Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco Empty
MensagemAssunto: Candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco   Candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco EmptySex Out 19, 2007 11:37 am

Governo anuncia candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco

O Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurés criou hoje, em Terras de Bouro, uma comissão que vai preparar uma candidatura conjunta a reserva mundial da biodiversidade da UNESCO, disse à Lusa o secretário de estado do Ambiente.

Humberto Rosa adiantou que a candidatura, que terá de ser entregue em Paris até Abril de 2008, aproveita o trabalho conjunto desenvolvido, na última década, pelos técnicos dos dois parques, o Nacional da Peneda-Gerês, em Portugal e o Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, Espanha.

"A candidatura não implica qualquer alteração das regras de funcionamento já existentes ou novas restrições", sublinhou Humberto Rosa.

O membro do Governo português frisou que, entre outros aspectos, a candidatura baseia-se no património biogenético e na recriação de trilhos antigos, nomeadamente os da Geira, a antiga estrada romana que ligava Braga e Astorga.

A declaração do secretário de estado do Ambiente foi feita à margem da cerimónia de comemoração do 10º aniversário do Parque Internacional, que decorreu no edifício da antiga fronteira da Portela do Homem.

O Parque Transfronteiriço Internacional de Gerês/Xurés foi criado em 1997 para fomentar o estabelecimento de normas e medidas similares ou complementares para a defesa, preservação, e conservação dos valores naturais de ambos os parques.

Humberto Rosa adiantou que a comissão hoje criada engloba técnicos das Consellerias do Governo da Xunta da Galiza, representantes dos municípios da zona, dos dois parques e da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.

Para além da candidatura à UNESCO, o município de Terras de Bouro vai apresentar uma candidatura da antiga estrada romana, a Geira, a património europeu, logo que a União Europeia (EU) institua o galardão.

"Quando a Europa instituir esta distinção, a nossa candidatura avança, de imediato", afirmou o autarca local, António Afonso à Lusa, frisando que a iniciativa está já em preparação na UE.

O projecto - sublinhou António Afonso - envolve a cooperação das universidades do Minho e de Santiago de Compostela, os municípios de Amares e Lugo (Galiza) e os parques, Nacional da Peneda-Gerês e do Xurês Baixo Límia.

A Geira, a via que ligava Braga (Bracara Augusta) a Astorga (Asturica Augusta), na Galiza, atravessava o concelho de Terras de Bouro em 30 quilómetros, depois de passagens por Braga, Póvoa de Lanhoso, Amares e Vieira do Minho.

A via já classificada como património nacional foi alvo de intervenções arqueológicas que incluíram a inventariação do seu traçado, a limpeza, a recolha arqueológica e a sinalização.

Em simultâneo, foram lançados os projectos do Museu da Geira, em Vilarinho das Furnas, e do Museu dos Miliários (os marcos indicativos das milhas percorridas nas estradas romanas), na Portela do Homem.

O Parque Internacional Gerês/Xurês actua especialmente nas zonas definidas pelos Planos de Ordenamento, como sendo de "Ambiente Natural" e "Reserva" ou "Protecção Especial", na linha da fronteira.

Promove projectos e acções conjuntas de cooperação e intercâmbio de técnicos, populações rurais e escolares dos dois territórios, bem como o uso público e o turismo ecológico com oferta comum das infra-estruturas existentes em ambos os parques apresentando ao visitante uma visão global do espaço protegido.

As duas estruturas fomentam, nas áreas declaradas como protegidas, políticas de desenvolvimento social, económico e cultural que desenvolvam e preservem os valores pratimoniais respectivos.

Na RTP
Ir para o topo Ir para baixo
 
Candidatura do parque do Gerês/Xurês à Unesco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Operação de resgate no Gerês
» Prostitutos angariam menores no Parque
» Embaixador italiano morre em acidente num parque natural
» UNESCO vai reconstruir santuário de Samarra
» UNESCO: analfabetismo de adultos persiste

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: