InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade   Ter Abr 15, 2008 8:50 am

cyclops





As instituições bancárias estão a apertar as condições de acesso ao crédito e "terão começado a incorporar ‘spreads’ de taxa de juro mais elevados", revela o Banco de Portugal. A generalidade dos bancos "voltou a aumentar o grau de restritividade nos critérios aplicados na aprovação de empréstimos a particulares", nomeadamente no segmento de consumo.

O Banco de Portugal (BdP) publicou hoje o Boletim Económico da Primavera onde revela que "existem algumas indicações, em particular no início de 2008, de que as taxas de juro bancárias activas relativas a novas operações terão começado a incorporar ‘spreads’ de taxa de juro mais elevados".

Ainda assim o BdP alerta para que apesar dos juros terem vindo a aumentar desde 2005 – ano em que o Banco Central Europeu (BCE) começou a subir os juros para a Zona Euro – os níveis de juros que se verificaram no final de 2007/ início de 2008 "ainda não terão incorporado totalmente as variações das taxas de juro no mercado monetário", o que sugere que estarão eminentes novas subidas de juros nos empréstimos.

"A adopção de outras cláusulas mais restritivas na concessão de crédito poderá também revelar-se importante, na medida em que não permitirá às contrapartes dos bancos mitigar o impacto negativo do aumento das taxas de juro bancárias", acrescenta a mesma fonte.

O BdP explica que o contexto internacional, após a crise de crédito se ter instalado nos mercados financeiros, "estarão a contribuir para um aumento dos custos do financiamento da economia e para a aplicação de critérios mais restritivos na aprovação de novos empréstimos", um factor que poderá implicar "um abrandamento do crédito no sector privado".

A instituição liderada por Vítor Constâncio divulga que o inquérito aos bancos revelou que "a generalidade das instituições inquiridas voltou a aumentar o grau de restritividade nos critérios aplicados na aprovação de empréstimos a particulares para consumo e outros fins no quarto trimestre de 2007".

Quanto aos restantes segmentos de crédito, o BdP adianta que se verificou uma "menor intensidade" no aumento da restritividade, mas que esta deverá "ter continuado a aumentar no primeiro trimestre de 2008. Ainda assim, os empréstimos para consumo e outros fins terão constituído o único segmento onde se observou um ligeiro aumento da procura no final de 2007".



Jornal de Negócios
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ótica Geométrica
» probabilidade
» Sapato jogado em Bush vende mais
» Os judeus não são mais povo de Deus
» É possível deixar o sonho lúcido mais estável, nítido?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Economia-
Ir para: