InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Atentados suicidas 'aumentaram no mundo desde 2001'

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Atentados suicidas 'aumentaram no mundo desde 2001'   Sex Abr 18, 2008 8:49 am

Atentados suicidas 'aumentaram no mundo desde 2001'


Imagem do atentado ao quartel dos marines em 1983
Atentados suicidas sacudiram alvos dos EUA no Líbano em 1983
Um levantamento publicado nesta sexta-feira no jornal americano The Washington Post afirma que o número de atentados suicidas a bomba chegou a 658 no mundo no ano passado – incluindo 542 no Iraque e no Afeganistão, países que receberam tropas dos Estados Unidos.

Os números, que cobrem os últimos 25 anos, mostram o quanto este tipo de ataque virou tendência desde o início da chamada "guerra contra o terror", em 2001, afirma o jornal.

De 1.840 incidentes registrados desde 1983, 86% foram nos últimos sete anos, sendo que os últimos quatro foram de pico, afirma o estudo.

No último quarto de século, cerca de 21.350 pessoas morreram e cerca de 50 mil ficaram feridas. Hoje, atentados suicidas a bomba ocorrem em dezenas de países nos cinco continentes.

Os números, passados ao jornal por fontes anônimas, marcam os 25 anos do atentado a bomba na embaixada americana em Beirute, no Líbano, que deixou mais de 60 mortos, a maioria pessoal da representação diplomática.

Seis meses depois, o atentado a um quartel dos marines, os fuzileiros navais americanos, matou quase 250 pessoas, incluindo cidadãos dos Estados Unidos e de Israel, uma das maiores baixas do Exército desde a batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial.

A reportagem afirma que mais de 3,4 mil americanos morreram como conseqüência destes ataques.

Mas os números de fatalidades militares no Iraque e no Afeganistão permanecem censurados porque, segundo uma fonte militar disse ao jornal, "revelariam a eficiência da arma do inimigo".

Há exatamente 25 anos, um homem dirigiu uma van carregada de explosivos para além da segurança do prédio da embaixada americana em Beirute, destruindo a fachada do prédio de sete andares.

Segundo o Washington Post, até hoje os serviços de inteligência dos Estados Unidos não sabem a identidade do homem que causou as mais de 60 mortes e cerca de cem feridos.

Depois, a polícia federal americana, o FBI, culpou uma célula xiita que se transformaria no Hezbollah, que além de seu braço armado é também um dos principais partidos do Líbano. Segundo o FBI, o atentado ao prédio diplomático em Beirute teve apoio do Irã.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Atentados suicidas 'aumentaram no mundo desde 2001'
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Desde pequeno, víamos coisas estranhas na TV!
» Falta 228 anos para o mundo acabar
» Apocalipse - Rios de Sangue aparecem pelo mundo
» Jogo mais difícil do mundo
» Parece que 2011 acabou. E o Mundo não acabou.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: