InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional   Qui Abr 17, 2008 10:45 am

Artesanato



Reguengos de Monsaraz, Évora, 17 Abr (Lusa) - O município de Reguengos de Monsaraz anunciou hoje a abertura de um concurso público para a construção de um Centro Interpretativo da Olaria em S. Pedro do Corval para promover aquele que é o maior centro oleiro nacional.

A criação do centro, segundo a Câmara Municipal, tem como objectivo promover a olaria de S. Pedro do Corval, assim como o concelho de Reguengos de Monsaraz e a região do Alentejo.

A juntar a isso, a autarquia pretende também preservar uma "importante parte da cultura e da história do concelho" e divulgar as tradições locais, proporcionando aos visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a olaria e o barro.

O município quer criar novos públicos para a cultura, "um recurso fundamental dos cidadãos e das regiões" e através da qual, num mundo cada vez mais global e competitivo, "as sociedades procuram afirmar as suas identidades".

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, a poucos quilómetros da sede de concelho, é considerado o maior do país, com 26 olarias em actividade.

A olaria de S. Pedro do Corval data, pelo menos, do período de domínio árabe, como atesta o Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276 e ainda a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso, acrescenta a câmara.

Em S. Pedro do Corval, os artesãos trabalham peças em barro, dando continuidade à tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, que o município garante ter "extraordinário valor estético e etnográfico".

"Constituindo um genuíno espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, o seu espírito muito próprio e as suas excepcionais qualidades são os genuínos responsáveis pela criação de peças de grande utilidade e efeito decorativo ímpar", sublinha.

Lusa
2008-04-17
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Reguengos de Monsaraz quer criar Centro Interpretativo para promover maior centro oleiro nacional
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» quer COMAIS quer BEBAIS, fazei tudo para a glória de Deus...
» (PUC Rio-2007) Brad quer mandar uma carta par
» O craqueamento do petróleo é utilizado para
» Produtos do meios pelos extremos
» Será que daria pra modificar e criar uma fonte para amplificadores

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Artes & Letras-
Ir para: