InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Famílias retratadas nas telenovelas contribuiram para quebra da natalidade - Estudo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Famílias retratadas nas telenovelas contribuiram para quebra da natalidade - Estudo   Dom Abr 20, 2008 4:51 am

20 de Abril de 2008, 11:34

Lisboa, 20 Abr (Lusa) - A afeição dos brasileiros pelas telenovelas contribuiu para a acentuada queda da natalidade registada no Brasil nas últimas quatro décadas, revela um estudo divulgado no Reino Unido e publicado no jornal espanhol "EL Mundo".

O fenómeno não se deve ao facto da população brasileira dedicar muito tempo a ver televisão, mas sim ao tipo de família que é retratada nessas séries, adianta a investigação realizada pelo Centro de Investigação de Política Económica (CEPR) de Londres.

Depois de analisarem os censos populacionais brasileiros e investigações que incluíam entrevistas a mulheres brasileiras, os autores do estudo constataram que o índice de natalidade no Brasil caiu de 6,3 filhos por mulher, em 1960, para 2,3 filhos por mulher, em 2000.

De acordo com o estudo, o "tamanho pequeno e pouco realista" das famílias que aparecem nas telenovelas tem desencorajado as brasileiras a ter filhos.

As telenovelas, especialmente as emitidas pela Rede Globo, exercem um "considerável efeito" no número de filhos que as mulheres deste país sul-americano pretendem ter, explicou Eliana La Ferrara, uma das autoras do estudo.

"O efeito mais forte, que consiste num conduta de retraimento, afecta as mulheres de estrato sócio económico baixo e aquelas que se encontram numa fase intermédia e tardia dos seus ciclos de fertilidade", sublinha o estudo.

Curiosamente, as séries importadas do México transmitidas noutros canais de televisão brasileiros produzem o mesmo efeito, acrescenta a investigação.

O Centro de Investigação de Política Económica analisou também a influência das telenovelas da Globo na escolha dos nomes que as brasileiras dão aos filhos.

O estudo concluiu ainda que há quatro vezes mais probabilidades das mães que vêem este canal baptizarem os seus filhos como nomes de personagens das telenovelas.

HN.

Lusa/fim
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Famílias retratadas nas telenovelas contribuiram para quebra da natalidade - Estudo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Enem - probabilidade
» Aluguel com reajustes anuais
» Conjuntos 3
» Distribuição Eletrônica, famílias
» equação

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciência-
Ir para: