InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 EUA constróem muro em Sadr City contra bombardeamentos de morteiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: EUA constróem muro em Sadr City contra bombardeamentos de morteiros   Dom Abr 20, 2008 5:02 am

20 de Abril de 2008, 11:50

Bagdad, 20 Abr (Lusa) - O exército dos Estados Unidos iniciou a construção de um muro de betão no bairro xiita de Sadr City, arredores de Bagdad, onde continuam a registar-se confrontos entre milicianos de Moqtada Sadr e tropas iraquianas.

O comando militar norte-americano afirma que esta obra de cimento armado com vários metros de altura se destina a impedir disparos de mísseis contra outras zonas da capital iraquiana, nomeadamente a Zona Verde, enclave fortificado que abriga edifícios do governo iraquiano e a embaixada dos Estados Unidos.

O exército do Mahdi, a milícia do líder radical xiita Moqtada Sadr, condenou o levantamento deste muro que separa o bairro da zona nordeste de Bagdad, onde as tropas iraquianas e norte-americanas enfrentam com intermitência ataques dos combatentes xiitas.

Segundo os militares norte-americanos, o muro deverá impedir o lançamento de ataques com morteiro contra outras áreas da capital, tendo um porta-voz militar, o coronel Steven Stover, assegurando que a rotina normal dos mais de dois milhões de habitantes do bairro não será prejudicada.

O porta-voz do movimento de Moqtada Sadr em Najav, Salah al-Obeidi, denunciou que esta medida "criará novos problemas para os habitantes de Sadr City e provocará o seu isolamento".

"Pode ser útil para a segurança, mas vai complicar a circulação de viaturas e impedir as pessoas de ir trabalhar ou fazer compras" fora do bairro, comentou um habitante local.

"Vai também obstruir o acesso aos serviços públicos", acrescentou o morador, dizendo que "vai ser como na Palestina", numa alusão à barreira de segurança construída por Israel nos limites dos territórios palestinianos.

Os norte-americanos justificam que o objectivo das recentes operações militares em Sadr City é neutralizar elementos descontrolados que não obedecem às ordens de cessar-fogo de Moqtada Sadr.

JMS.

Lusa/Fim
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
EUA constróem muro em Sadr City contra bombardeamentos de morteiros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Contra fatos não há argumentos, ou contra argumentos não há fatos?
» Campanha internacional contra Julio Severo e outros cristãos ?
» Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino...
» Leis contra as igrejas. Será que serão aprovadas?
» Regra de três - (muro mais alto)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: