InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Biblioteca Nacional autonomiza, pela primeira vez, o seu catálogo na Internet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Biblioteca Nacional autonomiza, pela primeira vez, o seu catálogo na Internet   Seg Abr 14, 2008 11:44 am

Very Happy


Lisboa, 14 Abr (Lusa) - A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) passa a disponibilizar de forma autónoma, pela primeira vez, o seu catálogo através da Internet, que até aqui era partilhado através da Porbase (Base Nacional de Dados Bibliográficos).

O catálogo está disponível em , continuando a BNP partilhar a Porbase em e no endereço .

"Passam a existir dois sistemas, e dois catálogos disponíveis em linha, que entre si partilham a informação bibliográfica, mas cuja configuração e funcionalidades já não têm de ser necessariamente as mesmas, podendo, assim, adaptar-se melhor, e sem constrangimentos, às respectivas funções", explicou à Lusa o director da BNP, Jorge Couto.

O novo sistema "facilita e torna mais rápidas as consultas do fundo catálogo, além de permitir directamente requisitar o livro e escolher o lugar na sala de leitura, sem ter de passar pelo circuito tradicional", esclareceu.

O novo sistema irá também, segundo Jorge Couto, "diminuir o tempo de espera na sala para consulta das obras, além de evitar as tradicionais requisições de papel".

Este novo sistema, "que assenta em servidores mais seguros", irá permitir uma "melhor gestão e uma maior flexibilidade", disse ainda o director da BNP, precisando estar-se em presença de "uma estrutura ajustada especificamente às colecções da Biblioteca Nacional, com toda a sua informação bibliográfica continua".

Esta é, acentuou, "uma alteração necessária, dado o volume das bases de dados em causa e os requisitos próprios dos serviços da BNP, como foi o caso da implementação do sistema de requisições automatizadas aos depósitos".

Esta nova base insere-se num plano de renovação dos sistemas de informação da BNP, iniciado em 2007.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Biblioteca Nacional autonomiza, pela primeira vez, o seu catálogo na Internet
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Primeira vez a tomar medicação (Sertralina) e com imenso medo
» exercício fuvest - inequação
» Relógio
» Problema - (estacionamento)
» Progressão 01

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Artes & Letras-
Ir para: