Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Fixação da população na Beira Interior exige inovação

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Fixação da população na Beira Interior exige inovação Empty
MensagemAssunto: Fixação da população na Beira Interior exige inovação   Fixação da população na Beira Interior exige inovação EmptyDom Abr 06, 2008 10:09 am

Fixação da população na Beira Interior exige inovação


"Inovação e empreendedorismo" é o tema da primeira Conferência da Primavera que tem lugar sexta-feira, dia 11, no auditório de 'A Moagem - Cidade dos Engenhos e das Artes', no Fundão.

Técnicos e especialistas, em diferentes áreas, empresários e investidores, da região e de fora dela, e todos quantos, de algum modo, se preocupam com a Beira Interior e o seu desenvolvimento vão pensar e debater a inovação e o empreendedorismo na região. P

Porque falta emprego ali e dele depende, antes de mais, o combate à desertificação - só ele parece capaz de fixar a população.

O Jornal do Fundão (JF), que recusa ser indiferente a tudo o que se passa na região onde nasceu e vive, que, fiel à sua história, não desiste de assumir um papel cada vez mais activo na sua terra, é o autor e o promotor da ideia. Uma ideia para ajudar a aumentar a capacidade de iniciativa, para desafiar à assunção do risco e para fomentar a cultura da inovação, pois, sem isso, não haverá empresários nem empresas e não serão, naturalmente, mantidos os empregos existentes, nem criados novos postos de trabalho.

É evidente que uma iniciativa isolada não faz a Primavera, reconhece Vasco Pinto Leite, director-geral do JF. "Uma andorinha não faz a Primavera", mas esta conferência - como denuncia o próprio título - quer ser, precisamente, um sinal de Primavera. Um sinal de esperança, que é possível e faz todo o sentido, porque a Beira Interior já não está isolada do resto do mundo. E, neste plano, é fundamental, por exemplo, a A23 (auto-estrada que atravessa a região de alto a baixo, que liga entre si os seus principais centros urbanos e os aproxima do país e do estrangeiro), mas, mais importante ainda, é o facto de não faltar ali gente preocupada em inverter a situação.

Há já algumas autarquias locais, empresas, associações e instituições realmente empenhadas em transformar a situação e que se abriram à mudança e à iniciativa. A mentalidade dominante continua, no entanto, a ter uma certa dificuldade em perceber as mudanças e continua com pouca capacidade de inovar, de correr riscos. Mas também há sinais animadores - a que não são indiferentes as acções da Universidade da Beira Interior (promoção da cultura de formação, inovação e empreendedorismo) ou da Câmara do Fundão (responsável por projectos como o da "marca" Cerejeiras em flor), exemplifica Vasco Pinto Leite.

A proximidade da Beira Interior de Espanha é uma dificuldade ou uma oportunidade? "Tenho sempre dificuldade em encontrar dificuldades", reage o director-geral do JF, considerando que o facto da fronteira passar ali "só é dificuldade para quem se deixar abater pelas ameaças". De resto, sublinha, há aqui empresas, cujos volumes de negócios no estrangeiro representam mais de 90% do total (casos da Frulact ou da Unitom).

"A fronteiras têm cada vez menos influência" e, no caso da Beira Interior, deixam o mercado espanhol à sua disposição, basta haver quem seja capaz de o conquistar. Falta a tal nova mentalidade e que quando surge demonstra, de resto, que qualquer mercado está ao nosso alcance. E a Beira Interior vai conseguir.

DN
Ir para o topo Ir para baixo
 
Fixação da população na Beira Interior exige inovação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Resende e Cinfães – o peso do interior e da ruralidade
» Apenas 5% da população mundial está protegida contra o tabac
» Microsoft cria novo Centro de Inovação no ISCTE
» POPULAÇÃO DA FLORIDA.............
» Em Portugal, três quartos da população vive no litoral

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: