InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mike

avatar

Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

MensagemAssunto: Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos   Sab Abr 12, 2008 1:30 am

Açores

Secretário regional exorta à criação de cavalos

Angra do Heroísmo, 12 Abr (Lusa) - O secretário regional da Agricultura e Florestas dos Açores disse sexta-feira que "a criação de cavalos e gado bravo na Ilha Terceira é uma boa opção económica para a diversificação do sector e uma ajuda económica".

Noé Rodrigues, que falava na abertura da "Semana do Cavalo e do Toiro - 2008", sustentou que "em regiões pequenas como os Açores onde não existe uma economia de escala todas as oportunidades devem ser aproveitadas".

"Para além dos aspectos lúdicos e recreativos e mesmo turístico que estas actividades possam proporcionar é importante ver nelas a vertente económica para a qual o Governo não deixará de canalizar, como tem feito, alguns apoios", sublinhou Noé Rodrigues.

O secretário da Agricultura aproveitou a ocasião para enumerar os apoios que têm sido concedidos à recuperação das infra-estruturas das ganadarias, ao melhoramento genético do gado bravo, ao apoio técnico sobre a alimentação e à criação do registo genealógico.

Noé Rodrigues frisou ainda "a boa genética" dos cerca de 1.800 animais de gado bravo existentes que poderão vir a garantir "uma reprodução de elevada qualidade que pode projectar o nome da Região ao mesmo tempo que garante lucros económicos".

O mesmo se passa para o sector dos equinos, acrescentou o governante, onde, para além do apoio técnico científico, foi implementado um plano de sanidade animal que visa tornar a Região livre de doenças que afectam aquela espécie de animais.

Por seu turno, António Lopes, em representação da Associação Regional de Desportos Equestres dos Açores, revelou que os cerca de 800 cavalos existentes na Ilha Terceira, de raça pura Lusitana, são de elevada qualidade reconhecida já internacionalmente.

"Já foi vendido um exemplar para a Alemanha e uma égua para um criador espanhol que reconheceram a excelência das nossas reproduções", disse.

António Lopes realçou o facto de "no inicio dos investimentos os criadores pensavam em não perder dinheiro mas, neste momento, já pensam em como ganhar dinheiro".

Duarte Pires, da Associação Regional de Criadores de Touros para Touradas à Corda, considerou que as touradas à corda, que decorrem, oficialmente entre 1 de Maio e 31 de Outubro "são já uma indústria que não é possível ignorar".

"Esta actividade", acrescentou, "tem cada vez maior peso na economia da Ilha Terceira que pode ser aprofundada com ganhos no sector do turismo", apelando, porém, "para que se realize sem adulterar a tradição que é única no mundo".

Para o presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Arlindo Teles "a Ilha Terceira e a sua monumental têm condições para se afirmar como as melhores de Portugal" mas para que isso aconteça "é necessário voltar a permitir "a sorte picada".

"Sem esse factor - proibido em 2002 na sequência dos acontecimentos de Barrancos no Alentejo - os nossos espectáculos estão amputados dos níveis de excelência que são possíveis", sublinhou.

Arlindo Teles apelou ao Governo Regional que "tome as medidas legislativas necessárias para que a sorte picada regresse à arena da Monumental de Angra do Heroísmo", alegando que "o futuro da tauromaquia local depende delas".

A "Semana do Cavalo e do Toiro - 2008" decorre até domingo com colóquios e debates em torno da festa brava, uma "ferra" comentada, provas funcionais de melhoramento animal, práticas de toureio a cavalo, desfile de coudelarias e lide de toiros por "capinhas da Ilha Terceira" e "recortadores de Espanha".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Açores -Secretário regional exorta à criação de cavalos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Toda a criação só tem 6.000 anos?
» LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?
» Quando Deus criou o homem já existia o macaco... (Evolução e Criação)
» Probabilidade - (criação de coelhos)
» criação de coelhoa

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Economia-
Ir para: