsáveis por esse drama são as Farc. O governo colombiano fez todo o possível para preservar a vida de Ingrid e facilitar sua libertação", disse o ministro colombiano.

Para Juan Manuel, a eventual morte de Betancourt seria "lamentável e muito contraproducente para as Farc" e assinalou que se a guerrilha tiver um pouco de "humanidade" deveria libertá-la "imediatamente".

O ministro colombiano afirmou que o governo não vai cessar o combate contra as Farc por causa dos reféns, porque tem "a obrigação constitucional de defender os colombianos contra os danos das Farc, que assassinam, recrutam crianças e colocam bombas e minas".

Maus tratos

Nesta segunda-feira, o publicitário Juan Carlos Lecompte, marido da franco-colombiana, disse que Betancourt é a seqüestrada mais humilhada pelos guerrilheiros.

"Os que recuperaram sua liberdade dizem que ela se mantém firme em suas convicções, que a humilham e ela confronta a guerrilha, e por isso, ela é a que mais maltratam", disse Lecompte, 45, durante gravação de entrevista para o "Programa do Jô", da Rede Globo.

Na semana passada, o governo colombiano anunciou que, se as Farc libertarem Betancourt, dará por iniciado o acordo humanitário para a troca de reféns por rebeldes presos. A afirmação de Bogotá, que representa uma mudança da posição adotada até o momento, foi divulgada após as notícias de que o estado de saúde de Ingrid é muito grave.

"Há uma versão oficial do governo colombiano de que ela foi vista em um posto de saúde, e que estava muito mal, em um estado deplorável, delicado, e deve ser levada a um hospital", afirmou Lecompte. "Por isso essa urgência pela busca de ajuda para libertá-la."

O colombiano pediu ainda a intervenção do presidente Lula. "Se o presidente Lula se envolver --o Brasil é a potência da América Latina, é nosso vizinho--, ele pode falar com o governo colombiano, pode falar com a guerrilha, pode incidir no problema", afirmou ao programa.




http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u387861.shtml
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
GANDA SAKORZY!!! ISTO E QUE E UM PRESIDENTE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pesquisa do forum:Em quem vc vai votar para presidente?
» Impeachment:presidente deve perder o mandato?
» IMPEACHMENT da Presidente DILMA Vana Rousseff - Relatório da Comissão e demais fases do julgamento
» Donald Trump é eleito Presidente dos Estados Unidos !
» Quando é que isto vai passar !! (é só um desabafo)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: