InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 União Europeia aposta no vestuário inteligente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: União Europeia aposta no vestuário inteligente   Sab Abr 19, 2008 10:41 am

O mercado está a explorar as possibilidades de medição da temperatura do corpo do utilizador.

Virgílio de Azevedo
22:00 | Sexta-feira, 18 de Abr de 2008


O vestuário capaz de conseguir medir a temperatura corporal do utilizador ou de monitorizar a sua actividade cardíaca está agora a entrar no mercado, mas o projecto europeu Biotex traz novas funções aos têxteis inteligentes, segundo a publicação online 'Portugal Têxtil'. Os bio-sensores em miniatura, actualmente incorporados numa estrutura têxtil, conseguem analisar fluidos corporais como uma pequena gota de suor, e fornecer uma melhor avaliação sobre a saúde do indivíduo.

Um conjunto de projectos de investigação da UE está a apoiar o florescente sector dos tecidos inteligentes, têxteis interactivos e sistemas flexíveis passíveis de serem incorporados no vestuário. Jean Luprano, um investigador do Centro Suíço de Electrónica e Microtecnologia (CSEM), que coordena o projecto Biotex, considera que "uma das aplicações mais evidentes para os tecidos inteligentes é a área da medicina". O investigador acrescenta que "tem havido um grande progresso com medições fisiológicas, temperatura corporal ou electrocardiogramas, mas ainda ninguém desenvolveu tecnologias sensoriais bioquímicas que possam realizar medições de fluidos como o suor ou o sangue". Nesse sentido, o projecto Biotex está a desenvolver um conjunto de sensores que podem ser integrados numa estrutura têxtil, adaptável para detectar diferentes tipos de fluidos corporais e espécies bioquímicas.

Os parceiros do Biotex são universidades e pequenas empresas de Itália, França e Irlanda. Segundo a 'Portugal Têxtil', "já foram desenvolvidos um conjunto de protótipos de bio-sensores iónicos capazes de realizar medições aos níveis de sódio, potássio e cloreto em amostras de suor". Por outro lado, foi criada uma outra sonda "que mede a condutividade do suor e um sensor miniaturizado de pH muda de cor para indicar o pH do suor", bem como um sensor imunológico que poderia ser integrado em pensos para feridas ou ligaduras, de modo a detectar a presença de proteínas específicas em amostras de líquidos.




Clique na imagem para ver o documento em formato PDF

Expresso
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
União Europeia aposta no vestuário inteligente
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Flagelo bacteriano: design inteligente
» Comitê de Diversidade Religiosa. União de religiões para receber a NOM?
» (EsPCEx) (União + Intersecção + Complementar) ---> Conjuntos
» União entre Intervalos
» União de Funções

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciência-
Ir para: