Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa Empty
MensagemAssunto: Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa   Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa EmptyDom Abr 20, 2008 6:00 am

Idea Idea





Lisboa, 20 Abr (Lusa) - O Roteiro de Saúde Imigrante teve uma adesão "muito positiva" e foi essencial para mostrar aos imigrantes que, independentemente do seu estatuto legal, têm o direito de aceder à saúde, disse à Lusa uma enfermeira ligada à iniciativa.

"Os imigrantes devem perceber que, independentemente do seu estatuto legal, podem ter acesso à saúde e que não devem ter medo em aproximar-se dos serviços de saúde", disse à agência Lusa Manuela Marques, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Segundo a responsável, esta iniciativa foi "essencial" para facilitar "a acessibilidade e explicar às pessoas que estamos de porta aberta".

A SCML e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) promoveram ao longo de toda a semana um Roteiro de Saúde para Imigrantes na cidade lisboeta, que terminou sábado na Praça da Figueira, em Lisboa.

O objectivo desta iniciativa gratuita foi, segundo Manuela Marques, "aproximar os imigrantes dos cuidados de saúde em Portugal, divulgar os recursos de saúde disponíveis e a forma de aceder aos mesmos".

"O balanço foi muito positivo", afirmou, lembrando que este tipo de roteiros "são elementares para trabalhar durante um tempo, num determinado território, um determinado assunto [acesso a saúde dos imigrantes], com um determinado objectivo".

Várias instituições governamentais e da sociedade civil associaram-se a esta iniciativa, que passou pela coloca��ão de uma unidade móvel ao dispor dos imigrantes para realização de rastreios de saúde em vários pontos da cidade.

Um dos principais instrumentos do roteiro foi o "Passaporte de Saúde", um documento distribuído pelo ACIDI, Juntas de Freguesia, Associações de Imigrantes, Paróquias e outros parceiros envolvidos no apoio às comunidades imigrantes mais desfavorecidas e carenciadas.

Este documento "funcionou como uma espécie de guia de recursos e forneceu várias informações úteis sobre os recursos disponíveis", explicou.

A avaliação da tensão arterial, colesterol, glicemia, outros esclarecimentos sobre saúde e o encaminhamento para serviços de saúde na retaguarda foram alguns dos serviços prestados à população imigrante.

Apesar de o acesso aos cuidados de saúde ser um direito de todos os seres humanos, muitos imigrantes em Portugal desconhecem, segundo o ACIDI, os direitos que têm a este nível, pelo que se "tornou fundamental a promoção de uma acção de divulgação".

A Festa de encerramento do Roteiro de Saúde associou-se a 2ª edição do "Festival ImigrArte", integrado no Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

À semelhança do ano anterior, este festival, que decorre até domingo e é promovido pela Associação Solidariedade Imigrante, pretende "dar a conhecer a arte e cultura dos diferentes povos representados em Portugal através dos imigrantes que aqui vivem", explicou à Lusa, o seu dirigente, Timóteo Macedo.

"A junção com o Roteiro veio trazer valor acrescentado ao festival. Foi excelente", sublinhou o responsável.

Timóteo Macedo lembrou ainda que Festival ImigrArte é "fundamental para demonstrar que os imigrantes trazem cultura, arte, fazer e conhecimento e que não podem ser só vistos sob um ponto de vista meramente mercantilista".

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa   Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa EmptyDom Abr 20, 2008 6:25 am

à minha Ucraniana gravida com final em Agosto esta a ser vigiada pela saúde Nacional
Todas as santas semanas vai para analises testes
Nada paga
O cuidado é igual a tutti quanto
O marido foi um mes para Angola por conta de uma empresa nacional
Acho que hoje Angola necessita e utiliza mais Portugal que no tempo do fascismo
Ir para o topo Ir para baixo
 
Roteiro de Saúde mostrou aos imigrantes que têm direito de aceder à saúde - Misericórdia de Lisboa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A SAUDE E UM DIREITO
» Saúde e fiscalização discordam na aplicação
» Inspecção do Trabalho e Acidentes de Trabalho
» Blitz em Lisboa identifica imigrantes ilegais brasileiros
» A Política de Saúde em Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: