Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Publico e Privado

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cogito, ergo sun




Mensagens : 761
Data de inscrição : 09/04/2008
Idade : 104

Publico e Privado Empty
MensagemAssunto: Publico e Privado   Publico e Privado EmptyDom Abr 20, 2008 4:43 pm

Público e privado



1. Imaginemos um professor universitário que, um dia, aceita fazer parte de um governo, em Portugal, sendo que as funções que exerce incluem a tutela do ensino superior. Acabado o mandato regressa à sua universidade. Vai uma aposta que ninguém interpretará esse regresso como problema moral? (Aposta ganha, já aconteceu…)

2. A “indignação” moralista dos louçãs deste mundo, ultimamente manifestada a propósito de Jorge Coelho, é selectiva: o problema está na passagem do público (o governo) para o privado (uma qualquer empresa), no sector que o ex-governante tiver tutelado, mesmo quando entre o fim dessa tutela e o ingresso no privado se passaram sete anos. Ou seja, há no privado interesses particulares em detrimento do interesse público que não há no sector público. Verdade? Não, demagogia pura e simples.

3. O sector público é composto por pessoas e organizações que prosseguem, também, interesses particulares em competição, umas vezes de base mais localizada, outras de forte carga corporativa. A possibilidade de alguém usar recursos relacionais obtidos na acção política para reforçar a sua posição competitiva e reforçar o seu poder e influência particulares não está reservada ao privado. Por isso, quando se invoca com horror o carácter “privado” do privado que se opõe ao carácter público do “público”, confundem-se as características dos sectores de que se fala com as orientações e acções dos agentes concretos que lhes dão vida. À reificação de público e privado corresponde a diabolização dos actores no privado e a santificação dos actores no público.

4. Em rigor, e para além do seu moralismo irritante, os que se auto-santificam como Louçã demonstram ter uma radical aversão ao mercado e às empresas, a par de uma (perigosa) sacralização do Estado (com maiúscula, claro), reflexo perfeito das ideologias neoliberais. Bem como uma orientação totalitária que pretende substituir o controlo democrático de actos concretos praticados por actores concretos pela presunção de suspeição generalizada em relação a tipos abstractos de actores.




Inserido por Rui Pena Pires às 0:48



Blog "o canhoto"



Não pretendo de modo nenhum branquear Jorge Coelho. Não tenho grande apreço pela figura. E também não apreciei a sua entrada na Mota-Engil. Mas o problema existe. Não só cá. O último chanceler alemão viu-se a sua evolução na carreira profissional. Os motivos apresentados por Pena Pires merecem reflexão e opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Publico e Privado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Trabalhadores dos sectores público e privado fazem marcha de protesto em Lisboa
» Estado funciona pior que o sector privado
» INTERPOL - APELO PÚBLICO INTERNACIONAL
» pUBLICO E EXPRESSO
» O Cão do Funcionário Público

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: