InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Peniche: Candidatura Berlengas a Reserva UNESCO arranca hoje

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Peniche: Candidatura Berlengas a Reserva UNESCO arranca hoje   Ter Abr 15, 2008 9:18 am

Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven




A preparação da candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera, da UNESCO, inicia-se hoje com a assinatura de um protocolo entre vários organismos que vão estudar soluções que compatibilizem as actividades económicas com a protecção da natureza.
O dossier de candidatura vai ser elaborado por uma parceria constituída pela Câmara Municipal de Peniche, Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (Universidade de Aveiro) e a Escola Superior de Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria.

Segundo informou hoje à Lusa Henrique Queiroga, coordenador científico do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, o objectivo é a «compatibilização do desenvolvimento económico da actual reserva natural das Berlengas com a protecção e manutenção da qualidade ambiental».

O instituto da Universidade de Aveiro deverá contribuir para o dossier com a identificação dos problemas ambientais e apontar soluções, explicou Henrique Queiroga.

«As várias entidades, onde se inclui o Instituto da Conservação da natureza e Biodiversidade, que gere a reserva, vão trabalhar em conjunto na preparação do dossier», frisou Henrique Queiroga.Outro dos parceiros, a Escola Superior de Tecnologia do Mar, vai contribuir com estudos que tem vindo a desenvolver nos últimos três anos sobre espécies subaquáticas.

O presidente do conselho directivo da escola, Júlio Coelho, afirmou à Lusa que «o contributo para a elaboração da candidatura será ao nível da riqueza biodiversidade do fundo das ilhas», área em que a escola tem vindo a apostar com vários projectos de investigação.

O município de Peniche pretende que o Arquipélago da Reserva Natural das Berlengas seja classificado como Reserva da Biosfera no âmbito do programa «Man and Biosphere - MAB» promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO).

O dossier de candidatura deverá estar concluído no final do ano, esperando o município que o arquipélago da reserva natural das Berlengas possa ser classificado em Abril de 2009.

A Berlenga possui um plano de ordenamento que prevê um investimento de nove milhões de euros até 2013 para a execução de várias intervenções, nomeadamente obras de conservação e recuperação de espaços, erradicação e controlo de espécies invasoras, monitorização e repovoamento de espécies protegidas, além dos projectos para tornar a ilha auto-sustentável ao nível das infra-estruturas básicas.

Diário Digital / Lusa
14-04-2008 13:52:00



........... Então Farelhão que me diz desta notícia ????


lol! lol! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Peniche: Candidatura Berlengas a Reserva UNESCO arranca hoje
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Revista Profecia para Hoje
» Os enigmas para os judeus nos dias de hoje!?
» trazer a pessoa amada de volta hoje
» Quem é o povo de Deus hoje? A igreja ou Israel?
» Hoje eu tive um sonho lalalalaralala

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Economia-
Ir para: