InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão   Sab Abr 05, 2008 2:38 am

Lisboa

Peixeiras competem pelo melhor pregão no arranque do festival "Peixe em Lisboa"

6:15 | Sábado, 5 de Abr de 2008

Lisboa, 05 Abr (Lusa) - Um "concurso" de pregões entre peixeiras marca hoje o arranque da primeira edição do festival gastronómico "Peixe em Lisboa", que até dia 13 ocupará o Pátio da Galé, ao Terreiro do Paço.

Peixe de mar, de rio, marisco, bacalhau, ostras, sushi e conservas são os vários paladares que passarão pelo festival, que tem um dia dedicado a cada sabor, culminando no dia 13 com uma caldeirada colectiva.

Hoje, no dia dedicado ao peixe, três peixeiras do mercado 31 de Janeiro vão competir entre si para conseguir lançar os pregões mais apelativos, que serão depois avaliados pelo público.

Os melhores "chefs" de cozinha de Lisboa e arredores marcam presença durante os nove dias de "Peixe em Lisboa", um festival dirigido ao público e com aspirações de maior internacionalização, organizado pelo Turismo de Lisboa e pela Câmara.

Além dos sabores do peixe e marisco, o festival promove também os seus "acompanhantes" mais conhecidos: o arroz, o azeite, o vinho, a cerveja.

O ingresso custa 15 euros e dá direito a um menu no valor de cinco euros e um copo para provar vinhos.

Ao longo dos nove dias de festival, os visitantes podem também aprender truques de cozinha com os "chefs" mais conceituados de Lisboa, como Vítor Sobral ou Fausto Airoldi.

Provas de vinhos, cozinha ao vivo, tertúlias e debates marcam também o programa do festival, que funciona das 11:00 às 23:00 no fim-de-semana e das 12:00 às 23:00 durante a semana.


Lusa/fim
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão   Sab Abr 05, 2008 10:10 am

SE A ANA GOMES CONCORRER, GANHA!!!! UMA PEIXEIRA PURA. SO QUE DE PEIXE PODRE!!!!!!!!!!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Lisboa: Festival "Peixe em Lisboa" foi "um sucesso"   Dom Abr 13, 2008 1:15 pm

sunny


Lisboa, 13 Abr (Lusa) - Mais de 80 quilos de peixe foram utilizados para a confecção da "Grande Caldeirada" que foi hoje servida no último almoço do festival "Peixe em Lisboa", que a organização considera ter sido "um grande sucesso".

"Foi um grande sucesso. Superou todas as expectativas", disse hoje à Agência Lusa o director do festival, Duarte Calvão.

Mais de dez mil pessoas passaram pelo Terreiro do Paço para visitar o "Peixe em Lisboa", que começou a 05 de Abril e termina hoje, indicou o responsável.

"Ainda é cedo para estar a avançar com números, mas até sexta-feira tinham vindo cá 8.500 pessoas. Ontem (sábado) recebemos cerca de 1.500 e hoje também foi um dia muito forte", indicou.

Duarte Calvão considerou que o festival foi "muito importante para mostrar que há em Portugal um público interessado em conhecer novas receitas e novas aproximações ao peixe e ao marisco".

"Quer nos restaurantes, quer nas apresentações de cozinha ao vivo, mostrou-se que há um público muito interessado, muito jovem e que está a crescer", afirmou.

O organizador da iniciativa disse ainda que foi também atingido o objectivo de mostrar Lisboa como "um local de excelência a nível mundial para quem aprecia peixe e marisco".

"Recebemos muitos turistas e passaram por cá muitos órgãos de comunicação social estrangeiros de Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, França e Brasil", acrescentou.

Por tudo isso, Duarte Calvão considera que esta é uma experiência a repetir no próximo ano.

"A decisão não me cabe a mim, mas parece que há todo o interesse de quem toma essas decisões em repetir. Creio que está praticamente assegurada a continuidade do festival", afirmou.

Ressalvou, no entanto, que há alguns aspectos que têm de ser melhorados numa eventual segunda edição do "Peixe em Lisboa", nomeadamente nos horários do festival.

"Nos primeiros dias detectamos uns espaços vazios entre os almoços e a primeira apresentação dos cozinheiros e temos de rever também a hora de encerrar. Creio que podemos fechar uma hora mais tarde", explicou.

Duarte Calvão disse ainda que além dos restaurantes presentes no evento, também as apresentações dos cozinheiros e as aulas de cozinha foram muito procuradas pelo público.

Das ostras aos pés-de-burro, passando pelo sushi e terminando numa grande caldeirada colectiva, foram muitos os sabores do peixe e marisco que passaram pelo festival gastronómico "Peixe em Lisboa".

Os melhores "chefs" de cozinha de Lisboa e arredores marcaram presença no "Peixe em Lisboa", que dedicou um dia a cada sabor.

No espaço do Pátio da Galé, ao Terreiro do Paço, estavam representados os restaurantes Ribamar (Sesimbra), Pragma, Eleven, Terreiro do Paço (Lisboa), o restaurante do Hotel Lapa Palace e dos Hotéis Tivoli, que deram a conhecer as criações dos seus `chefs`.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-04-13 17:05:01
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O DIREITO DE SER FELIZ - SCHELLIDA / ELIANA MACHADO COELHO
» Luto pelo meu melhor e mais querido amigo.
» Ansiedade, muita ansiedade..... Bom psiquiatra em Lisboa?
» Psiquiatra Lisboa - Ansiedade/Fobia social
» Porque a King James é a melhor tradução bíblica?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: História & Tradição-
Ir para: