Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade Empty
MensagemAssunto: Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade   Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade EmptyTer Abr 15, 2008 8:50 am

cyclops





As instituições bancárias estão a apertar as condições de acesso ao crédito e "terão começado a incorporar ‘spreads’ de taxa de juro mais elevados", revela o Banco de Portugal. A generalidade dos bancos "voltou a aumentar o grau de restritividade nos critérios aplicados na aprovação de empréstimos a particulares", nomeadamente no segmento de consumo.

O Banco de Portugal (BdP) publicou hoje o Boletim Económico da Primavera onde revela que "existem algumas indicações, em particular no início de 2008, de que as taxas de juro bancárias activas relativas a novas operações terão começado a incorporar ‘spreads’ de taxa de juro mais elevados".

Ainda assim o BdP alerta para que apesar dos juros terem vindo a aumentar desde 2005 – ano em que o Banco Central Europeu (BCE) começou a subir os juros para a Zona Euro – os níveis de juros que se verificaram no final de 2007/ início de 2008 "ainda não terão incorporado totalmente as variações das taxas de juro no mercado monetário", o que sugere que estarão eminentes novas subidas de juros nos empréstimos.

"A adopção de outras cláusulas mais restritivas na concessão de crédito poderá também revelar-se importante, na medida em que não permitirá às contrapartes dos bancos mitigar o impacto negativo do aumento das taxas de juro bancárias", acrescenta a mesma fonte.

O BdP explica que o contexto internacional, após a crise de crédito se ter instalado nos mercados financeiros, "estarão a contribuir para um aumento dos custos do financiamento da economia e para a aplicação de critérios mais restritivos na aprovação de novos empréstimos", um factor que poderá implicar "um abrandamento do crédito no sector privado".

A instituição liderada por Vítor Constâncio divulga que o inquérito aos bancos revelou que "a generalidade das instituições inquiridas voltou a aumentar o grau de restritividade nos critérios aplicados na aprovação de empréstimos a particulares para consumo e outros fins no quarto trimestre de 2007".

Quanto aos restantes segmentos de crédito, o BdP adianta que se verificou uma "menor intensidade" no aumento da restritividade, mas que esta deverá "ter continuado a aumentar no primeiro trimestre de 2008. Ainda assim, os empréstimos para consumo e outros fins terão constituído o único segmento onde se observou um ligeiro aumento da procura no final de 2007".



Jornal de Negócios
Ir para o topo Ir para baixo
 
Bancos estão a praticar “spreads” mais altos e a aumentar a restritividade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pela educação. Contra esta reforma.
» Sobrenomes latinos estão entre os dez mais comuns nos EUA
» PAO DEVE AUMENTAR 50%
» Pobreza não pára de aumentar em Portugal
» Moscovo irá aumentar presença no Oceano Mundial

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: