Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza Empty
MensagemAssunto: Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza   Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza EmptySex Abr 11, 2008 9:18 am

Prestige: Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza com risco acrescido de cancro - estudo


Lisboa, 11 Abr (Lusa) - Os trabalhadores e voluntários das equipas de auxílio e limpeza do derrame do petroleiro Prestige, na Galiza, têm um risco acrescido de contrair cancro, segundo um estudo universitário espanhol hoje debatido em Lisboa.

A Universidade da Coruña analisou as modificações do ADN de mais de 300 voluntários e pessoal contratado pelo Governo espanhol para a limpeza das praias e recolha e autópsia de aves contaminadas há mais de cinco anos pelas 66 mil toneladas de fuelóleo derramado, que atingiram 900 quilómetros de costa.

"Concluímos que a exposição aumentou o risco de cancro, mas não sabemos os efeitos efectivos da toxicidade crónica. A exposição ao fuelóleo está relacionada com danos no ADN", comentou à agência Lusa a investigadora Blanca Lafflon, que hoje apresentou o estudo no Instituto Nacional Ricardo Jorge.

No entanto, os danos no ADN nas pessoas com exposição curta aos poluentes foram "rapidamente reparados pelo próprio organismo, não havendo alterações estáveis nos cromossomas".

Comparando os resultados entre fumadores e não fumadores, os investigadores concluíram que quem fuma teve menos danos, porque "está habitualmente em contacto com o fumo [que tem muitos dos poluentes do fuelóleo] e o seu sistema de reparação funciona mais rápido".

"Isto não quer dizer que venha a ser sempre assim a vida toda, um dia o motor pode parar", acrescentou Blanca Lafflon.

A investigação indicou ainda falhas na protecção usada por voluntários e trabalhadores dedicados às limpezas do Prestige, nomeadamente ausências de equipamento, material inadequado ou falta de informação sobre a sua necessidade.

A Universidade da Coruña quer voltar a avaliar as pessoas expostas ao fuelóleo do Prestige, cinco anos depois da catástrofe ambiental, mas necessita de apoios financeiros, que lhe foram negados pelo Governo e Junta da Galiza na primeira fase da investigação.

"Vamos agora apresentar à Junta da Galiza um projecto [para financiamento] para analisar a exposição anos depois", adiantou Blanca Lafflon.

A investigadora defende a necessidade de ser feito um estudo semelhante nos voluntários portugueses que ajudaram na recuperação de aves e limpeza de praias depois do naufrágio do Prestige.

Contudo, António Tavares, responsável do departamento de saúde ambiental do Instituto Ricardo Jorge, lamenta que essa análise não tenha sido feita na altura do derrame.

"O estudo já devia ter sido feito, porque agora ficámos sem valor de referência e sem memória das pessoas envolvidas. Mas era interessante de qualquer forma fazê-lo, havendo financiamento", afirmou à Lusa o especialista.

António Tavares defendeu ainda que as autoridades deveriam criar um plano de contingência para o caso de ocorrer uma situação semelhante em Portugal, até para permitir a elaboração de um estudo sobre os danos provocados na saúde humana.

A maré negra provocada pelo naufrágio do Prestige, que ocorreu a 13 de Novembro de 2002, foi considerada uma das maiores catástrofes ambientais da Europa.

O petroleiro, que levava nos seus tanques 77 mil toneladas de crude, derramou no mar 66 mil toneladas, que atingiram as praias da Galiza e chegaram a ameaçar a costa noroeste portuguesa, mas sem consequências ambientais.

ARP/VP.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza Empty
MensagemAssunto: Re: Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza   Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza EmptySex Abr 11, 2008 11:01 am

ESTES ANBIENTALISTAS SAO TODOS CHALADOS!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lech Walesa

Lech Walesa


Mensagens : 452
Data de inscrição : 30/01/2008

Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza Empty
MensagemAssunto: Re: Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza   Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza EmptySex Abr 11, 2008 12:40 pm

Sobre este petroleiro há muito a esclarecer...


Um casamento REAL--->espanha

E mais um milagre da Nossa Senhora de Fátima, atribuído-lhe por Paulo Portas.

Que livrou a nossa costa do derrame. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza Empty
MensagemAssunto: Re: Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza   Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Equipas de limpeza do derrame do petroleiro na Galiza
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugueses sem medo na Galiza

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: