InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza   Sex Abr 11, 2008 5:08 pm

Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza


Biólogos querem fazer a ponte com a produção científica nacional


O novo bastonário da Ordem dos Biólogos lamentou ontem - dia em que tomou posse - que o Governo decida o futuro da conservação da Natureza e da biodiversidade sem aproveitar os conhecimentos que a classe tem sobre a matéria.

"A Ordem tem dado a sua posição apenas quando os projectos entram em fase de consulta pública. Como é que um país como Portugal define os modelos de gestão pública dos interesses nacionais, nomeadamente, em sede da conservação da Natureza e biodiversidade, sem envolver as suas organizações públicas profissionais", afirmou António Domingos Abreu.

O biólogo madeirense quer apostar na formação dos biólogos, acreditando que é preciso investir mais nas indústrias dedicadas à área da Natureza e dar aos profissionais mais informação para promoverem a competitividade do país.

"No ordenamento do território e na conservação da Natureza, há um clima de conflito permanente que afasta, não só os promotores e os investimentos, como também atemoriza os próprios eleitos, algumas vezes reféns de caprichos de análise subjectiva e variável conforme a pluma técnica que a realiza. Isto não é sadio nem contribui para uma boa governança nem para o desenvolvimento do país", afirma.

O bastonário acredita que "muitos" projectos de investimento com certificação ambiental são recusados por falta de informação, uma situação que a Ordem quer combater através de mais formação profissional.

"Pretendemos ajudar a fazer a ponte entre a produção científica do país, fazê-la sair da academia para resolver os problemas do país", acrescentou António Domingos Abreu.

O bastonário quer também melhorar o funcionamento interno da Ordem dos Biólogos, sobretudo a nível dos colégios de especialidade (Ambiente, Biotecnologia e Saúde Humana), tendo em vista proporcionar-lhes "a mais alta qualidade e a credenciação" dos especialistas naquelas áreas profissionais.

Natural do Funchal, António Domingos Abreu deixa o cargo de Director Regional de Ambiente na Madeira para ocupar o de bastonário da Ordem dos Biólogos.

JN
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dissertação - PUC-SP 2011
» O Governo Mundial após o arrebatamento da Igreja de Cristo
» AAAS: O que os cientistas pensam sobre religião?
» Sobre este Forum de Bibliologia...
» Governo iraniano declara a guerra aos cristãos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciência-
Ir para: