Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza Empty
MensagemAssunto: Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza   Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza EmptySex Abr 11, 2008 5:08 pm

Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza


Biólogos querem fazer a ponte com a produção científica nacional


O novo bastonário da Ordem dos Biólogos lamentou ontem - dia em que tomou posse - que o Governo decida o futuro da conservação da Natureza e da biodiversidade sem aproveitar os conhecimentos que a classe tem sobre a matéria.

"A Ordem tem dado a sua posição apenas quando os projectos entram em fase de consulta pública. Como é que um país como Portugal define os modelos de gestão pública dos interesses nacionais, nomeadamente, em sede da conservação da Natureza e biodiversidade, sem envolver as suas organizações públicas profissionais", afirmou António Domingos Abreu.

O biólogo madeirense quer apostar na formação dos biólogos, acreditando que é preciso investir mais nas indústrias dedicadas à área da Natureza e dar aos profissionais mais informação para promoverem a competitividade do país.

"No ordenamento do território e na conservação da Natureza, há um clima de conflito permanente que afasta, não só os promotores e os investimentos, como também atemoriza os próprios eleitos, algumas vezes reféns de caprichos de análise subjectiva e variável conforme a pluma técnica que a realiza. Isto não é sadio nem contribui para uma boa governança nem para o desenvolvimento do país", afirma.

O bastonário acredita que "muitos" projectos de investimento com certificação ambiental são recusados por falta de informação, uma situação que a Ordem quer combater através de mais formação profissional.

"Pretendemos ajudar a fazer a ponte entre a produção científica do país, fazê-la sair da academia para resolver os problemas do país", acrescentou António Domingos Abreu.

O bastonário quer também melhorar o funcionamento interno da Ordem dos Biólogos, sobretudo a nível dos colégios de especialidade (Ambiente, Biotecnologia e Saúde Humana), tendo em vista proporcionar-lhes "a mais alta qualidade e a credenciação" dos especialistas naquelas áreas profissionais.

Natural do Funchal, António Domingos Abreu deixa o cargo de Director Regional de Ambiente na Madeira para ocupar o de bastonário da Ordem dos Biólogos.

JN
Ir para o topo Ir para baixo
 
Governo ignora biólogos nas decisões sobre Natureza
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Debate sobre a Política do actual Governo PS
» A horta do Ricardo
» A NVERDADEIRA NATUREZA DO ISLAO: ACORDEM
» GOVERNO AMERICANO
» O Simplex do Governo PS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: