Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Arquitectos em defesa dos jardins

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Arquitectos em defesa dos jardins Empty
MensagemAssunto: Arquitectos em defesa dos jardins   Arquitectos em defesa dos jardins EmptySex Abr 11, 2008 5:10 pm

Arquitectos em defesa dos jardins


Arquitectos paisagistas alertaram ontem, no Porto, para a necessidade da boa gestão, utilização e preservação dos jardins públicos portugueses. "Gerir o espaço verde está relacionado com um património muito especial e importante na vida de todos nós, os espaços públicos", disse a arquitecta Teresa Andresen, uma das organizadoras do seminário "Gestão de Espaços Verdes".

A arquitecta sustentou que os jardins públicos têm que ser "bem geridos e mantidos seguros e convidativos". Porque "parques e jardins são sistemas vivos, e portanto é importante que a vegetação, árvores e relvados estejam saudáveis".

Papel de educação

Teresa Andresen alertou ainda para a preocupação que um arquitecto paisagista deve ter na educação ambiental dos que vão usufruir do espaço exterior. "É fundamental melhorar a relação entre o projecto e a sua gestão, para garantirmos a fruição por parte das pessoas".

Segundo a arquitecta, a envolvente do espaço "interfere na sua construção, definindo a sua identidade, pois não é o mesmo ir ao Jardim da Cordoaria ou ao Jardim da Pasteleira, ou ir ao Parque da Cidade, no caso do Porto".

"Há uma relação íntima com o acto de construção do projecto, gestão e manutenção do espaço público. Deve haver um diálogo entre os diferentes momentos, para que o paisagista compreenda o que é encomendado e defina objectivos", salientou Teresa Andresen.

A conferência de ontem contou com especialistas de Portugal, Suécia e Inglaterra, que defenderam a gestão criativa como forma de educar os cidadãos para a apreciação da natureza.

A iniciativa foi organizada pela Fundação Serralves, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas e a Câmara do Porto.

JN
Ir para o topo Ir para baixo
 
Arquitectos em defesa dos jardins
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Programa HiperNatura recupera 20 jardins públicos no país
» Defesa
» Secretário de Defesa dos EUA alerta para risco de divisão na
» Ministro da Defesa ordenou à Força Aérea para "desistir

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: